quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vaticano lança documento sobre família e trabalho

Na manhã desta terça-feira, 23, foi lançado o documento “A Família: o trabalho e a festa”, catequeses preparadas para o 7º Encontro Mundial das Famílias que acontecerá em Milão, Itália, entre os dias 30 de maio e 3 de junho de 2012.

Durante a coletiva de imprensa no Vaticano, foi apresentado também o novo site do Pontifício Conselho para a Família onde é possível obter informações sobre as atividades do dicastério e seus principais projetos.

No site há também um espaço dedicado ao próximo Encontro Mundial das Famílias onde será possível a visualização do documento “A Família: o trabalho e a festa”.

Na coletiva de imprensa, o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, recordou que neste ano comemora-se o 30º aniversário da criação deste dicastério do qual ele é presidente e também do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre matrimônio e família. Assim, o encontro em Milão será um congresso teológico-pastoral que nos três primeiros dias contará com a presença do Papa Bento XVI.

"Um subsídio precioso para a preparação deste evento é o livro das catequeses com o tema do encontro “A Família: o trabalho e a festa”, feitos sob os cuidados do Pontifício Conselho para a Família e da Arquidiocese de Milão, que compreende 10 catequeses bíblicas e textos do magistério”, disse Dom Antonelli.

O Arcebispo de Milão, Cardeal Dionigi Tettamanzi, salientou que as catequese podem ajudar no caminho de tantas dioceses em todo mundo e se tornar referência útil não somente para as iniciativas das pastorais familiares e de trabalho.

Para o bispo-auxiliar de Milão, Dom Franco Giulio Brambilla, coordenador do grupo de trabalho no evento e vice-presidente do Comitê científico preparatório do Congresso teológico-pastoral, as catequeses formam um trinômio que parte da família para abri-la ao mundo.

“O trabalho e a festa são modos no qual a família habita no espaço social e vive no tempo humano. O primeiro grupo de catequeses se baseia no modo de viver em casa”, esclareceu Dom Brambilla.

Segundo o coordenador, é necessário que as casas se tornem espaços de acolhimento, lugares onde é construída uma profunda unidade entre o casal e seus filhos.

O segundo grupo de catequeses aborda a vida cotidiana a partir do trabalho. “O trabalho não pode ser somente meio de sustento econômico, mas deve se tornar um lugar de identidade pessoal e de relação social”, destaca o bipo-auxiliar de Milão.

Já a terceira parte das catequeses se concentra sob o estilo no qual as famílias festejam, lembrando que no contexto atual muitos deixaram de ver o domingo como tempo de festa.


Por isso, Dom Brambilla destaca que as famílias precisam colocar no seu estilo de vida o sentido da festa, vendo no domingo também um momento para o encontro da comunidade.

Fonte - Canção Nova

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Religiosos fazem apelo aos poderosos da terra

Bordeaux, 25 mai (RV) - Uma parceria mais transparente e mais forte entre os Chefes de Estado e de Governo dos países que fazem parte do G8 e do G20, a Assembléia Geral da ONU e a sociedade civil para responder juntos aos “desafios comuns” da economia, das mudanças climáticas, do desenvolvimento e sobretudo da paz. Assim começa um apelo lançado pelos participantes do Encontro de cúpula de líderes religiosos que teve início ontem, em Bordeaux, na véspera da cúpula do G8 prevista para os dias 26 e 27 de maio, na França.

Na declaração, os líderes religiosos pedem uma “reforma da governança mundial”. “Devem ser tomadas medidas – lê-se no documento citado pela agência SIR – para que o G8 e o G20 se insiram mais formalmente no quadro das Nações Unidas. O G20 deve abrir as suas portas para os países com rendas baixas, fornecendo pelo menos uma cadeira permanente à União Africana, à América Latina e aos organismos regionais da Ásia”.

Os vários representantes das religiões pedem também que “o funcionamento do G8 e do G20 seja mais transparente, para que a sociedade civil e os organismos religiosos possam participar dos seus trabalhos, influenciar suas decisões e garantir que os compromissos assumidos sejam mantidos”.

A declaração se divide em parágrafos. Naquele relativo à situação macro-econômica, os líderes afirmam que “é urgente e indispensável estabelecer um sólido quadro de regras para prevenir crises financeiras e proteger os mais vulneráveis”. No parágrafo reservado às mudanças climáticas, salienta-se que os países do G20 são responsáveis por 80% das emissões globais de gases com efeito de estufa e no parágrafo dedicado ao desenvolvimento se pede aos países mais ricos para que honrem os compromissos assumidos de dedicar 0,7% do seu PIB para ajudar os países mais pobres na perspectiva de alcançar as Metas do Milênio estabelecidas pela ONU em 2015.

O último parágrafo é dedicado à paz. “Os investimentos mundiais em favor da paz, insignificantes em comparação com o orçamento militar - destaca a declaração - devem ser aumentados, bem como os instrumentos não-militares necessários para a manutenção da paz devem ser reforçados”. Os líderes religiosos pedem também “que sejam sempre preferidos os meios não-violentos na luta contra o terrorismo e nas discussões para promover a paz”.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: Religião e política sempre se demonstrou uma mistura infeliz. Religiosos deixam de apelar ao Poderoso dos céus, para apelar para os "poderosos" da terra, em temas que claramente mobilizam a atenção mundial. O fim disso já está previsto.

Europa deve retornar às suas raízes cristãs

Cidade do Vaticano, 24 mai 2011 (Ecclesia) - Bento XVI defendeu esta segunda-feira que a Europa “será mais sólida se estiver baseada nas suas raízes cristãs comuns”, e no “respeito pela dignidade e os direitos inalienáveis da pessoa humana”. (...) É que, apesar da unidade europeia “estar progressivamente a amadurecer na consciência de cada um e também no plano político”, ela não pode estar apenas baseada em interesses económicos”. “Temos de regressar aos valores autênticos, que têm o fundamento na lei moral universal, inscrita no coração de cada pessoa", concluiu o Papa.

Fonte - Ecclesia

Comentário Cristo Voltará: No tempo em que se discutia a Constituição Européia, antes de sua aprovação, o papa João Paulo II insistia que contasse nesse documento a importância das raízes cristãs da Europa para a sua atual pujança econômica. Isso não foi aceito pelos europeus. Agora Bento XVI está fazendo aliança com os Estados Unidos, mas continua insistindo nas raízes (Idade Média, Inquisição, perseguições, matança de crentes diferentes) para a Europa. É um poder que vai se formando para bem logo ser exercido por meio de poderes políticos, na América, na Europa e no mundo.

Vaticano e muçulmanos do Egito dispostos a caminhar no diálogo

O presidente e o secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano, Cardeal Jean-Louis Tauran e o Arcebispo Pier Luigi Celata, fizeram uma visita ao Ministro dos Assuntos Exteriores da República Árabe do Egito e recém-nomeado secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Nabil Al-Arabi, durante sua visita a Roma na quarta-feira, 18, divulgou o Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé neste sábado, 21.

O Ministro expressou as saudações do Xeique de Al-Azhar, professor Ahmad Al-Tayyib, e manifestou o desejo do Grande Imã de que as recentes dificuldades no relacionamento com a Santa Sé sejam superadas.

O Cardeal Tauran reiterou a estima de Sua Santidade Bento XVI pelo povo e autoridades do Egito e a disposição da Santa Sé em continuar no caminho do diálogo inter-religioso e cooperação com Al-Azhar, iniciado regularmente desde 1998.

Fonte - Canção Nova

Comentário Cristo Voltará: No final dos tempos, justo antes do fechamento da porta da graça, haverá dois grupos de crentes, e só dois: o grupo daqueles que seguirão os Dez Mandamentos de DEUS e o daqueles que seguirão as tradições de homens. Esta situação está agora mesmo sendo articulada. Isso nos ensina que JESUS volta logo, e que os seus filhos devem empenhar-se pelos ensinos da verdade, enquanto ainda é dia.

Tempestades matam mais 12 nos EUA; 1.500 estão desaparecidos

Ao menos oito pessoas morreram no Estado americano do Oklahoma após novas tempestades atingirem a região central dos EUA nesta terça-feira, informaram fontes médicas. Outras duas pessoas morreram no Estado do Arkansas, segundo o porta-voz dos serviços de emergência Tommy Jackson.

Mais duas mortes foram registradas no Kansas quando ventos fortes lançaram uma árvore em cima de uma van na pequena cidade de St. John. A estrada ficou interditada.

Outras 1.500 estão desaparecidas nas regiões afetadas, de acordo com autoridades locais. O trajeto dos tornados que atingem a região nos últimos dias incluiu a cidade de Joplin, no Missouri, onde ao menos 122 pessoas morreram após a passagem do 8º pior tornado desde 1840, quando começaram os registros.
...
Fonte - Folha

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A marcação de datas produz efeitos negativos

Olhando para a previsão de fim do mundo do sábado 21 de maio, um cristão do Texas disse que muitos dos seguidores de Harold Camping que deixaram seus empregos, casas e gastaram seu dinheiro irão ser devastados espiritualmente ao ponto de provavelmente perder a fé. Como ele sabe? É porque ele teve uma experiência como essa com uma previsão de fim do mundo aproximadamente 23 anos atrás.

Ainda jovem, o autor cristão Jason Boyett e seus amigos de juventude acreditaram que seriam engolidos pelo arrebatamento de setembro de 1988, previsto pelo engenheiro da NASA Edgar Whisenant.

"Eu acho que a experiência do ‘arrebatamento’ teve um papel real na minha mentalidade cética que começou a se desenvolver."

Em seu livro "O Me of Little Faith" (Minha Pouca Fé), ele escreveu como ele buscou a fé no meio de ceticismo e dúvida. Boyett prevê que as coisas não serão diferentes para os seguidores impressionáveis de Camping.

"Você vai encontrar muita gente deixando e perdendo a sua fé," disse ele ao The Christian Post.

Boyett disse que aqueles que dispuseram muito do seu tempo e recursos para difundir esta mensagem do dia do julgamento vão se sentir traídos por seu próprio senso de fé e esperança, de uma forma que será difícil para eles continuarem a acreditar.

"As esperanças que depositam neste evento serão frustradas," disse ele.

Camping, um auto-descrito estudioso da Bíblia, tem ensinado a seus seguidores que 21 de maio de 2011, é a data do arrebatamento, quando Jesus Cristo vai voltar e levar os crentes com ele para o céu. Sua previsão é baseada em sua própria interpretação dos números decorrentes de metáforas bíblicas e eventos como o dilúvio no tempo de Noé.

O arrebatamento vai ser às seis horas, diz Camping, com um terremoto (tão grande que "todas as tumbas vão ser abertas") em cada fuso horário. Ele também acredita que o mundo será completamente destruído em 21 de outubro.

Há muitas semelhanças entre o Campismo e Whisenant.

Ambos eram engenheiros de profissão - Camping é bacharel em engenharia civil pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Ambos não foram formalmente treinados para interpretar e ensinar a Bíblia. Whisenant foi dito ser um estudante da Bíblia, mas há pouco conhecimento público sobre o seminário que, se houve, ele participou ou se formou. Camping disse de sua formação em uma entrevista: "Nos últimos 50 anos, eu fiz da Bíblia a minha universidade."

Ambos criaram uma enorme cicatriz com suas previsões. Whisenant vendeu 4,8 milhões de cópias de seu panfleto, "88 Razões Pelas Quais o arrebatamento será em 1988" e deu vários milhares de exemplares gratuitos para os pastores nos Estados Unidos. (O pastor de jovens de Boyett recebeu uma dessas cópias gratuitas e pregou uma série de sermões baseados no panfleto).

Ambos Whisenant e Camping fizeram previsões erradas. Camping indevidamente previu o retorno de Jesus em 1994. Finalmente, ambos preveram outras datas apocalípticas apesar de sua falhas iniciais. Na verdade, Whisenant continuou a fazer previsões para 1989, 1993, 1994 até 1997, quatro anos antes de morrer em 2001.

"A diferença não é a previsão em si, é a cultura que emergiu disso," observou Boyett.

A Family Radio de Camping era simplesmente uma rede de rádio sem fins lucrativos, com 65 estações nos EUA em 1958. Agora é uma organização multimilionária na era digital, onde há muitos mais pontos de venda para atingir o público.

A CNN informou que o ministério recebeu 80 milhões de dólares em contribuições entre 2005 e 2009 - 18 milhões dessas contribuições foram recebidas só em 2009.

A Family Radio tem usado as suas finanças para anunciar a previsão de 21 de maio em todo o mundo, com cartazes, anúncios em bancos de praça, e quatro ônibus da caravana passando pelos 50 estados.

Os esforços da rede têm atraído um grupo restrito de pessoas dedicadas que acreditam na previsão e abandonaram tudo e todos para participar da campanha da Family Radio.

Abby Haddard-Carson disse ao New York Times que ela largou o emprego como enfermeira de Maryland há quase dois anos com "o som da trombeta" junto com o marido Robert e três filhos adolescentes Joseph, Faith e Grace Haddard. Carson também teria parado de pagar o fundo do colégio dos filhos e seus recursos direcionados ao arrebatamento.

Haddard e seu marido acreditam na previsão de 21 de maio de Camping. Seus filhos não têm tanta certeza.

Grace, 16, disse ao jornal: "Minha mãe me disse diretamente que eu não vou entrar no céu. No início foi muito frustrante, mas é o que ela realmente acredita."

Adrienne Martins, e seu marido, Joel, que abandonaram seus empregos e se mudaram para uma casa alugada em Orlando, onde eles distribuíram panfletos. O casal disse ao programa da rádio que estão gastando o último de suas economias.

"Nós orçamos tudo para que, em 21 de maio, não tenhamos deixado nada," disse Adrienne.

Boyett disse que essas pessoas e suas famílias são vítimas.

"É fácil para nós sentarmos aqui e zombarmos de Harold Camping ... ele vai passar por isso," disse ele. "Mas o que nós temos que lembrar é que ele tem um monte de gente cuja vida e fé serão devastadas."

Ele continuou: "Como resultado, muitos deles perderam dinheiro, muitos deles que deixaram seus postos de trabalho estarão em uma situação difícil."

Assim como ele, Boyett supõe que as crianças cujos pais tomaram decisões com base na previsão cresçam pensando: "Eu não posso confiar no que meus pais me dizem, no que o pregador me diz e no que a Bíblia me diz."

Além disso, a previsão de Camping provavelmente vai alimentar percepções negativas sobre os cristãos.

"O que Harold Camping faz é dar às pessoas do lado de fora munição para dizer: 'Este homem é um doido; ele é um cristão. Cristãos são doidos. Se você é cristão, por que eu deveria ouvir o que você está dizendo'", lamentou.

Boyett alertou os cristãos, "Meu conselho seria que sempre quando você colocar muita fé em um ser humano, você vai se decepcionar."

Ele também espera que aqueles que ficaram desapontados por Camping percebam que "o que Harold Camping disse e ensinou não é a essência do Cristianismo."

Fonte: Christian Post

NOTA Minuto Profético: "Quanto mais frequentemente se marcar um tempo definido para o segundo advento, e mais amplamente for ele ensinado, tanto mais se satisfazem os propósitos de Satanás. Depois que se passa o tempo, ele provoca o ridículo e o desdém aos seus defensores... Os que persistem neste erro, fixarão finalmente uma data para a vinda de Cristo num futuro demasiado longínquo. Serão levados, assim, a descansar em falsa segurança, e muitos se desenganarão tarde demais". O Grande Conflito, p. 457.

Sobre o arrebatamento recomendo o livro "Ninguém será deixado para trás".

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Terremoto de magnitude 6,0 sacode noroeste da Turquia

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o noroeste da Turquia na noite de quinta-feira, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor provocou danos materiais, e, até agora, há uma morte confirmada. A vítima saltou de um prédio no momento em que a construção era atingida. O epicentro do tremor ocorreu a 80 quilômetros da cidade de Kutahya, disse o serviço americano. O terremoto também fez balançar prédios mais ao norte, em Istambul, maior cidade turca.

"Um cidadão entrou em pânico e morreu depois de pular da janela", afirmou o governador de Kutahya, Kenan Ciftci, à emissora NTV. Um edifício vazio de uma universidade desmoronou no terremoto, que também quebrou janelas de outros prédios, segundo a agência de notícias estatal Anatolian.

Já o observatório de terremotos Kandilli, da Turquia, informou que o epicentro aconteceu no distrito de Simav, na província de Kutahya. Houve uma série de réplicas. Importantes falhas geológicas cruzam a Turquia, e pequenos terremotos acontecem quase diariamente. Dois grandes sismos em 1999 mataram mais de 20 mil pessoas no noroeste do país.

Fonte - Terra

Líderes religiosos da Terra Santa em defesa do meio ambiente

Jerusalém, 19 mai (RV) - Judeus, cristãos e muçulmanos juntos na salvaguarda do meio ambiente. O Conselho das Instituições Religiosas da Terra Santa (CRIHL) aprovou recentemente uma declaração sobre as mudanças climáticas.

Segundo o Patriarcado Latino de Jerusalém, o texto redigido expressa um convite religioso a combater as mudanças climáticas. O objetivo da declaração, que se baseia nos resultados científicos de um grupo de especialistas das Nações Unidas, é multiplicar as ações contra as mudanças climáticas, invocando a autoridade moral dos líderes religiosos.

Em segundo lugar, o documento promove a cooperação inter-religiosa sobre esse tema que é de interesse comum. Lê-se na declaração que as mudanças climáticas são um desafio global, por isso, é urgente intervir.

"Reconhecemos as raízes espirituais dessa crise e a importância de uma resposta religiosa. Convidamos todos os nossos fiéis a considerarem o Planeta e seus recursos como um dom de Deus e a reduzirem as emissões de gases que provocam o efeito estufa" - frisa na nota o Conselho das Instituições Religiosas da Terra Santa – que convida os líderes políticos a aplicarem medidas severas a fim de evitar maiores danos ao clima.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: União de segmentos religiosos ignorando suas diferenças e traçando objetivos comuns, invocação de princípios morais que, obviamente, se escoram em leis religiosas e, a chamada do braço político para tomada de medidas severas com base em leis civis no tema em foco.

Pareceria apenas um bela iniciativa, não se conformasse de forma tão latente com os contornos da profecia que antecipa como terminará esta história.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Enchente arrasta carros e ônibus em cidade da Colômbia

Barranquilla e outras cidades no oeste da Colômbia vêm sendo devastadas por chuvas torrenciais e enchentes.

Neste domingo (15/05), o nível córrego que atravessa a cidade subiu e transformou o local em um rio.

Muitos não tiveram tempo de sair de seus carros e foram levados pela correnteza.

Fonte - iG

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Obama alerta para recessão pior se limite de dívida não subir

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou o Congresso que a não elevação do limite do endividamento do país poderia levar a uma crise financeira e recessão econômica pior que a de 2008 e 2009, se investidores começassem a duvidar da capacidade de o governo norte-americano honrar suas dívidas.

Em comentários gravados na semana passada e transmitidos pela CBS News no domingo, Obama repetiu a posição de que os republicanos não deveriam relacionar a decisão de aumento do limite do endividamento a cortes de gastos, como parte de medidas para redução do déficit.

"Se investidores ao redor do mundo pensarem que a confiança no crédito dos Estados Unidos não está sendo suportada... isso poderia desemaranhar todo o sistema financeiro", disse Obama.

"Poderíamos ter uma recessão pior do que tivemos, uma crise financeira pior do que já tivemos."

A Casa Branca e os republicanos no Congresso estão travados em um debate sobre o déficit e o limite da dívida do país.

Espera-se que o Departamento do Tesouro atinja seu limite de endividamento de 14,3 trilhões de dólares na segunda-feira, tornando o governo incapaz de emitir mais títulos de dívida.

Líderes republicanos, que têm dito concordar com a necessidade de aumento do limite da dívida, disseram que não irão aprovar qualquer medida de elevação do endividamento sem que as autoridades definam passos para mantê-lo sob controle.

Um acordo sobre o assunto é buscado há vários meses.

Obama disse estar comprometido com a redução do déficit, mas desencorajou que isso seja relacionado ao limite de endividamento.

Fonte - Estadão

Tremor de 6 graus atinge Atlântico a 1,2 mil quilômetros da costa brasileira

Um tremor de magnitude 6 foi registrado pelo Centro Nacional de Informações sobre Terremotos do Estados Unidos no Oceano Atlântico a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.277 quilômetros de Natal neste domingo (15), às 10h08, horário de Brasília. As primeiras informações indicam que o tremor não foi sentido na capital potiguar, nem no arquipélago.

O abalo no mar foi verificado pelo centro de pesquisa geológica norte-americano numa profundidade de 9 km, abaixo do fundo do mar. O local fica a 415 quilômetros do arquipélago de São Pedro e São Paulo e tem histórico de instabilidade, por estar acima de uma falha geológica. A Marinha do Brasil ainda investiga possíveis impactos na região.

Segundo o professor do Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB), João Willy Correa Rosa, o terremoto não representa risco de tsunami, porque ocorreu em um local de águas profundas.

“Há ali no oceano uma coluna de água de mais de 4 mil metros. Para haver tsunami seria preciso um sismo mais forte e mais próximo da costa. Tem que ter determinadas características de como a rocha é rompida. O tsunami só ocorre em determinadas ocasiões. É uma exceção”, disse o especialista do Observatório Sismológico da UnB, em Brasília.

O tremor, na avaliação do especialista, é considerado de médio a grande impacto, mas se comparado com o histórico da região pode ser classificado como normal. "É um sismo com magnitude esperada para essa região e que ocorre a cada 5 anos num raio de 5 mil km", disse Rosa.

O professor explica ainda que a falha geológica fica entre as placas tectônicas Africana e da América do Sul. Segundo ele, há um movimento constante de separação dessas placas, o mesmo que provoca um afastamento de em média 10 centímetros por ano entre os dois continentes.

Fonte - G1

sábado, 14 de maio de 2011

"Contato"




Igreja Adventista do Sétimo Dia do Juvevê
Rua Professor Arthur Loyola, 70
80035-100 | Curitiba-PR | (41) 3252-0394

Terremoto de 5,7 graus sacode a costa de Fukushima

Tóquio, 14 mai (EFE).- Um terremoto de 5,7 graus na escala Richter sacudiu a costa da província japonesa de Fukushima na manhã deste sábado, sem reportes sobre danos na região nem nas duas usinas nucleares localizadas na área.

O terremoto ocorreu às 8h36 da hora local (20h36 de Brasília) e seu epicentro foi localizado em frente à costa de Fukushima, a uma profundidade de 30 quilômetros, sem que tenha gerado um alerta de tsunami, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão.

O tremor foi sentido com uma intensidade de 4 na escala japonesa - com máximo de 7 - na cidade de Iwaki, e não causou problemas nas usinas nucleares de Fukushima Daiichi e Daini.

O terremoto foi sentido em Tóquio e na maior parte do nordeste japonês, mas com uma intensidade relativamente baixa.

A região é castigada por frequentes tremores desde 11 de março, quando o terremoto de 9 graus e o posterior tsunami devastaram a costa noroeste do Japão e provocaram o grave acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi.

Desde 11 de março, o Japão sofreu mais de 500 réplicas superiores a 5 graus na escala Richter, a maioria das quais gerou mais angústia entre a população do que danos.

Fonte - BOL

Nota DDP: Veja também "Terremoto de magnitude 5,9 atinge Costa Rica".

sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Maria pode fazer a ponte entre cristianismo e islamismo"

"O arcebispo de Boston, cardeal Sean O’Malley, considerou esta sexta-feira, em Fátima, que a morte de Bin Laden lembra “o confronto entre o Ocidente Cristão e os expoentes radicais do Islão”, para cuja resolução pode ser importante o papel de Maria.

Sublinhando que no capítulo 19 do Alcorão “41 versos sobre Jesus e Maria” e que “Fátima era a filha predilecta de Maomé” e que quando ela morreu Maomé escreveu “serás a mais abençoada de todas as mulheres no paraíso, depois de Maria”, O’Malley mostrou-se convicto de que “Maria ajudará a fazer a ponte entre o Cristianismo e o Islão”.

Perante milhares de peregrinos concentrados no recinto do Santuário, Sean O’Malley lembrou que “na primeira década do século XXI, o mundo continua abalado pela guerra e pela violência, depois do século XX ter sido o “mais sangrento, mais violento da história da humanidade”.

Foi o século “que viu nascer o comunismo, o nazismo e o fascismo”, disse o arcebispo de Boston, sublinhando que foi o século “do holocausto e da bomba atómica, de duas guerras mundiais, do aborto e da eutanásia legalizados”.

A mensagem de Fátima, com a sua visão apocalíptica, veio num momento crucial da nossa história”, afirmou, recordando que, quando era criança, rezava todos os diaspela conversão da Rússia e pela queda da Cortina de Ferro, e essas preces foram ouvidas”.

Para o presidente das cerimónias da peregrinação que hoje começou na Cova da Iria, “a mensagem de N.ª Sr.ª de Fátima é sempre actual, sempre crucial”.

E é por isso que três papas cá vieram celebrar a eucaristia e chamar a atenção do mundo para a mensagem de oração, penitência e conversão trazida por Maria”, disse.

Maria encoraja-nos a viver uma vida cristã autêntica obedecendo aos mandamentos de Deus e cumprindo os deveres inerentes ao nosso estado de vida”, acrescentou o arcebispo de Boston."

Fonte: Diário de Notícias (negritos meus para destaque)

Nota O Tempo Final: Ao que parece, começa a traçar-se a confirmação da proposta há muito apresentada pelo irmão Walter Veith: a figura de Maria será crucial nos desenvolvimentos que colocarão o islão "sob o domínio" do Vaticano.

Fiquemos atentos! Creio que este é um dado muito importante neste processo.

Entretanto, e paralelamente, não consigo deixar de destacar dois pormenores:

1. Reparou na referência às interpretações católicas de profecias do Apocalipse, atribuindo à intercessão de Maria o fim dos regimes políticos altamente opressivos que vigoraram em força no século passado?

2. Diz o cardeal que Maria propõe uma "vida cristã autêntica obedecendo aos mandamentos de Deus"; em vez de "Maria propõe", dissesse ele "Maria propôs enquanto foi viva" e estaria perfeitamente correto e seria uma expressão digna do maior destaque! Assim como está, só induz em (mais) erro.

Igrejas cristãs confirmam compromisso com a unidade

FRIBURGO, quinta-feira, 12 de maio de 2011 (ZENIT.org) - Dez anos depois da Charta Oecumenica (Estrasburgo, 22 de abril de 2001), o compromisso com o diálogo e a colaboração para o anúncio conjunto do Evangelho continua atual, apesar das dificuldades.

É o que declararam o presidente da Federação das Igrejas Protestantes Suíças (FEPS), Gottfried Locher, e o presidente da Conferência Episcopal suíça (CES), Dom Norbert Brunner, por ocasião do aniversário da carta, celebrado nesta segunda-feira em Friburgo pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e pela Conferência das Igrejas Europeias (KEK).

“A FEPS leva a sério este compromisso, porque as igrejas que anunciam juntas a Boa Nova têm mais credibilidade”, afirmou Locher.

“Os compromissos da Charta Oecumenica devem ser mais do que palavras bonitas. A unidade visível cresce através das estruturas exteriores, mas principalmente através da força da fé interior das nossas igrejas”.

A mesma opinião tem Dom Norbert Brunner. Sobre as atuais dificuldades no caminho ecumênico, o presidente da CES destacou que “a Charta Oecumenica não considera o diálogo e a colaboração como um fim, mas como a condição para o verdadeiro objetivo do movimento ecumênico: reunir a humanidade na única Igreja de Jesus”.

Locher, por sua vez, enfatizou que o movimento ecumênico deve partir de baixo: “Vejo com alegria paróquias em que a Charta é vivida e faz parte integrante da própria concepção da Igreja. Esta era a intenção e a esperança do acordo concluído há dez anos”.

Na Suíça, a Charta Oecumenica, que não tem caráter dogmático-magisterial nem jurídico-eclesial algum, continua sendo um dos principais documentos ecumênicos da última década.

A Charta Oecumenica é um processo em continua construção, que já definiu, de uma forma ou de outra, o caminho ecumênico de várias comunidades eclesiais na Europa, como garantem as numerosas traduções (mais de trinta, do árabe ao espanhol e do grego ao esperanto) e as dezenas de igrejas, comunidades, associações e movimentos eclesiais que a assinaram.

A penetração da Charta Oecumenica no tecido institucional eclesial e social europeu é tamanha que até documentos de instituições laicas a citam, como a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Fonte - Zenit

Cristãos e sindicatos europeus se unem para defender o descanso dominical

"Em 20 de junho será lançado em Bruxelas a Aliança Européia para o domingo. Pela primeira vez, sindicatos e igrejas da Europa estão na mesma linha". É o que garante a Comissão dos Bispos da União Europeia (COMECE), que adverte que as razões da aliança são tanto religiosas como sócio-políticas.

A proteção do domingo, cujo desaparecimento, na prática, como um dia festivo "poria em cheque um benefício social milenar" conduz à denúncia de uma nova escravidão: Enquanto muitos podem usar este dia para desfrutar de sua família e amigos, cada vez são mais aqueles que têm que trabalhar em grandes centros comerciais e de entretenimento.

Além da Igreja Católica, várias instituições evangélicas aderiram à iniciativa. E da Espanha aderiu a Irmandade Obreira de Ação Católica (em espanhol, HOAC).

Fonte: InfoCatólica

NOTA Minuto Profético: Desde o ano passado o movimento pela guarda do domingo tem se intensificado na União Européia, pretendendo mesmo até buscar assinaturas para levar ao Parlamento Europeu. Como pode ser visto, a Santa Sé nunca desistiu de suas pretensões de governar todas as nações e todas as consciências individuais, alcançando novamente a supremacia mundial. Sua grande marca é o domingo, e é por aí que todos deverão se curvar. Vale lembrar que isso representa um erro duplo: o verdadeiro dia de guarda na bíblia é o sábado (sétimo dia), e nenhum dia de guarda deveria ser imposto por lei civil, uma vez que isso fere o princípio de separação entre Igreja e Estado.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Terremoto de Lorca: o mais grave da Espanha desde 1956

O terremoto registrado nesta quarta-feira na cidade de Lorca, no sudeste da Espanha, e que provocou a morte de pelo menos dez pessoas e deixou várias feridas, é o mais grave registrado no país nos últimos 50 anos. O sismo que provocou o maior número de vítimas na Espanha desde a década de 1950 foi o registrado em 20 de abril de 1956. Esse terremoto causou a morte de 12 pessoas, deixou mais de 70 feridas e levou ao desabamento de 500 edifícios em Granada. O último terremoto com vítimas foi o de 28 de fevereiro de 1969, no litoral da também província de Huelva, que atingiu 7,5 graus na escala Richter e deixou quatro mortos por ataques cardíacos. Os dois terremotos registrados nesta quarta-feira na região de Múrcia, com epicentros localizados em Lorca, foram ocasionados por um “deslizamento horizontal da falha” dessa região, informaram fontes da unidade de registro sísmico da Universidade de Alicante. Um dos responsáveis da unidade explicou que a falha de Lorca tem uma superfície de entre 40 e 50 km e está situada em “um nível praticamente superficial”. Na Espanha, são registrados cerca de 2,5 mil terremotos por ano, dos quais apenas dois, em média, são sentidos pela população por mês, segundo a rede sísmica do Instituto Geográfico Nacional.

(Terra)

Nota Michelson Borges: Curiosamente, há 30 anos o astrônomo Raffaele Bendandi previu um terremoto na Itália relacionado com o alinhamento de alguns planetas. Teria errado apenas o local? A propósito, o vulcão Etna está em atividade neste momento. Confira aqui.[MB]

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Não existe crise financeira

Começo por confirmar aquilo que leu acima: é isso mesmo! Não existe crise financeira! Ainda que todas as notícias à nossa volta girem em torno de dificuldades financeiras e de como os governantes tentam fazer-lhes face, o que realmente tem sucedido é que o setor financeiro é apenas o objeto, ou face visível do real problema que existe, da raiz de toda a perturbação. Infelizmente, são poucos os que têm feito um diagnóstico certo ao problema, o que, desde logo, coloca em causa a implementação de uma solução eficaz.

Passo a explicar melhor: se a questão fosse eminentemente de âmbito financeiro, seria expetável que a injeção de fundos pudesse se não resolver totalmente, pelo menos obstar a que a situação se agravasse e, no mínimo, verificaríamos melhoras. Mas não é isso que tem sucedido; veja-se o caso europeu da Irlanda e da Grécia, que após terem já recebido há alguns meses avultadíssimas quantias de dinheiro, continuam com graves problemas que ameaçam, dizem, a falência do estado (!).

Contudo, creio que podemos, ao observar mais atentamente, confirmar sem necessidade de recorrer a dados técnicos, que estamos perante um problema de ordem não financeira, mas sim moral.

E moral, porquê? Porque todos os problemas com a falta de dinheiro ou liquidez, quer de empresas ou particulares, têm a sua origem na ganância do possuir, na ânsia desmedida de ter, numa quase loucura que não se contenta com o suficiente nem com o excesso - é preciso é somar sempre, acrescentar cada vez mais, não importando nem fazendo caso de princípios e valores de temperança, honestidade e seriedade. O acumular de tesouros que se medem através de números numa conta bancária, tornou-se a obsessão descontrolada de uma ambição humana que não se importa de atropelar quem seja mais frágil se isso representar o tal possuir e ter mais, sempre muito mais.

Daqui vem que para um problema moral, exigir-se-ão soluções morais, que corrijam comportamentos e regulem hábitos.

Mas, numa sociedade secular e materialista, onde impera a lei do lucro sobre a dos valores, como definir ao certo entre o que é moralmente aceitável ou reprovável? Como estabelecer um padrão de comportamento que seja consensual e respeitado por todas as partes?

Aparentemente, não é possível. Por isso, todas as tentativas de resolução se voltam para o objeto que é, paradoxalmente, a raiz de todos os problemas: o dinheiro, o bem material. Dito de outra forma: a procura desenfreada e sem regras por mais valor material tem causado problemas? Não é grave! Injeta-se ainda mais dinheiro e tudo ficará bem! Ou seja, ataca-se o problema... com o problema.

Mas, as normas que regulam as decisões são exatamente as mesmas desde sempre verificadas. E nada mais pode acontecer do que entrar num ciclo vicioso, cujos intérpretes, de tão cegos que ficaram, eventualmente nem se apercebem que dele fazem parte. Ou, apercebendo-se, não querem sair, preferindo insistir na busca incessante do mesmo de sempre: o que é material.

Curiosamente, e aqui está o que me parece mais relevante em tudo isto, creio que não falta muito tempo para que, agudizando-se a dita crise, todo o mundo reconheça uma única saída para esta questão.

Disse atrás que este era um problema moral. E isso provar-se-á definitivamente, quando se erguer alguém que se apresente como a solução moral para solucionar os problemas, o que ninguém até então se demonstrou capaz de fazer.

Quem, no espetro das grandes figuras mundiais, se tem mostrado mais preocupado com um retorno a práticas que assegurem o rigor em princípios e valores que incluam o respeito pelo outro, a manutenção e promoção de práticas sérias e até mesmo abnegadas, um exercício de responsabilidade social, etc., sempre segundo aquilo que ele mesmo define como certo e errado?

Já se deu conta que os governantes políticos têm perdido cada vez mais credibilidade (porque a maioria faz parte deste sistema corrupto!)? Então, coloque-se no lugar do comum cidadão: se não podemos acreditar e confiar em políticos, talvez possa haver um governante religioso que consiga (re)introduzir na sociedade esses tais valores morais cuja violação tanto mal nos tem causado!

Dirá que tudo isto é pura especulação minha - aceito isso. Mas em breve se verá se a especulação não se torna realidade concreta na pessoa do suspeito do costume...

Fonte - O Tempo Final

"Ainda Existe Esperança" - Audiobook


Introdução – O Autor da Esperança
Capítulo 1 – Esperança para Você
Capítulo 2 – A Esperança dos Séculos
Capítulo 3 – Amor Incomparável
Capítulo 4 – O Mestre da Esperança
Capítulo 5 – Palavras de Esperança
Capítulo 6 – Valores Eternos
Capítulo 7 – Verdades Essenciais
Capítulo 8 – A Fonte da Felicidade
Capítulo 9 – Milagres Prodigiosos
Capítulo 10 – Nascido para Morrer
Capítulo 11 – O Maior Presente
Capítulo 12 – Vida para Sempre
Capítulo 13 – Amigos da Esperança
Capítulo 14 – A Esperança do Futuro
Conclusão – O Caminho da Esperança

Fonte - Esperança

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Forte tremor atinge capital do México

CIDADE DO MÉXICO, 5 MAI (ANSA) - Um forte tremor de terra, de 5,8 graus na escala Richter, atingiu a região centro-sul do México, incluindo a capital.

O terremoto foi registrado às 8h24 locais (10h24 no horário de Brasília) e ativou o alarme sísmico em edifícios públicos e emissoras de rádio e TV. No entanto, não há informações sobre vítimas.

Milhares de pessoas tiveram que deixar os locais mais altos da cidade. Cinco helicópteros da prefeitura começaram sobrevoaram a capital para verificar a existência de alguma emergência.

O prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, anunciou que foi aplicado imediatamente o protocolo habitual para casos de desastre, que inclui medidas para identificar possíveis danos ou localizar eventuais vítimas.

O Serviço Sismológico Nacional informou que o epicentro do abalo foi localizado a 51 quilômetros a leste de San Marcos, no estado de Guerrero, na região sul do país.

Fonte - ANSA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Estados Unidos querem se aliar ao Vaticano

Os Estados Unidos têm interesse em ser um aliado do Vaticano, de acordo com documentos revelados pelo site WikiLeaks e antecipados nesta quinta-feira pela revista italiana L’Espresso. Segundo os documentos, a secretária de Estado americana Hillary Clinton teria orientado os embaixadores e diplomatas do país a criarem uma página na internet para acompanhar as novidades do governo pontifício. “O Vaticano pode ser uma potência aliada ou um inimigo ocasional. Devemos fazê-lo ver que a nossa política pode ajudá-lo a avançar em muitos princípios”, orientou o Departamento de Estado. Os relatórios, que serão publicados na sexta-feira pela revista, informam que os Estados Unidos consideram o Vaticano um modelo a ser estudado com atenção. “Trata-se de uma armada impressionante: 400 mil sacerdotes, 750 madres, cinco mil monges e frades, relações diplomáticas com 177 países, três milhões de escolas, cinco mil hospitais, braço operativo da Caritas com 165 mil voluntários e dependentes que prestam assistência a 24 milhões de pessoas”, afirmam os documentos.

O Departamento de Estado americano ainda apontou que a relação do país com o governo pontifício deve ser construída com cuidado. “Tudo depende da relação que possamos construir: devemos trabalhar juntos quando as nossas posições são complementares, assegurando que a nossa linha seja compreendida quando são divergentes”, dizem os textos.

(Veja)

Nota Michelson Borges: Há um século (quando isso era inconcebível), Ellen White escreveu: “Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através da voragem para apanhar a mão do espiritismo [de onde vêm, por exemplo, as principais produções espíritas do mundo]; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 588). Será que falta muito para que essa tríplice união seja consolidada? Tarefa de casa: reler atentamente o capítulo 13 do Apocalipse.

João Paulo II e Bento XVI, as duas faces de um mesmo projeto

CIDADE DO VATICANO (AFP) - Apesar de tudo que os opunha, Bento XVI, o sóbrio professor que esteve sempre à sombra do grande comunicador João Paulo II, encarna o mesmo projeto de seu antecessor, que será beatificado no domingo: resistir à decadência da fé.

"O Papa alemão contribui para redescobrir a autenticidade da mensagem do Evangelho, depois de um Papa polonês que lhe deu visibilidade", resume um cardeal que pediu o anonimato, poucos dias antes da beatificação de Karol Wojtyla.
...
João Paulo II se converteu rapidamente em um super astro, cuja influência iria para além do mundo cristão, mobilizando multidões em cada uma de suas viagens.
...
Quando este campeão de Deus morreu em 2005, poucos eram os que conheciam o alemão Joseph Ratzinger, para além de sua função de prefeito intransigente da doutrina da fé, apelidado de "Panzerkardinal".

Após seis anos de pontificado, Bento XVI está longe da popularidade de seu antecessor, mas soube imprimir sua marca, embora com erros que soube reconhecer.
...
No entanto, o Papa alemão perpetua a mensagem de João Paulo II, que consiste em propor ao mundo moderno a fé em sua integridade e resistir às críticas multifacetadas e ao desinteresse.

João Paulo II era um homem de intuições e gestos fortes. Joseph Ratzinger - a quem Wojtyla chama de "O Cardeal" com deferência e que o havia impedido de se aposentar - é homem de livros e sermões que prega a "beleza" da mensagem com precisão e clareza.

"É um Papa que argumenta o que diz", afirma o vaticanista Sandro Magister, da Rádio Vaticano.

"O anúncio (do Evangelho) é a prioridade deste pontificado, seu anúncio sempre é argumentado", acrescenta.

"Fé e razão" é uma das chaves que une os dois Papas. Ratzinger assistiu a Wojtyla em suas encíclicas sobre o tema. Razão e ciência devem admitir a dimensão religiosa do Homem. Crentes e não crentes podem se entender com base nos valores fundamentais. E nada é indiferente aos cristãos: dimensão social, cultural e ambiental.

Portadores desta mensagem nova e fundamentalmente conservadora, os dois Papas se uniram através de sua aversão pelo totalitarismo que ambos conheceram em sua juventude. E também por sua visão muito pessimista sobre o "relativismo", a defesa da família e da moral sexual, o respeito à tradição cristã, sem medo da impopularidade nestes temas.

Existe, no entanto, uma diferença em relação à instituição.

João Paulo II tinha confiança e era pouco exigente. Bento XVI está mais atento aos desvios. Depois do excesso de emoções e do impulso missionário de Wojtyla, Ratzinger iniciou uma obra tendente a dar coerência à mensagem e a moralizar a Igreja.

Fonte - Yahoo

domingo, 24 de abril de 2011

iPhone registra os lugares que você frequentou

Pesquisadores descobriram que o iPhone rastreia todos os lugares que você visitou e mantém um registro detalhado destes dados em seu celular. As informações são memorizadas no dispositivo e sincronizadas quando você o conecta ao computador.

O arquivo contém as coordenadas do celular com latitude e longitude, e as informações de data e horário. Isso significa que qualquer pessoa que tenha acesso ao seu celular ou ao seu computador é capaz de descobrir sua rotina e seu trajeto.

Esta não é a primeira vez que um dispositivo tecnológico gera esse tipo de informação. Determinados programas já permitiam usuários de serem localizados por meio do celular — o próprio “Google Latitude” fornece esse tipo de serviço mediante assinatura.

Algumas redes de celulares já gravavam as localizações dos dispositivos, mas disponibilizava essas informações apenas para polícia e outras organizações desde que apresentassem ordem da corte judicial.

A diferença do iPhone é de que o celular gera essas informações sem o usuário saber. E, até onde os pesquisadores sabem, também é o único celular a fazê-lo. Os celulares mais antigos não gravam esses dados.

“A Apple tornou possível para quase qualquer pessoa — uma esposa ciumenta ou um detetive particular — que tenha acesso ao seu telefone ou computador ter informações detalhadas sobre onde você tem estado”, explica Pete Warden, um dos pesquisadores.
...
Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Vonluntária ou involuntariamente, as pessoas estão se colocando debaixo do controle de dados, inclusive de localização instantânea, sem qualquer tipo de oposição. Como isso será utilizado, certamente o será, o futuro dirá.

sábado, 23 de abril de 2011

A Eucaristia é a união visível entre todos, diz Papa

ROMA, quinta-feira, 21 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O Papa advogou nesta Quinta-feira Santa por uma unidade dos cristãos “tão visível que constitua para o mundo a prova do envio de Jesus pelo Pai”.

Bento XVI celebrou a Missa da Ceia do Senhor no fim de tarde de hoje em Roma, na Basílica de São João de Latrão.

Em um momento de sua homilia, o Papa enfocou uma súplica da última ceia, “que, segundo João, Jesus repetiu quatro vezes na sua Oração Sacerdotal. Como O deve ter angustiado no seu íntimo! Tal súplica continua sem cessar sendo a sua oração ao Pai por nós: trata-se da oração pela unidade”, disse Bento XVI.

Jesus “pede que todos se tornem um só, ‘como Tu, ó Pai, estás em Mim, e Eu em Ti, que eles também estejam em nós, para que o mundo acredite’ (Jo 17, 21)”.

“Só pode haver a unidade dos cristãos se estes estiverem intimamente unidos com Ele, com Jesus. Fé e amor por Jesus: fé no seu ser um só com o Pai e abertura à unidade com Ele são essenciais.”

Portanto – afirmou Bento XVI –, “esta unidade não é algo somente interior, místico. Deve tornar-se visível; tão visível que constitua para o mundo a prova do envio de Jesus pelo Pai”.

“Por isso, tal súplica tem escondido um sentido eucarístico que Paulo pôs claramente em evidência na Primeira Carta aos Coríntios: ‘Não é o pão que nós partimos uma comunhão com o Corpo de Cristo? Uma vez que existe um só pão, nós, que somos muitos, formamos um só corpo, visto participarmos todos desse único pão’ (1 Cor 10, 16-17).”

Com a Eucaristia – disse o pontífice –, nasce a Igreja. “Todos nós comemos o mesmo pão, recebemos o mesmo corpo do Senhor, e isto significa: Ele abre cada um de nós para além de si mesmo. Torna-nos todos um só”.

“A Eucaristia é o mistério da proximidade e comunhão íntima de cada indivíduo com o Senhor. E, ao mesmo tempo, é a união visível entre todos. A Eucaristia é sacramento da unidade. Ela chega até ao mistério trinitário, e assim cria, ao mesmo tempo, a unidade visível.”

“Digamo-lo uma vez mais: a Eucaristia é o encontro pessoalíssimo com o Senhor, e no entanto não é jamais apenas um ato de devoção individual; celebramo-la necessariamente juntos. Em cada comunidade, o Senhor está presente de modo total; mas Ele é um só em todas as comunidades.”

“Por isso, fazem necessariamente parte da Oração Eucarística da Igreja as palavras: ‘una cum Papa nostro et cum Episcopo nostro’. Isto não é um mero acréscimo exterior àquilo que acontece interiormente, mas expressão necessária da própria realidade eucarística”, afirmou o Papa.

“E mencionamos o Papa e o Bispo pelo nome: a unidade é totalmente concreta, tem nome. Assim, a unidade torna-se visível, torna-se sinal para o mundo, e estabelece para nós mesmos um critério concreto.”

Segundo Bento XVI, “todos nós devemos aprender sempre de novo a aceitar Deus e Jesus Cristo como Ele é, e não como queríamos que fosse. A nós também nos custa aceitar que Ele esteja à mercê dos limites da sua Igreja e dos seus ministros”.

“Também não queremos aceitar que Ele esteja sem poder neste mundo. Também nos escondemos por detrás de pretextos, quando a pertença a Ele se nos torna demasiado custosa e perigosa.”

“Todos nós temos necessidade da conversão que acolhe Jesus no seu ser Deus e ser Homem. Temos necessidade da humildade do discípulo que segue a vontade do Mestre.”

“Nesta hora, queremos pedir-Lhe que nos fixe como fixou Pedro, no momento oportuno, com os seus olhos benévolos, e nos converta”, disse o Papa.

Fonte - Zenit


Nota DDP: Sempre interessante se considerar que não se trata apenas de contornos do ecumenismo, ou a simples promoção da eucaristia como fator de união entre as religiões, mas o pano de fundo está em reunir as confissões em torno da celebração eucarística dominical, o sonhado dia de adoração comum buscado pelo papa.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Foi por você..."

Ditadura: solução para o aquecimento global?

Um socialista propondo o fascismo? Onde é que já vimos algo parecido? Hmmm... Talvez no início dos anos 1930, na Alemanha. Via Real Science: "Suponhamos que se descubra amanhã que o efeito estufa foi subestimado, e que os efeitos catastróficos vão ocorrer dentro de dez anos e não daqui a cem anos. Bem, dado o estado dos movimentos populares atuais, provavelmente teríamos uma usurpação do poder por parte dos fascistas, e provavelmente todo mundo iria concordar com isso uma vez que esse seria o único meio para a sobrevivência de todos nós. Eu haveria de concordar com isso uma vez que, por agora, não há alternativas."

Ficamos sabendo, portanto, que o alarmismo em torno do não-existente aquecimento global antropogênico é bastante útil para pessoas [e instituições/religiões] com planos totalitários. Isso talvez explique o porquê de as Nações Unidas pedirem ajuda a Hollywood para propagar a mensagem do aquecimento global. É preciso não esquecer uma coisa importante acerca do marxismo cultural: eles não se importam com os homossexuais, com as mulheres ou com o meio ambiente. A única coisa que os preocupa é o poder.

Eles querem ter uma forma de controlar os recursos mundiais sem que a humanidade sinta que está sendo controlada por ditadores. Como tal, e como é normal entre os totalitários, eles inventam um falso inimigo e colocam-se como os "escolhidos" para lutar contra o "inimigo" que eles criaram.

As palavras de esquerdistas como Noam Chomsky são um lembrete muito forte do que está realmente por trás do movimento ambientalista.

(Marxismo Cultural)

Nota Michelson Borges: Na verdade, há ainda mais por trás do movimento ambientalista conhecido como ECOmenismo e não são apenas os "marxistas culturais" que têm interesse nessa bandeira conveniente. Clique aqui para ler mais sobre esse assunto.[MB]

Elevação do nível do mar causa desastres na China

A elevação gradual do nível dos mares, causada pelo aquecimento global nos últimos 30 anos, contribuiu para um número crescente de desastres ao longo da costa chinesa, disse a agência de notícias estatal Xinhua nesta quarta-feira (20).

O nível dos mares no litoral da China subiu 2,6 mm por ano nas últimas três décadas, afirmou a Xinhua, citando documentos da Administração Oceânica do Estado.

As temperaturas médias do ar e do mar em áreas costeiras aumentaram 0,4 e 0,2 graus Celsius respectivamente nos últimos 10 anos, acrescentou a agência.

Como desastre marinho "gradual", o efeito cumulativo da elevação do nível dos mares pode "agravar tempestades, erosão na costa, invasão do mar e outros desastres", teria declarado a administração oceânica segundo a Xinhua.

Um especialista do organismo, Liu Kexiu, disse que a elevação do nível dos mares é resultado do aquecimento global.

"Outros fatores-chave são o rebaixamento do solo causado por atividades humanas, incluindo a excessiva exploração de água subterrânea, e a construção intensa de altos edifícios em áreas litorâneas", disse Liu.

A alta e crescente emissão de dióxido de carbono da China, principal causador do efeito estufa originado pela queima de carvão, óleo e gás, colocou o tema no centro das negociações de um novo pacto mundial para reduzir as emissões responsáveis pelo aquecimento global.

O governo prometeu cortar o montante de dióxido de carbono emitido por combustíveis fósseis por unidade de crescimento do PIB para 17% nos próximos cinco anos.

Mas a China têm dito repetidamente que não aceitará um limite mais rigoroso para o total de emissões, classificando-o como um fardo injusto sobre as nações em desenvolvimento que têm emissões muito mais baixas por pessoa do que as economias ricas.

Fonte - G1

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mais de mil terremotos atingiram o Japão no último mês

Quase metade dos tremores tiveram magnitude igual ou superior a cinco graus

Mais de 1 mil terremotos superiores a 4,5 graus na escala Richter já atingiram o Japão desde o grande terremoto que em 11 de março sacudiu o nordeste do país e provocou um devastador tsunami.

Segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos, até as 17h desta quinta-feira (5h de Brasília) foram registrados no Japão pelo menos 1.001 tremores de mais de 4,5 graus.

Um porta-voz da Agência Meteorológica japonesa detalhou que 408 sismos tiveram magnitude de pelo menos 5 graus na escala Richter, sendo que o número poderia ser multiplicado por dez se fossem levados em conta os tremores com pelo menos 4 graus.

Dos tremores registrados desde 11 de março, 68 tiveram intensidade igual ou maior que 6 graus, e outros cinco registraram pelo menos 7 graus, nível igual ao do terremoto que deixou cerca de 300 mil mortos no Haiti em janeiro de 2010.

O terremoto de 9 graus que há pouco mais de um mês sacudiu o nordeste japonês foi o mais forte no país desde o início das medições, há 140 anos, e gerou um grande tsunami com ondas de até 15 metros.

Mais de um mês após a catástrofe, o número de mortos é de 13.456, enquanto 14.851 pessoas seguem desaparecidas, segundo o último boletim policial.

A tragédia causou ainda uma grave crise nuclear na usina nuclear de Fukushima, onde os operários continuam trabalhando dia e noite para tentar resfriar os reatores da central e conter a radioatividade.

Fonte - Veja

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cientistas dizem que mudança climática pode potencializar terremotos

SYDNEY - A mudança climática pode ser responsável por, a longo prazo, potencializar o movimento das placas tectônicas, segundo um estudo geológico divulgado nesta quarta-feira, 13, na Austrália.

Um grupo de cientistas australianos, alemães e franceses estudou esse fenômeno na Índia, onde chegaram à conclusão que as monções se intensificaram durante os últimos dez milhões de anos. Os pesquisadores descobriram que nesse período as chuvas aceleraram o movimento das placas da litosfera na região em um centímetro por ano.

O geólogo australiano Giampiero Iaffaldano disse à rádio ABC que graças a este relatório "se reconhece pela primeira vez que a mudança climática pode, a longo prazo, atuar potencialmente como uma força e ter influência no movimento das placas tectônicas".

Iaffaldano assinalou que certos eventos geológicos causados pelo movimento das placas - como a criação dos continentes, o fechamento das conchas oceânicas e a formação dos cinturões montanhosos - podem ter influência no clima durante milhões de anos e com efeito retroativo.

Os cientistas consideram que o estudo pode contribuir para estudar os efeitos do movimento das placas tectônicas e determinar as regiões mais propensas a ser atingidas por devastadores tremores como o ocorrido recentemente no Japão. "Para isso, deve-se levar em conta a história da mudança climática nos últimos milhões de anos", afirmou Iaffaldano.

Fonte - Estadão


Nota DDP: A pressão em torno de medidas de contenção do aquecimento global antropológico está cada vez mais arragaida no inconsciente coletivo. É questão de tempo, ou de grandes catástrofes, para que o discurso possa se afinar no sentido do consenso sobre que a mídia tem pregado a cada dia.

terça-feira, 12 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Novo estudo prevê fim das geleiras de verão no Ártico em 2016

Cientistas que haviam previsto que geleiras se derreteriam durante os verões no Ártico em 2013 agora projetam que isso talvez demore mais alguns anos, mas ainda deve ocorrer nesta década - provavelmente em 2016.

A previsão original, feita em estudo de 2007, rendeu uma onda de críticas ao autor, o cientista Wieslaw Maslowski.

Agora, Maslowski e sua equipe trabalham com um novo modelo de computador - feito parcialmente por causa da onda de críticas - que identificou a data "estimada" como sendo 2016.

Seu estudo foi apresentado no encontro anual da União Europeia de Geociências (EGU, na sigla em inglês).

O novo modelo foi projetado para reproduzir interações do mundo real, ou "cruzamentos", entre o oceano Ártico, a atmosfera, o gelo e os rios que deságuam no mar.

"No passado (...), estávamos projetando o futuro presumindo que tendências poderiam persistir, como foi observado em tempos recentes", disse Maslowski, que trabalha na Escola de Pós-Graduação Naval, em Monterey, na Califórnia.

"Agora, estamos tentando ser mais sistemáticos e desenvolvemos um modelo regional do clima do Ártico que é muito parecido com os modelos de mudança climática do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC)", disse à BBC News.

"Podemos fazer um modelo completo de cruzamentos para o passado e o presente e ver o que o modelo vai prever para o futuro quanto ao gelo do mar e o clima ártico." E uma das projeções identificou que o derretimento de verão pode deixar os mares do Ártico sem a presença de gelo por volta de 2016, "com margem de erro de três anos a mais ou a menos".

Provas Um dos ingredientes mais importantes do novo modelo é a informação relativa à grossura do gelo que flutua no mar.

Satélites são cada vez mais capazes de detectar essa grossura, geralmente a partir da medição de quão acima da superfície marítima está a geleira. A medição também indica a profundidade desse gelo.

A inclusão dessa estimativa no modelo de Maslowski foi um dos fatores que o forçou a rever a projeção de 2013, que levantou suspeitas e críticas quando foi anunciada em uma reunião ocorrida quatro anos atrás.

Desde um derretimento particularmente expressivo ocorrido em 2007, uma grande proporção do Ártico tem sido coberta por uma camada de gelo fino, que é formada durante uma única estação e é mais vulnerável a mudanças sutis de temperatura do que o gelo grosso.

Mesmo levando isso em consideração, a data projetada por Maslowski é anterior à prevista por outros cientistas.

Mas um deles - Walt Meier, do Centro de Informações de Neve e Gelo dos EUA, no Colorado - diz que o comportamento do gelo marinho se torna menos previsível à medida que se torna mais fino.

"O modelo (de Maslowski) é bastante bom, tem bastante precisão e captura detalhes que estão perdidos em modelos climáticos globais", disse. "Mas 2019 é daqui a apenas oito anos. Há modelos mostrando que (as datas prováveis do derretimento são por volta de) 2040 ou 2050, e ainda tendo a acreditar nisso." Ele agrega: "Ficaria muito surpreso (se o derretimento de verão) ocorresse em 2013. Menos surpreso se ocorresse em 2019".

Método O derretimento drástico de 2007 foi o maior já registrado pelos satélites, ainda que nos anos seguintes a perda de gelo foi inferior à média de longo prazo.

Mas alguns pesquisadores acreditam que o derretimento de 2010 foi tão marcante quanto o de 2007, já que as condições climáticas foram no ano passado mais favoráveis à durabilidade do gelo.

Ainda que muitos cientistas do clima e ambientalistas estejam seriamente preocupados com o futuro do gelo ártico, para outras partes da sociedade e dos governos o derretimento traz desafios e oportunidades.

Os governos da Rússia e do Canadá, por exemplo, estão de olho nas oportunidades de mineração que vão despontar no pólo Norte, e o Exército dos EUA expressou preocupação em perder parte de sua defesa na sua fronteira do norte durante uma parte do ano.

"Não estou tentando ser alarmista nem dizer que 'prevemos o futuro porque temos uma bola de cristal'", disse Maslowski. "Estamos tentando fazer os políticos e as pessoas perceberem que o gelo de verão (do Ártico) pode sumir até o fim da década."

Fonte - BOL

Novo tremor atinge o Japão; área de isolamento nuclear é ampliada

Um forte terremoto de 7,1 graus foi registrado nesta segunda-feira no nordeste do Japão, perto da central nuclear de Fukushima, exatamente um mês depois da catástrofe que provocou milhares de mortes. As autoridades emitiram um alerta de tsunami, que pouco depois foi suspenso.

Como precaução, os funcionários da central de Fuskushima foram retirados da usina e a energia elétrica do local foi cortada, anunciou a Tepco (Tokyo Electric Power Co.), proprietária da central.

"A empresa ordenou aos trabalhadores que saíssem e se refugiassem em um edifício resistente a terremotos", afirmou um porta-voz da Tepco. "A injeção de água para resfriar os três reatores foi suspensa quando a energia elétrica foi cortada", completou.

Momentos depois, a Agência de Segurança Nuclear japonesa anunciou que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido.

O tremor aconteceu às 17h16 (5h16 de Brasília) e o epicentro foi localizado a 10 km de profundidade, informou o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

O terremoto ocorreu ao sul do município de Fukushima, afetado há exatamente um mês por tremor de 9,0 graus, seguido de um devastador tsunami. Apesar das precauções, a agência de notícias Kyodo informou que não foi registrado nenhum dano na central.

O terremoto foi sentido em Tóquio, a 170 km do epicentro.

Fonte - Folha

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Terremoto de 7,1 graus atinge o Japão com alerta de tsunami

Um forte terremoto atingiu a região nordeste do Japão nesta quinta-feira, motivando um alerta de tsunami. De acordo com informações do Servço Geológico dos Estados Unidos, o tremor atingiu os 7,1 graus na escala Richter. A agência meteorológica japonesa prevê que as ondas do tsunami, se confirmadas, podem chegar a 1 metro de altura, segundo a AP. A magnitude inicial estimada do tremor era de 7,4 graus na mesma escala.

O tremor ocorreu às 23h32 locais (11h32 pelo horário de Brasília), com epicentro localizado a uma distância de 66 km ao leste da cidade de Sendai. A força do tremor, todavia, repercutiu até a capital Tóquio (a 330km do epicentro), onde prédios teriam tremido por até 1 minuto. A AP também informa que prédios na ilha de Ichinoseki, na costa leste, sofreram abalos e cortes de luz, embora nenhum dano maior tenha sido registrado. Segundo a Reuters, citando a rede japonesa NHK, a população da região está sendo orientada a evacuar para locais elevados.

A área afetada pelo tremor desta quinta-feira - entre a qual a província de Miyagi - é a mesma que foi devastada há quase um mês, quando um terremoto de 9 graus provocou um tsunami que devastou a região nordeste nipônica. Diversas regiões que se encontram em pleno trabalho de reconstrução poderiam ser atingidas no caso de uma nova onda. O Japão vem sendo alvo quase diário de tremores, mas poucos atingiram a magnitude do de hoje.
...
Fonte - Terra

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Igreja Católica quer "reconquistar" o domingo

Não é de hoje que temos chamado atenção para o fato de que há interesses maiores por trás da ideia de salvar a Terra das consequências nefastas do aquecimento global. A causa é tão boa que une cientistas, ateus, católicos e seguidores de diversas outras correntes religiosas, cristãs ou pagãs. Mas é preciso que se destaque, exagere e divulgue insistentemente que o culpado por tudo isso é o ser humano. Assim, com todo esse medo insuflado nas massas (engenharia social), fica mais fácil convencer a todos de que, se o culpado é o homem, ele também pode fazer algo para tentar reverter o quadro. Uma das iniciativas que está sendo proposta pela Igreja Católica é a observância do domingo como “dia da família”, proposta essa que conta com apoio de vários segmentos da sociedade e tem o aval até mesmo de jornais importantes como o Guardian, que vem promovendo o movimento 10:10, cujo objetivo é fazer do domingo um dia de baixa emissão de carbono – leia-se dia de repouso. Quem ainda duvidava dessa convergência de interesses pode conferir o texto abaixo em destaque num panfleto que está sendo distribuído por uma paróquia da minha cidade natal, Criciúma, SC, e que me foi enviado pelo amigo e conterrâneo Willian Bittencourte (clique na imagem para vê-la ampliada).[MB]


Assista à palestra “O ECOmenismo e o aquecimento global” (em quatro partes) e clique aqui para ler outras postagens relacionadas ao assunto.

Fonte - Michelson Borges


Nota DDP: Sobre a busca de identidade de vários segmentos sob o manto do "bem comum", ver "Fé e Ciência: «É tempo de caminhar lado a lado para o mesmo bem comum»", bem como a tag Ecumenismo.

Buraco na camada de ozônio atinge nível recorde no Ártico


O buraco na camada de ozônio acima do Ártico chegou a nível recorde segundo informações da Organização Meteorológica Mundial divulgadas nesta terça-feira (5). A diminuição na camada acima da área chegou a 40% durante o inverno no hemisfério norte. O recorde anterior era de 30%.

Para a OMM, substâncias que destroem a camada de ozônio continuam a ser emitidas como o clorofluorcarbonetos (CFCs) - lançados na atmosfesta por extintores de incêndio, sprays e refrigeradores. Apesar de recorde, o número já era esperado pelos especialistas do órgão ligado às Nações Unidas (ONU).

A perda de ozônio na atmosfera também acontece sobre a região da Antártida. Mas segundo a OMM, os danos na região polar do hemisfério sul estão diminuindo com o tempo, com a recuperação da camada no local.
...
Fonte - G1

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jerusalém: Líderes cristãos e judaicos querem «curar» mundo em crise

Representantes do Grão Rabinato de Israel e da Santa Sé falaram sobre o «desafio da fé e da liderança religiosa numa sociedade secular»

Cidade do Vaticano, 01 abr 2011 (Ecclesia) – Líderes cristãos e judeus consideram que é preciso “curar” uma sociedade moderna “desprovida de sentido de pertença, propósito e significado”.

Num comunicado publicado hoje pela Sala de Imprensa do Vaticano, a Comissão Bilateral que conta com representantes do Grão Rabinato de Israel e da Santa Sé refere que “a sociedade secular moderna trouxe muitos benefícios” mas “o consumismo desenfreado e uma ideologia niilista com um foco exagerado no indivíduo, à custa do sentido coletivo, levaram a uma crise moral”.

Essa “emancipação” do indivíduo levou a que, “ao longo do último século, tenhamos assistido a episódios de violência e barbárie sem precedentes”, apontam ainda aqueles responsáveis.

Perante este quadro, os responsáveis cristãos e judaicos pretendem, “de acordo com as suas respetivas tradições”, transmitir à sociedade “esperança e orientação moral”, relevando a importância da oração, “como expressão de uma consciência de Deus” e também como “meio de afirmar essa consciência e os imperativos morais que a acompanham”.

Com o objetivo de contribuírem para “a cura do mundo”, os líderes religiosos convidam as suas comunidades a “darem testemunho de Deus” e a reforçarem a sua aposta na educação dos jovens e no auxílio aos mais desfavorecidos.

O “compromisso religioso” deve concretizar-se também através de maior ligação com os meios de comunicação social e com as instituições de direito civil, fomentando a paz e a justiça.

A Comissão Bilateral da delegação do Grão Rabinato de Israel e do Comité para as Relações Religiosas da Santa Sé com o Judaísmo esteve reunida pela 10ª vez, entre 29 e 31 de março, na Fundação Konrad Adenauer, em Jerusalém.

O tema principal do encontro foi precisamente “O desafio da fé e da liderança religiosa numa sociedade secular”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Veja também "Vaticano: Cristãos e budistas devem «trabalhar juntos pelo bem comum»"e "Judeus e católicos esperam assinatura dos Acordos Santa Sé-Israel".

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pedra maia fala da chegada do “senhor dos céus”

A pedra do calendário maia que foi interpretada erroneamente como um anúncio do fim do mundo marcado para dezembro de 2012 foi apresentada na terça-feira em Tabasco, sudeste do México. A peça é formada de pedra calcária e esculpida com martelo e cinzel, e está incompleta. “No pouco que podemos apreciá-la, em nenhum de seus lados diz que em 2012 o mundo vai acabar”, enfatizou José Luis Romero, subdiretor do Instituto Nacional de Antropologia e História. Na pedra está escrita a data de 23 de dezembro de 2012, o que provocou rumores de que os maias teriam previsto o fim do mundo para esse dia. Até uma produção hollywoodiana, “2012”, foi lançada apresentando esse cenário de Apocalipse. “No pouco que se pode ler, os maias se referem à chegada de um senhor dos céus, coincidindo com o encerramento de um ciclo numérico”, afirmou Romero. A data gravada em pedra se refere ao Bactum XIII, que significa o início de uma nova era, insistiu Romero.

(Jornal do Brasil)

Nota DDP: A Bíblia impede expressamente a marcação de qualquer tipo de data para o reaparecimento do Messias, pelo que me inclino a considerar, mediante o tema da notícia supra, com esta se relaciona com as contrafações que os últimos dias reservam, motivo pelo qual não seria impossível de se admirir, por mera hipótese, que satanás pudesse, ele mesmo, antecipar o dia de seu aparecimento como "senhor dos céus":

Terríveis cenas de caráter sobrenatural logo se manifestarão nos céus, como indício do poder dos demônios, operadores de prodígios. Os espíritos diabólicos sairão aos reis da Terra e ao mundo inteiro, para segurá-los no engano, e forçá-los a se unirem a Satanás em sua última luta contra o governo do Céu. Mediante estes agentes, serão enganados tanto governantes como súditos. Levantar-se-ão pessoas pretendendo ser o próprio Cristo e reclamando o título e culto que pertencem ao Redentor do mundo. Efetuarão maravilhosos prodígios de cura, afirmando terem recebido do Céu revelações que contradizem o testemunho das Escrituras.

Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo. A igreja tem há muito tempo professado considerar o advento do Salvador como a realização de suas esperanças. Assim, o grande enganador fará parecer que Cristo veio. Em várias partes da Terra, Satanás se manifestará entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se à descrição do Filho de Deus dada por João no Apocalipse (cap. 1:13-15). A glória que o cerca não é excedida por coisa alguma que os olhos mortais já tenham contemplado. Ressoa nos ares a aclamação de triunfo: "Cristo veio! Cristo veio! O povo se prostra em adoração diante dele, enquanto este ergue as mãos e sobre eles pronuncia uma bênção, assim como Cristo abençoava Seus discípulos quando aqui na Terra esteve. Sua voz é meiga e branda, cheia de melodia. Em tom manso e compassivo apresenta algumas das mesmas verdades celestiais e cheias de graça que o Salvador proferia; cura as moléstias do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo, alega ter mudado o sábado para o domingo, ordenando a todos que santifiquem o dia que ele abençoou. Declara que aqueles que persistem em santificar o sétimo dia estão blasfemando de Seu nome, pela recusa de ouvirem Seus anjos à eles enviados com a luz e a verdade. É este o poderoso engano, quase invencível. (O Grande Conflito, pg. 624)


Sobre a expectativa da chegada de "alguém", tão propalada por diversos segmentos religiosos, veja "Vídeo iraniano afirma que o Mahdi está próximo".

O futuro promete

A história muda quando ninguém repara. Poderia ser um aforismo. Ou a lei científica que Marx (1818-1883) não profetizou. Quem diria que uma mera questão fiscal levaria as colônias americanas a lutarem pela independência contra a Inglaterra do século 18? E quem diria que um gesto de autoimolação na Tunísia daria início às “revoltas árabes” do século 21? Repito: a história muda quando ninguém repara. Domingo passado, a Europa teve duas eleições “menores”: na Alemanha, eleições regionais; na França, eleições locais. E os resultados das duas são um bom presságio sobre o futuro da Europa. Futuro próximo, não distante.

Na Alemanha, os democratas-cristãos de Angela Merkel perderam a riquíssima região de Baden-Württemberg para os verdes e sociais-democratas. Isso não é uma derrota. É uma hecatombe: os democratas-cristãos governavam o reduto há seis décadas. Causa principal do “débâcle”? Sim, os alemães não ficaram convencidos com a inusitada postura antienergia nuclear de Merkel, um oportunismo eleitoralista depois da tragédia japonesa. Mas o problema é mais fundo e lida com a forma como a Sra. Merkel tem socorrido, timidamente que seja, os países endividados da periferia da Europa. Os eleitores alemães não querem pagar as contas de estranhos. Esperam-se mudanças drásticas da chanceler alemã.

Na França, nas eleições locais, a Frente Nacional consegue um terceiro lugar honroso. E as pesquisas avisam que Marine Le Pen, líder do partido e filha de Jean-Marie Le Pen, poderia ter mais votos do que Nicolas Sarkozy na eleição presidencial. Espanto? Nenhum. Lembro que, nas presidenciais de 2002, Le Pen já disputara um segundo turno com Jacques Chirac. Foi um aviso. Agora, chegou a confirmação: a extrema-direita francesa cavalga a onda xenófoba (leia-se: anti-islâmica) e os franceses gostam disso.

Duas eleições, dois sinais: a Europa de hoje tem problemas sérios. O primeiro é a crise dos países endividados que pode destroçar o euro e a própria União Europeia. O segundo é o crescimento da xenofobia anti-islâmica. Poderá o fascismo regressar à Europa? Ian Kershaw diz que não. Kershaw, historiador incontornável do nazismo, escreveu recentemente na revista The National Interest que a Europa de 2011 não tem os problemas da Europa da década de 1930.

Nesses tempos sombrios, os europeus viviam com a herança da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), um conflito que dizimara 10 milhões de vidas e, com elas, a própria confiança no ideal democrático. Se juntarmos a isso a revolução bolchevique de 1917, que aterrorizou os Estados com a “ameaça vermelha”, e a grande depressão iniciada em 1929, vemos um mundo pronto para o massacre. Em 2011, o cenário é mais bondoso. Exceto, avisa Kershaw, se duas hipóteses se confirmarem no horizonte.

Para começar, uma nova crise financeira que poderia arrasar de vez com as frágeis economias do continente. A agonia do capitalismo seria também um réquiem pela democracia liberal que lhe é indissociável. E, para acabar, um atentado terrorista com armas de destruição maciça numa qualquer capital europeia, com assinatura de fundamentalistas islâmicos, que faria transbordar a tolerância multiculturalista dos europeus.

Deixemos de lado essa última hipótese. Mais por razões caridosas que realistas: se o Irã atingir capacidade bélica nuclear e se as “revoltas árabes” determinarem o triunfo dos movimentos islamitas radicais, não ponho as mãos no fogo pela segurança da Europa. Mais tangível, porém, é a desagregação do euro e, quem sabe, da União Europeia.

O filme é conhecido: com a crise financeira de 2008, os Estados europeus endividaram-se brutalmente para socorrer suas economias. Alguns voltaram à tona. Outros ficaram no fundo e os pacotes de resgate impostos por Bruxelas e pelo FMI à Grécia e à Irlanda, com Portugal aguardando na fila, prometem mantê-los por lá num ciclo infinito de austeridade econômica e mais endividamento. Haveria forma de sair desse processo? Talvez: se a União Europeia desse um passo em frente e se assumisse como uma real união política e federal, dispondo de mecanismos de transferência financeira entre Estados e emitindo dívida conjunta para os membros do euro.

Mas o eleitorado dos países excedentários do norte, como o da Alemanha, não está disponível para bancar a preguiça e a irresponsabilidade orçamental dos vizinhos do sul. E quem os pode censurar? Eu, não. E desconfio que a Sra. Merkel, daqui para a frente, será da mesma opinião. O futuro promete.

(João Pereira Coutinho, Folha de S. Paulo, 29 de março de 2011)

Nota Michelson Borges: Impressionante é notar como “analistas seculares” estão percebendo coisas que muitos cristãos ignoram. Se isso não são as pedras clamando, o que é, então? Gostei desta frase: “A história muda quando ninguém repara.” Graças a Deus, as profecias nos ajudam não a reparar, mas a antecipar esses fatos. Como escreveu meu amigo Marco Dourado, “parece que o barro dos pés [da estátua de Daniel 2] não vai conseguir sustentar por muito tempo o peso da estátua.” Se o futuro promete? Ô, se promete!

FAO: aquecimento global terá efeitos graves sobre alimentos

Agência da ONU disse que mundo está atualmente preocupado com os impactos mais imediatos do aquecimento global, mas mudanças a longo prazo serão mais profundas e potencialmente desastrosas.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, alertou, nesta quinta-feira, sobre o que chamou de "potenciais efeitos catastróficos" das mudanças climáticas na produção de alimentos entre 2050 e 2100.

A agência apresentou um documento à Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, sugerindo aos governos medidas para evitar que a segurança alimentar seja comprometida.
...
Fonte - Radio ONU

terça-feira, 29 de março de 2011

Economia em 2020 vai consumir 'duas Terras'

A economia mundial em 2020 consumirá recursos equivalentes aos de dois planetas Terra, segundo alerta o relatório Technology Outlook 2020 (Perspectiva Tecnológica para 2020), desenvolvido pela empresa DNV, especializada em gestão de riscos.

De acordo com a pesquisa, a escassez dos minerais mais raros vai abalar a economia mundial, mas, por outro lado, tal fator acabará estimulando o desenvolvimento de tecnologias renováveis e do setor reciclável. De acordo com o relatório, áreas de grande extensão como a China, Índia, Austrália e o Oriente Médio sofrerão com fortes secas, a fome se expandirá e os níveis dos oceanos continuarão a subir.

Contudo, apesar da projeção catastrófica, o documento também afirma que as indústrias de baixo carbono vão prosperar na próxima década. A União Europeia e a China, por exemplo, usarão fontes renováveis para gerar um quinto da energia que consomem, e cerca de 8% de toda a energia produzida no mundo virá de fontes eólicas.

Um dos problemas estimados pelo estudo diz respeito a transição rumo a tecnologias de baixo carbono, que não seria rápida o suficiente para atingir os grandes cortes nas emissões dos gases-estufa considerados necessários pelos cientistas.

"Nós talvez precisemos que aconteçam alguns eventos perturbadores para garantir que aconteçam as ações necessárias para combater as mudanças climáticas", alertou Elisabeth Harstad, diretora administrativa da divisão de Pesquisa e Inovação da DNV.
...
Fonte - Terra

Momento Profético #36

Tenho tido do Senhor grande luz acerca do assunto da reforma de saúde. Não busquei essa luz; não estudei a fim de obtê-la; ela me foi dada pelo Senhor para comunicá-la aos outros. Apresento esses assuntos ao povo, demorando nos princípios gerais, e por vezes, quando me fazem perguntas à mesa a que fui convidada, respondo segundo a verdade. Nunca fiz, porém, um ataque a ninguém quanto à mesa ou a seu conteúdo. Eu não consideraria absolutamente esse proceder cortês ou apropriado.

(Manuscrito 29, 1897)

"Substituição"



FAQ

segunda-feira, 28 de março de 2011

Momento Profético #35

Na revelação que me foi concedida tanto tempo atrás [1863], foi-me mostrado que a intemperança prevaleceria no mundo numa proporção alarmante e que cada um que pertence ao povo de Deus deve tomar uma elevada posição quanto à reforma dos hábitos e práticas. ... O Senhor expôs perante mim um plano geral. Foi-me mostrado que Deus daria ao Seu povo que guarda os Seus mandamentos uma reforma alimentar, e que quando eles a recebessem, suas enfermidades e sofrimentos deveriam diminuir grandemente. Mostrou-se-me que essa obra progrediria.

(Conselhos Sobre Saúde, pág. 531)
Related Posts with Thumbnails