sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mais uma vez o Senador Joseph Lieberman

Há pouco tempo transcrevi do Minuto Profético um texto sobre "Cristãos teocratas usam seu megafone para promover a Comissão dos Dez Mandamentos ". Neste se analisava a questão do reconhecimento do poder público americano o projeto de reconhecimento dos Dez Mandamentos como norma fundamental de construção do estado americano.

No mesmo post, em comentários, relembrei de uma postagem mais antiga, "O Ato de Segurança Climática da América - 2007", onde se propõe também o posicionamento político do estado americano acerca das mudanças climáticas, com a regulação através de lei de situações que vislumbrem a preservação da natureza.

Pois agora deparei-me com outro projeto, também em trâmite no Congresso americano, para que se regule por lei a liberdade do povo americano em tomar partido de discussões contrárias ao interesse do governo, limitando portanto seu direito de livre expressão. Algo como "Ato de Prevenção à radicalização violenta e terrorismo interno".

O anelo entre todos estes assuntos? Além de gravitarem claramente acerca de temas que temos discutido neste espaço, tendentes à imposição de uma lei de descanso obrigatória, calcada nos "mandamentos" de Deus, na necessidade de preservar a natureza e, protegida pela impossibilidade de contestação, temos o Senador Joseph Lieberman.

O Senador Liberman, o qual temos um perfil traçado no link sobre clima supra declinado, participa da elaboração de todos estes projetos. Mera coincidência?

Sinal dos tempos

A jornalista Leila Cordeiro publicou um texto quase escatológico no site Direto da Redação. O título acima foi o mesmo usado lá. Leia alguns trechos do artigo: “Só quando as tragédias acontecem é que o homem, sempre tão ocupado e preocupado em sobreviver ou acumular riquezas, pára pra pensar na vida e no que ela representa. Na verdade, nossa trajetória no planeta Terra começa com uma certeza e uma dúvida.

“A certeza é a de que um dia todos nós deixaremos essa vida através da morte. A dúvida é se essa morte representa uma outra vida ou simplesmente vai nos fazer desaparecer para sempre no pó da terra [se quiser saber o que a Bíblia diz sobre isso, clique aqui]. Por isso é que, no fundo, no fundo, ninguém quer pensar muito nessas coisas. E é aí que entram as religiões, a fé em algo maior conhecido por Deus. ...

“Aparentemente, a natureza passou um bom tempo calma e os desastres naturais ficaram esquecidos. Pode ser impressão ou coincidência, mas de uns dez anos para cá tenho observado que a cada acontecimento desse tipo as conseqüências são mais graves.

“O poder de destruição desses desastres naturais está cada vez maior. Agora mesmo num curto espaço de uma semana duas tragédias devastaram a Ásia. Primeiro o ciclone, em Myanmar. Depois o terremoto na China. Estariam as previsões dos profetas sendo cumpridas?

“Cidades destruídas, milhares de pessoas mortas. Sofrimento, tristeza, desespero. ... A verdade é que o homem, que gosta de ter sempre o controle da própria vida e destino, vive amedrontado com a fatalidade de estar no lugar errado na hora da tormenta. Apega-se à fé, mas ainda tem dúvidas. Procura respostas, mas nem ousa perguntar com medo de ouvir o que não quer.”
Nota: Infelizmente, tem muita gente com medo de ouvir o que não quer: este mundo está chegando ao fim. Breve Jesus voltará e devemos nos preparar para isso. Saiba mais sobre esse grande acontecimento futuro clicando aqui e aqui.[MB]

Tempestade de areia atormenta Bagdá


Um iraquiano protege a boca e o nariz da areia que tomou Bagdá na sexta-feira (16). É normal tempestade de areia nos meses de abril e maio, mas os moradores reclamam que tem sido bem mais freqüente do que nos últimos anos, ao contrário da chuva, cada vez mais esparsa.

União Européia alerta sobre invasão de privacidade

Principal preocupação é com o poder que a ferramenta tem de mostrar permanentemente a circulação de pessoas em alguns locais públicos, o que seria uma violação das leis de privacidade da UE.

O Google Street View é uma ferramenta integrada ao Google Mapas que permite ao usuário ter uma visão panorâmica, em 360° -- e ao nível do chão -- de ruas de algumas cidades e de suas regiões metropolitanas. Foi lançado em maio de 2007 em apenas cinco cidades do EUA -- hoje já funciona em mais de 40, incluindo os subúrbios de muitas delas.

Nesta semana a União Européia alertou a Google sobre suas preocupações, uma vez que a empresa planeja expandir a área de cobertura do Street View para além do Atlântico. Alguns consideram o programa uma invasão de privacidade maciça, uma vez que as pessoas possam ser identificadas nas imagens disponibilizadas pela Google, ou mesmo que se possa ver claramente os números de placas de carros.

Fonte - Opinião e Notícia

Fome no século XXI


Hace poco hicimos un repaso de los desastres naturales en estos primeros años del siglo XXI. Hoy la revista 20Minutos ha traído a colación una desgracia que ha pasado desapercibida en los últimos años, y que a causa del cambio climático, este año se agravará.

Corea del Norte ha perdido cerca de un millón de habitantes, muertos literalmente de hambre en la década de 1990. Pero esta cifra tan espeluznante puede quedar en nimia después de conocer los datos publicados por la ONG de raíz budista "Buenos Amigos", con base en la vecina Corea del Sur.

"Este año concurren múltiples razones que agravan la habitualmente escasa oferta alimentaria de Corea del Norte: a su colapsada economía comunista se unen la desastrosa cosecha, diezmada por las inundaciones que azotaron el país el año pasado, y los precios internacionales del grano y otros cereales."

Este año, además de las consecuencias del cambio climático citadas en el párrafo anterior, se añade el encarecimiento del petróleo, y la consiguiente subida de precios de materias primas y alimentos, se prevé que en Corea del Norte puedan morir 300.000 personas en un solo año. Según la FAO se necesitarían 1,66 millones de toneladas de grano para evitar esta desgracia humanitaria.

No hace falta pensar mucho, pero es escalofriante lo rápidamente que nos acostumbramos a oír hablar de cientos de miles de muertos. Estamos hablando de muchas más muertes que en Birmania. Nos insensibilizamos de forma fría, nos volvemos distantes. Parece que en vez de informarnos sobre el mundo real, nos entretenemos con noticias de ficción-terror. Tristeza profunda... lamento triste. Es la dolorosa cuenta atrás hasta que llegue un mundo mejor.

Fonte - Cuenta Atras

quinta-feira, 15 de maio de 2008

A falta de comida provoca desespero entre populações

Porto Príncipe HAITI – A fome chegou aos portões do palácio presidencial do Haiti; se disseminou pelas ruas, queimou pneus e enfrentou até mesmo os soldados e a polícia. A falta de comida derrubou o primeiro-ministro do país.

A fome no Haiti, aquele familiar vazio na barriga que tantos sentem por aqui, atingiu nos últimos dias índices cruéis, na medida em que o preço dos alimentos pelo mundo disparava, batendo um recorde de até 45% desde o final de 2006. Isso fez com que mantimentos básicos do país, como feijão, arroz e milho, se transformassem agora em raros tesouros entre a população.

Cada uma das crianças da Saint Louis Meriska comeu duas únicas colheres de arroz recentemente, e depois passaram todo o dia sem qualquer alimento. O pai, também faminto e muito abatido, disse em tom de desespero: “eles olham para mim e dizem ‘papai, estou com fome’, e tenho que desviar o olhar. É humilhante e faz com que você fique revoltado”.

Essa revolta é evidente por todo o mundo. A crise dos alimentos não é apenas sentida entre os pobres, mas também corrói as rendas da classe média e de trabalhadores, espalhando níveis de descontentamento e colocando novas pressões em governos frágeis.

No Cairo, Egito, o exército agora assa vários pães por dia, à medida que o preço dos alimentos ameaça desencadear uma onda de revoltas e protestos contra um governo controlador. Em Burkina Faso e outras partes da África subsaariana, as chamadas “rotas dos alimentos” são agora mais comuns que nunca. Na relativamente próspera Malásia, o governo de coalizão quase foi expulso por eleitores, preocupados com a alta dos preços de alimentos e combustível.

“É a pior crise deste tipo dos últimos 30 anos”, disse Jeffrey D. Sachs, economista e conselheiro especial do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon. “É um grande problema e obviamente afeta vários governos. Muitos destes que estão com a corda no pescoço. Eu penso que há ainda mais distúrbios políticos por vir”.

Mas especialistas dizem que há poucas soluções rápidas para uma crise relacionada a tantos fatores, que vão de uma intensa demanda por comida, especialmente em economias emergentes como a China, até o aumento do preço do petróleo e os vários alimentos que são utilizados na produção de biocombustíveis.

Na Ásia, governos estabelecem agora medidas para limitar o armazenamento de arroz, após alguns comerciantes entraram em pânico com a subida dos preços e compraram tudo ao seu alcance.

Mesmo na Tailândia, que produz 10 milhões de toneladas a mais de arroz do que consome e é a maior exportadora mundial, supermercados estabeleceram limites de compras aos compradores do produto.

Há um grande nervosismo e uma forte confusão sobre como produzir melhor as políticas e de quão prejudicial será o impacto no final das contas, particularmente com os governos já lutando pela manutenção de seus subsídios à produção de alimentos.

Fonte - Último Segundo

Pequim tem primeira morte relacionada à virose mortal

PEQUIM - A capital da China registrou a primeira morte decorrente de uma doença viral, conhecida como doença da Mão, Pé e Boca, e as autoridades tentam impedir o avanço da virose a apenas três meses do início dos Jogos Olímpicos na cidade.

A porta-voz da Agência de Saúde de Pequim, Deng Xiaohong, disse que um bebê de 13 meses do distrito de Changping, no norte da cidade, morreu a caminho do hospital no domingo. A Província de Hubei, ao sul de Pequim, também confirmou a morte de uma criança vítima da doença, elevando o total nacional de mortos a 42.

A funcionária do departamento de saúde disse que a criança de Pequim teve um exame com resultado positivo para o enterovírus 71 (EV71), um vírus que causou a maioria das mortes provocadas pela doença da Mão, Pé e Boca, que começou semanas atrás na província de Anhui, no leste da China . Deng disse também que outra criança morreu em decorrência da doença em um hospital de Pequim, mas o caso seria registrado como decorrente da província vizinha de Hebei, onde a criança contraiu a doença.

A doença da Mão, Pé e Boca é comum entre crianças na China, com um grande número de casos registrados, mas a atual epidemia causada pelo vírus EV71, que pode causar uma forma mais grave da doença, é caracterizada por febre alta, meningite e paralisia.

Não há vacina ou agente antiviral existente para tratar ou prevenir o EV71. O entenoviris se espalha principalmente através do contato com bolhas e fezes de pessoas contaminadas.

Mais de 27.500 casos foram notificados na China até a última sexta-feira, de acordo com a agência de notícias Xinhua. O número de casos na província de Anhui começou a diminuir. Outras mortes foram registradas em Guangdong, Hainan e Guangxi.

Fonte - O Globo

China afirma que balanço de mortos em terremoto pode chegar a 50.000

PEQUIM, 15 Mai 2008 (AFP) - O balanço de mortos no terremoto de segunda-feira na China pode chegar a 50.000, segundo o governo, citado pela imprensa oficial.

"O número de mortos é calculados em 50.000", informou a televisão estatal, que menciona os últimos dados divulgados publicados pelo Centro Nacional de Resgate do governo.

O balanço oficial anterior, divulgado na quarta-feira, registrava 15.000 mortos e 27.000 desaparecidos.

Esta é a primeira vez que o governo chinês faz uma estimativa sobre o número de mortos.

Ao que parece, a cifra de 50.000 inclui boa parte das milhares de pessoas soterradas sob os escombros, que a cada hora que passa tem menos possibilidades de sobrevivência.

No entanto, as equipes de resgate retiraram nesta quinta-feira uma menina de 11 anos que estava soterrada há 68 horas nos escombros de uma escola de Yingxiu, epicentro do terremoto de segunda-feira que devastou o sudoeste da China.

Quase 70 pais estavam esperando ao redor dos escombros da escola primária nesta cidade da província de Sichuan, quando as equipes de resgate ouviram a voz da menina.

"É maravilhoso, está viva", disse uma testemunha ao ver a criança.

O terremoto de 7,9 graus na escala Richter arrasou a região montanhosa de Sichuan e destruiu várias cidades.

Este foi o pior terremoto desde o de Tangshan, na região de Pequim, em 1976, que provocou 242.000 mortes.

Fonte - BOL

Novo ciclone pode estar se formando em Mianmar, adverte a ONU

A ONU advertiu nesta quarta-feira (14) que um novo ciclone pode estar se formando sobre Mianmar, onde dois milhões de pessoas continuam à espera de alimentos e água potável após a passagem do Nargis.

O centro de vigilância do Departamento de Defesa dos Estados Unidos - Joint Typhoon Warning Centre (JTWC) - informou da possibilidade de que outra tempestade violenta afete o país, afirmou Amanda Pitt, porta-voz do setor da ONU responsável pela ajuda de emergência.

"Existem atualmente chuvas torrenciais e um ciclone pode estar se formando", declarou Pitt em Bangcoc.

O JTWC, com sede no Havaí, informou que uma tempestade tropical estava se formando perto da maior cidade de Mianmar, Yangun.

"O potencial para o desenvolvimento de um ciclone tropical significativo nas próximas 24 horas é elevado", afirmou o centro.

Quase 62.000 pessoas morreram ou estão desaparecidas em conseqüência da passagem do ciclone Nargis pelo sul de Mianmar nos dias 2 e 3 de maio. Os trabalhadores humanitários se esforçam para chegar ao local e distribuir alimentos, água potável e abrigo aos sobreviventes.

De acordo com Pitt, as próximas chuvas provocodas pelas monções dificultarão as tarefas de socorro.

"É terrível e representa uma preocupação adicional", afirmou. (Fonte: Yahoo!)

Fonte - Ambiente Brasil

"Papa é o primeiro embaixador Vaticanono mundo"

Roma, 14 mai (RV) - O papa "é o primeiro embaixador vaticano no mundo": foi o que disse o secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Segundo ele, a "vocação" da Santa Sé à diplomacia vem de tempos longínquos e hoje é mantida viva precisamente por aquele que pode ser considerado o primeiro verdadeiro "agente diplomático": o papa, que, "com a sua palavra, as suas viagens e os seus apelos, é o primeiro embaixador vaticano no mundo".

Dom Mamberti inaugurou ontem na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, a segunda edição do curso sobre a diplomacia da Santa Sé, desta vez dedicado aos diplomatas africanos, organizado pela Universidade Gregoriana e pelo Instituto Internacional Jacques Maritain.

O curso deste ano está obtendo o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, da qual tomaram parte embaixadores do Mediterrâneo e do Oriente Médio.

"O sucesso da ação diplomática pontifícia é testemunhado pela atenção com a qual cada vez mais pessoas no mundo vêem o papa como ator de paz, sobretudo quando eleva sua voz para recordar as exigências do bem comum, o respeito da pessoa humana e dos direitos civis", observou Dom Mamberti.
...
Fonte - Radio Vaticano

Que mês é este?

Este mês de maio de 2008 está difícil para a humanidade. Ocorreu o ciclone em Mianmar. Estimam a morte de mais de 34 mil pessoas, e outras 27 mil desaparecidas. Imagine aquelas pessoas que vivem lá, ainda sob um regime revolucionário cruel! Como suportam tragédia de tais dimensões? E eles são pobres, já vivem sofrendo, e agora acontecendo isso tudo!!!

E na China, um terremoto bastante forte, que por hora já somou a morte de mais de 13 mil pessoas. Porém, o número pode aumentar muito, infelizmente. Lá onde foi o epicentro do terremoto, também é uma região pobre. Mais sofrimento e muita dor. Gente sem esperança de futuro.

E na Índia, para variar, uma série de atentados a bomba praticamente simultâneos em vários pontos da cidade turística de Jaipur, deixou pelo menos 80 mortos e 200 feridos nesta terça-feira, dia 13.

O mês de maio está sendo de mortes trágicas. O mundo está assustado. E o mês ainda está recém chegando a metade. Será que o restante dele será diferente? Vamos aguardar. Espera-se que sim.

Uma coisa é certa: está na hora de JESUS voltar. Aqui está muito sofrido, para milhões de pessoas.

Sikberto R. Marks
2008-05-14

Fonte - Cristo Voltará

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Nas crises morais, Igreja é mestra e sobretudo mãe, explica Papa

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 13 de maio de 2008 (ZENIT.org).- Nos momentos de crise moral, a Igreja não é só mestra, mas também e antes de tudo mãe, explica Bento XVI.

O Papa fez sua observação ao analisar no sábado passado a difícil situação que a Hungria está atravessando ao receber seus bispos por ocasião da qüinqüenal visita "ad limina apostolorum".

Infelizmente, o longo período do regime comunista marcou profundamente a população húngara e ainda se notam as conseqüências: em particular, constata-se em muitos uma certa dificuldade para confiar nos demais, típica de quem viveu durante muito tempo em um clima de suspeita», constatou o Papa.

O sentido de insegurança se acentuou também por causa da difícil conjuntura econômica, que um consumismo desconsiderado não ajuda a melhorar, continuou dizendo.

As pessoas, declarou, inclusive os católicos, ressentem em geral essa ‘fraqueza’ de pensamento e de vontade que é sumamente comum em nossos dias.

Como conseqüência, disse, hoje é difícil conseguir um sério aprofundamento teológico e espiritual, pois com freqüência falta a preparação intelectual, por um lado, e por outro, a referência objetiva às verdades da fé.

Neste contexto, assegurou, a Igreja tem de ser certamente mestra, mas mostrando-se sempre e antes de tudo mãe, por favorecer o crescimento da recíproca confiança e da promoção da esperança.

Com este espírito, o Papa alentou os bispos a apoiar as famílias, assim como a educação dos jovens.

Fonte: Zenit

Nota Ainda resta uma esperança: Precisamos urgentemente abrir nossos olhos diante de tanta informação que tem sido divulgado no cenário mundial. Não podemos continuar vivendo neste mundo como se nada estivesse acontecendo. Declaração como esta do Papa Bento XVI é bem clara quando ele considera a Igreja Católica como Mãe para resolver os conflitos morais, e por que não dizer também que é Mãe quando chegar a hora de tomar uma decisão contra o Aquecimento Global, diante de tantos desastres naturais como o que aconteceram este mês (Maio/2008). Apocalipse 17:5.

Relatório da Montanha de Ferro

"Em 1963, uma comissão de alto nível - integrada por quinze eminentes pesquisadores, selecionados por seu alto saber e ilibada reputação - começou a reunir-se no local denominado Montanha de Ferro, perto de Nova York, por convocação provável do governo americano, para analisar, realística e objetivamente, as conseqüências que advirão para a humanidade se, e quando, for adotado universalmente um sistema permanente de paz.

"Após três anos e meio de estudos profundos e de sérias investigações sócio-científicas, o grupo deu por encerrados os trabalhos e emitiu unânime e sigiloso parecer, segundo o qual a paz definitiva, além de provavelmente inatingível, não seria útil à sociedade humana, cuja estabilidade - pelo menos no estágio atual - não pode prescindir da guerra.

"A Paz Indesejável (Original: Report from Iron Mountain, 1969) é o surpreendente e chocante relatório da comissão da Montanha de Ferro tornando ostensivo - sem qualquer corte - pela indiscrição de um de seus membros. Foi acrescido de material introdutivo explicativo, preparado pelo jornalista do The New Yorker, Leonard C. Lewin..." (Apresentação do livro)

"Leonard C. Lewin apresenta o livro como um verdadeiro furo. Uma vez, em agosto de 1963, um cientista social o procurou para lhe passar as conclusões do estudo feito por uma comissão da mais alta importância, convocada por Washington, para determnar, realística e precisamente, a natureza dos problemas que os Estados Unidos teriam de enfrentar se, e quando, o mundo atingir uma condição de paz permanente.

"As conclusões do relatório da comissão foram tão chocantes, que a própria comissão resolveu não as publicar. Em síntese, o relatório legitima a guerra... Este livro foi considerado pela maioria dos críticos, uma obra tão interessante, mas tão fictícia...

"E há ainda um depoimento impressionante. Trata-se do que disse a professora de sociologia da Universidade Estadual da Pensilvânia, Jessie Bernard: 'Antes de comentar este relatório, gostaria de corrigir um rumor errôneo. Na página 21, o autor declara que não havia mulheres na comissão. Acontece que fui membro do Grupo. Mas minhas contribuições eram tão contrárias ao tom das discussões... que, por consenso, me pareceu melhor pular fora'". (Nota do tradutor Luiz Orlando Carneiro).

Partes do relatório:
...
"A possibilidade da guerra fornece o senso de necessidade externa, sem o qual nenhum governo pode permanecer longamente no poder... A organização de uma sociedade para a possibilidade da guerra é seu principal estabilizador político" (p. 69).

"Em geral, o sistema de guerra dá a motivação básica para a organização social primária. Desta forma, ele reflete no nível social os incentivos do comportamento individual humano. O mais importante deles, para propósitos sociais, é o argumento psicológico individual para submissão a uma sociedade e a seus valores. A submissão requer uma causa; uma causa requer um inimigo" (p. 73).

"Um substitutivo viável para a guerra como sistema social não pode ser uma mera charada simbólica. Ele deve envolver um risco real de destruição pessoal real, numa escala compatível com a envergadura e a complexidade dos modernos sistemas sociais. Credibilidade é a chave... a menos que forneça uma ameaça crível de vida e morte, não satisfará a função socialmente organizadora da guerra. A existência de uma ameaça externa aceita é, assim, essencial à coesão social, bem como à aceitação da autoridade política" (p. 76).

"A guerra é a principal força motivadora do desenvolvimento da ciência, em qualquer nível, desde o abstratamente conceitual ao estritamente tecnológico... Todas as descobertas importantes sobre o mundo natural foram inspiradas por necessidades militares, reais ou imaginárias, de suas épocas... Começando com o desenvolvimento do ferro e do aço, passando pelas descobertas das leis do movimento e da termodinâmica, à era da partícula atômica, do polímero sintético, e da cápsula espacial, nenhum progresso científico importante deixou de ser, pelo menos indiretamente, iniciado com uma exigência implícita de armamento" (p. 82).

"O projeto espacial mais ambicioso e fora da realidade não pode, por si só, gerar uma ameaça externa crível. Argumenta-se, fervorosamente, que uma tal ameaça poderia se constituir na última e melhor esperança de paz, unindo a humanidade contra o perigo de destruição por criaturas de outros planetas, ou do espaço sideral. Foram propostas experiências para testar a credibilidade de uma ameaça de invasão extraterrena; é possível que alguns dos mais inexplicáveis incidentes com discos voadores, nos últimos anos, sejam de fato experiências primárias desse tipo" (p. 95).

"Um substitutivo político efetivo da guerra exigiria inimigos substitutivos... Pode ser, por exemplo, que a brutal poluição do meio-ambiente possa eventualmente substituir a possibilidade de destruição em massa, através de armas nucleares, como a principal ameaça aparente à sobrevivência das espécies" (p. 96). [Minuto Profético: Será que qualquer semelhança com o "aquecimento global" é mera coincidência?]

"Um substitutivo de qualidade e magnitude críveis, deve ser encontrado, se uma transição para a paz é possível sem desintegração social. É mais provável, a nosso ver, que uma ameça tenha de ser inventada ao invés de ser criada a partir de condições desconhecidas" (p. 96, 97).

"É inteiramente possível que o desenvolvimento de uma forma sofisticada de escravidão possa ser um pré-requisito absoluto para o controle social, num mundo de paz" (p. 99).

NOTA: É impossível terminar a leitura deste relatório e não se lembrar dos dias de Noé: "Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração" (Gn 6:5). "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem" (Mt 24:37). O tipo de "paz" que o mundo vai tentar construir em lugar do sistema de "guerra" será sem a presença e os ensinamentos do Príncipe da paz - Jesus Cristo. Por isso que a profecia adverte: "Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição" (1Ts 5:3). As notícias atuais ("Aquecimento global", "Ovnis", "terrorismo") refletem as recomendações deste relatório na prática, e demonstram que a Volta de Cristo está mais perto do que nunca... Quem viver verá!! "Já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos" (Rm 13:11).

Fonte - Minuto Profético

Laicismo e liberdade religiosa

...
Apesar de este governo querer dar um sinal de efectiva separação de poderes, ao alterar a lei do protocolo de Estado, continuamos a observar coisas inexplicáveis:

1. A constituição de turmas de alunos de formação religiosa, nas escolas públicas, é facilitada no caso católico, pois as exigências para a sua formação são menores do que para as outras confissões.

2. Nalgumas escolas pode-se falar mesmo em boicote, que só é ultrapassado depois de apresentada queixa a quem de direito (há funcionários administrativos que chegam a esconder os materiais de divulgação e a sonegar informação aos alunos e seus pais, no caso de outras confissões!).

3. Tente descobrir quantos capelães não-católicos existem em Portugal, nos hospitais, nos corpos de bombeiros, ou nas forças armadas, mesmo quando os respectivos regulamentos o permitem?

4. Quantas vezes as instituições públicas (do poder central ao local) convidam um líder religioso não-católico para eventos por si promovidos?

5. Quantas vezes os meios de comunicação social dão voz às minorias, na exacta medida em que a dão aos representantes da igreja católica? Falo de programas de televisão e rádio, ou de mensagens de Páscoa ou Natal em jornais não-religiosos, apenas como exemplo.

6. A “distracção” é tanta que os músicos militares portugueses são obrigados a participar em cerimónias religiosas católicas (não-oficiais), como, por exemplo, na procissão da Senhora da Saúde, recentemente ocorrida em Lisboa. Com origem no culto à Senhora da Saúde, padroeira dos artilheiros, a procissão é uma das festividades organizadas pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e de São Sebastião. Trata-se, portanto, de uma cerimónia religiosa, à qual os militares convocados estão obrigados a participar, mesmo sendo de outra arma, e não sendo católicos nem devotos da santa.

7. Mas o problema é mais grave. Mesmo no mundo do desporto sabemos de casos como o de um treinador de futebol da Primeira Liga que obrigou, repito, obrigou todo o grupo de trabalho a ir em peregrinação a um santuário mariano. Jogadores evangélicos questionaram o mister na altura, mas ele fez questão de reafirmar que era obrigatório e para todos os jogadores. Ou seja, no maior dos desplantes e desrespeito pela fé e liberdade de cada um.
...
A verdade, porém, é que, afinal de contas, não se pode afirmar que o estado português seja laico, nem que exista verdadeira liberdade religiosa em Portugal, o que pressuporia igualdade de tratamento.

Fonte - Setúbal na Rede

Nota DDP:
Qualquer semelhança com outras realidades mundiais, não é mera coincidência.

Até domingo à tarde...?

...
Alguns sectores da Igreja católica surpreenderam ao tomar uma posição negativa em face da possibilidade dos hipermercados abrirem aos Domingos à tarde. Tal atitude surpreendeu-me e conduziu-me a um conjunto de questões que convosco partilho:

1) porque é que o problema está no Domingo à tarde e não em todo o dia de Domingo? Afinal, biblicamente, há um dia semanal, para nós, o Domingo, que é consagrado ao descanso dos que trabalham.

2) Porque é que só os trabalhadores dos hipermercados devem ser defendidos?

3) Porque é que os trabalhadores de outros negócios são votados ao esquecimento destes defensores de Domingo à tarde, como por exemplo os dos Centros Comerciais?

4) Porque é que se esquecem os locais de lazer e divertimento, onde milhares de trabalhadores trabalham por turnos e sem condições de encontro com as suas famílias, para que outros se divirtam, afinal na fruição de um serviço sem sentido de indispensabilidade para a vida humana, nem de saciedade de naturais necessidades?

5) Porque é que os jornais, as televisões, as rádios emitem aos Domingos, mantendo agarrados às câmeras, aos microfones, às luzes, às mesas de ‘régie’ e aos computadores centenas de trabalhadores?

6) Porque é que os trabalhadores dos supermercados ou lojas de conveniência são esquecidos quando estão abertos ao Domingo, os primeiros até às 20:30 e os segundos até às 23:00 ou mais?

7) O que é que verdadeiramente distingue um supermercado de um hipermercado? O tamanho? A concorrência? Os preços? Alguma outra característica teológica?

8) Porque é que o direito à reunião dos trabalhadores dos hipermercados deve prevalecer sobre o direito dos outros à reunião com as suas famílias, à hora de jantar nos regulares dias de semana, quando muitas das famílias têm de fazer as compras da semana, ou mês, no final de um dos dias dos seus extensos horários de trabalho?

9) Porque é que durante uma parte do ano, os Hipermercados, estando abertos há anos aos Domingos à tarde, não sofreram contestação por parte destes mesmos sectores?

10) Porque é que se Deus nos criou como criaturas a quem nos foi facultada a escolha e se desde sempre decidimos (até Adão decidiu!), porque é que não deveremos poder escolher entre trabalhar ou não trabalhar ao Domingo à tarde?

11) Porque é que os que acreditam que o Domingo à tarde é para reunião familiar e não para compras ou não tarefas, não deixam simplesmente de consumir ao Domingo à tarde para levar os Hipermercados à conclusão que é economicamente desastrosa a abertura destas grandes superfícies aos Domingos à tarde?
...
Fonte - Diario Econômico

Nota DDP:
É fato que o articulista pende à conclusão de que cada um deveria fazer o que achasse melhor, o que logicamente seria uma utopia. A tendência clara, neste mister, é todos acharem interessante parar no domingo.

A cura da ferida de morte

NEW HAVEN, segunda-feira, 12 de maio de 2008 (ZENIT.org).- Uma pesquisa dos Cavaleiros de Colombo revela que os católicos americanos compreendem melhor o ensinamento da Igreja, têm uma impressão mais positiva do Papa e é mais provável que se apresentem para votar, após a visita de Bento XVI aos Estados Unidos.

Os dados recolhidos pelo Instituto de Opinião Pública do Colégio Marista, publicados em 9 de maio, revelam que a viagem do Santo Padre em abril teve uma clara influência nos católicos praticantes e não-praticantes.

Por exemplo, a proporção de católicos praticantes que descrevem positivamente Bento XVI como um líder espiritual passou de 70%, antes da visita, a 82% depois, um aumento de 12%. Entre os não praticantes, a proporção foi de 62% antes da visita e 79% depois, um aumento de 17%.

Uma maioria de católicos, 54%, disse que se sentia mais próximo de seus valores espirituais como resultado da visita do Papa; 41% disse que era mais provável que votasse nas eleições de novembro; 64% dos católicos disse que tinha uma melhor compreensão da postura da Igreja Católica em temas importantes, como resultado da viagem.

E 88% dos católicos praticantes, 73% dos católicos não-praticantes dizem que a viagem respondeu ou excedeu suas expectativas. E mais de 70% dos católicos têm uma visão mais positiva da Igreja como resultado da visita, incluindo 82% dos católicos praticantes e 56% dos católicos não-praticantes.

A metade dos entrevistados diz que é mais provável que façam que a família tome maior parte em suas vidas, enquanto 40% diz que é mais provável que cheguem a ser mais ativos em sua comunidade ou igreja.

O cavaleiro supremo Carl Anderson disse que os resultados da pesquisa «mostram claramente que o Papa Bento se apresentou aos católicos dos Estados Unidos como uma grande oportunidade. Os americanos são um povo religioso e responderam muito positivamente à mensagem de fé, esperança e amor que o Santo Padre difundiu ao longo de sua visita. É o momento de que todos nós na comunidade católica atravessemos a porta que nos abriu e trabalhemos para construir a civilização do amor».

O Instituto de Opinião Pública do Colégio Marista entrevistou 1.013 adultos de todo o país e os resultados da pesquisa publicada em 9 de maio são estatisticamente significativos a aproximadamente 4,4%. Todas as pesquisas foram feitas entre 22 e 29 de abril de 2008, imediatamente depois do retorno do Papa a Roma.

Fonte - Zenit

Pólo Norte pode ficar sem gelo em 2008

O pólo Norte pode ficar sem gelo neste verão. E, se a previsão de pesquisadores se concretizar, o prazo dado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), que projetava a situação para o final deste século, será antecipado em várias décadas.

Para o Centro Nacional de Gelo e Neve dos EUA, a hipótese de o pólo Norte ter todo o seu gelo marinho derretido neste ano é "perfeitamente possível". Segundo o pesquisador Mark Serreze, tudo depende do padrão de clima. "Um padrão quente, como o que tivemos no verão passado, irá aumentar as chances. Um padrão mais frio irá ajudar a manter a cobertura de gelo no pólo Norte", disse.

Cientistas do Japão também alertam que o gelo do Ártico está derretendo rapidamente. A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial afirma que a área coberta por placas de gelo no oceano pode encolher neste verão e se tornar a menor desde 1978, quando a observação por satélites começou.

Parte do gelo marinho derrete todo meio de ano (no verão setentrional), para recongelar depois. No entanto, sob a influência do aquecimento global, a porção que derrete é cada vez maior, e a que recongela, cada vez menor.

Em setembro do ano passado, a capa de gelo marinho do Ártico quebrou todos os recordes e encolheu mais de 1 milhão de km2 (ou quatro vezes a área do Piauí) em relação ao valor mínimo registrado anteriormente. Com isso, foi aberta pela primeira vez a Passagem Noroeste, almejada rota marítima entre Europa e Ásia por onde até então não era possível passar. Para Serreze, essa abertura pode ocorrer novamente, "mas ninguém realmente sabe".

"É uma aposta certa, entretanto, que com o passar das décadas ficará cada vez mais aberta."

Segundo o estudo dos EUA, a média de extensão de gelo em abril de 2008, período da primavera, não foi a mais baixa dos últimos tempos, mas está abaixo da média para este mês entre os anos de 1979 e 2000.

A situação atual é preocupante porque, embora haja mais gelo do que em 2007, o declínio tem sido muito rápido --a taxa de redução de gelo no mês passado foi de 6.000 km2 (equivale à perda do território do Distrito Federal) ao dia.

Parte da explicação, segundo o centro americano, é o calor que marcou abril no oceano Ártico e adjacências. Em algumas áreas, as temperaturas ficaram 5ºC acima da média.

Outro problema é que a cobertura de gelo nesta primavera tem uma proporção elevada de gelo fino, com um ano de idade. Cerca de 30% do gelo com um ano sobrevive ao verão, contra 75% do gelo mais velho. Para evitar bater o recorde de 2007, mais de 50% do gelo com apenas um ano teria de sobreviver. Isso, porém, só ocorreu uma vez nos últimos 25 anos, em 1996.

As projeções do Centro Nacional de Gelo e Neve não são animadoras. Em setembro passado, havia 4,28 milhões de km2 de gelo. Ao aplicar as taxas médias para as condições atuais, no final deste verão haverá 3,59 milhões de km2. Se as taxas forem como as de 2007, restarão 2,22 milhões de km2.

Fonte - BOL

Até quando?

El siglo XXI comenzó infundiendo aliento y esperanza. Se recordó que el inicio del siglo XX, también lleno de esperanzas y buenos augurios. Pero la realidad es que conllevó dos guerras mundiales y muchas desgracias más.

El siglo XXI, ha dado sus primeros pasos, 8 años que sirven de prólogo e introducción, y ¡qué prólogo!

Hagamos un repaso del inicio del siglo:

2003:
Terremoto en Irán en Diciembre de 2003, en la región de Bam causando más de 26.000 muertes.

2004:
Tsunami en el sudeste asiático. Terremoto en el Oceano Índico que causó la ola gigante que barrió Indonesia, Sri Lanka, India y Tailandia, dejando unos 285.000 muertos.

Huracán Jeanne en Haití, el peor de los cuatro huracanes de ese año en el Caribe. Deja 3.000 vidas segadas.

Huracán Katrina en Estados Unidos. 1.800 muertos en el país más poderoso del mundo.

2005:
Terremoto en Pakistán y la India. Dejó cerca de 87.000 muertos en la región de Cachemira.

Huracán Stan en centroamérica. Más de 1.600 muertos en Guatemala, Costa Rica, el Salvador, Honduras y México.

2007:
Terremoto en Perú, mató a casi 600 personas en Pisco y otras zonas de Perú.

2008:
Ciclón en Birmania. Al menos 100.000 muertos en Birmania.

Terremoto en China. Decenas de miles de muertos, 3 millones y medio de hogares destruidos.

Lo que no se ha conocido en muchos medios ha sido que China, antes del terremoto acababa de declarar el estado de alerta nacional:

"China declaró el estado de alerta nacional ante un brote de fiebre aftosa humana que ya costó la vida de 22 niños en dos provincias del este, mientras más de 3.000 estarían infectados con el Enterovirus 71 (EV71)." (BBC.com).

¿Hasta cuándo? Tenemos la promesa de un mundo que no será así.

Fonte - Cuenta Atras

Há um século, Ellen White escreveu: "É chegado o tempo em que haverá no mundo tristeza que nenhum bálsamo humano pode curar. O Espírito de Deus está sendo retirado. Catástrofes por mar e por terra seguem-se umas às outras em rápida sucessão. Quão freqüentemente ouvimos de terremotos e furacões, de destruição pelo fogo e inundações, com grandes perdas de vidas e propriedades!" (Profetas e Reis, p. 277).

"Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo seu poder. Destrói a seara que está a amadurar, e seguem-se fome, angústia. Comunica ao ar infecção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais freqüentes e desastrosas. A destruição será tanto sobre o homem como sobre os animais. 'A Terra pranteia e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo. ... Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna.' Is 24:4, 5" (O Grande Conflito, p. 637-639).-

Fonte - Criacionismo

terça-feira, 13 de maio de 2008

Cardeal Saraiva Martins pede diálogo entre os fiéis das três grandes religiões monoteístas

O Cardeal Saraiva Martins disse ontem em Fátima que a paz não é apenas a ausência de guerra, mas é a salvação completa, pedindo um "diálogo sincero e cooperação recíproca" entre os fiéis das três grandes religiões monoteístas. Na noite de 12 de Maio, o Cardeal português falou num "ecumenismo da oração" que evite "gestos de ódio e de violência".

Na sua homilia, D. José Saraiva Martins, defendeu que “a mensagem simples de Fátima é, pois, uma mensagem evangélica de premente actualidade. Ela chama-nos a nós cristãos a, como Maria e os três Pastorinhos, testemunhar a palavra da verdade, o Evangelho, sendo instrumentos de paz”.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP:
Outros desdobramentos em "O Papa continua buscando a unidade dos cristãos", "María, "Madre" del Ecumenismo" e outros na guia "Ecumenismo".

Número de mortos em terremoto na China chega a 10 mil

O terremoto mais forte a atingir a China nos últimos 30 anos matou pelo menos dez mil pessoas na província de Sichuan, no sudoeste da China, na segunda-feira.

De acordo com a agência de notícias oficial do país, a Xinhua, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, convocou uma reunião de emergência e ordenou a retirada das barreiras e abertura das estradas para a província antes do início da tarde desta terça-feira.
...
Fonte - BBC

O mês de maio nem acabou e já podemos chamá-lo de o mês das tragédias. Na semana passada, o mundo ficou estarrecido com a informação de que a passagem do ciclone tropical Nargis por Mianmar levou a à morte mais de 22 mil pessoas (outras 41 estão desaparecidas). Com notícias sobre as dificuldades de atender aos desabrigados ainda chegando, outra catástrofe explode nos meios de comunicação, desta vez na China. Um terremoto de 7,8 graus na escala Richter abalou o país nesta segunda-feira, matando 8.533 pessoas. As autoridades estimam que 10 mil pessoas estejam feridas.
...
O aumento da freqüência dos desastres naturais se soma aos sinais apontados pela Bíblia como indicativos da volta de Jesus. Se quiser conhecer outros desses sinais, clique aqui.

Fonte - Criacionismo
Related Posts with Thumbnails