sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Católicos e ortodoxos pedem à comunidade internacional que escute os líderes religiosos do Oriente Médio

VATICANO, 26 Set. 14 / 08:20 am (ACI).- Celebrou-se em Amã, Jordânia, de 15 a 23 de setembro a 13ª reunião da Comissão mista internacional para o diálogo entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica.

No primeiro dia da reunião, como de costume, os membros católicos e os ortodoxos se reuniram separadamente para coordenar o trabalho e discutir sobre o esboço do documento “Sinodalidade e Primado”, redigido pelo Comitê de Coordenação da Comissão ao longo de duas reuniões celebradas em Roma em 2011 e em Paris em 2012.

Devido às muitas questões que este expõe, a Comissão propôs elaborar um novo, que ficará pronto na próxima reunião do Comitê de Coordenação, em vista da próxima sessão plenária da Comissão Mista.

Os membros da Comissão, reunidos perto dos lugares sagrados relacionados com o batismo de Jesus Cristo, expressaram a sua profunda preocupação e solidariedade com os cristãos e membros de outras tradições religiosas de toda a região que estão sendo perseguidos, deslocados e assassinados.

Igualmente rejeitaram a ideia de que esses crimes horripilantes possam justificar-se em nome de Deus ou da religião, e expressaram a sua profunda gratidão a todos aqueles que ajudam os milhões de refugiados e pessoas deslocadas. Em particular agradeceram o trabalho exemplar neste âmbito do rei Abdalá da Jordânia e suplicaram aos chefes religiosos da região que continuem ajudando os seus fiéis e mantendo viva neles a perspectiva da volta aos seus lares e às suas terras que, em datas recentes foram ocupadas e inclusive profanadas.

A Comissão roga à Comunidade Internacional que ouça esses líderes religiosos na hora de achar a melhor maneira de intervir e proteger os perseguidos e de garantir a continuidade da presença do cristianismo no Oriente Médio. Também renovaram o apelo pela libertação dos Metropolitanos de Aleppo, Mar Gregorios Yohanna Ibrahim e Boulos Yazi e de todos os sequestrados entre os quais se encontram sacerdotes e religiosos.

A reunião da Comissão Mista se caracterizou por um espírito de amizade e colaboração confiada. Os membros apreciaram enormemente a generosa hospitalidade da Igreja de acolhida e encomendaram os frutos do diálogo às orações dos fiéis.

A reunião contou com a participação do Patriarca grego-ortodoxo de Jerusalém, Sua Beatitude Teofilos III, e de sua Alteza Real o Príncipe Ghazi bin Muhammad da Jordânia que se uniu à sessão plenária da segunda-feira, 22, pela tarde. Deste modo, estiveram representados vinte e três membros católicos e representantes de todas as Igrejas ortodoxas, à exceção do Patriarcado da Bulgária. Os trabalhos foram presididos pelo cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Metropolitano de Pérgamo Ioannis (Zizioulas) do Patriarcado Ecumênico.

Fonte - ACI
Related Posts with Thumbnails