segunda-feira, 24 de março de 2008

O Ato de Segurança Climática da América - 2007


Achei bastante interessante, lendo uma matéria sobre a influência do Ato de Segurança Climática na economia americana, com reflexos no atual quadro de desaceleração que eles estão sofrendo e que tende a se aprofundar nos próximos meses, a forma como simples notícias podem ter desdobramentos mais complexos que via de regra nos passam despercebidos.

Digo isso porque esta matéria já esteve na pauta do dia do Congresso americano, ainda que com outra ropagem e foi rejeitada.

Mas em 2007 foi novamente levantada, no America's Climate Security Act of 2007, que pretende ser um relatório sobre o aquecimento global e que está em trâmite no Senado americano para redução de gases relativos ao efeito estufa naquele país.

Entre seus idealizadores está o Senador Joe Lieberman, judeu ortodoxo, que inclusive chegou a separar-se de sua primeira esposa com base no nível de observância de preceitos religiosos. Ficou famoso durante sua campanha pela observância do Shabbat, no entanto, deixa bem claro que "não segue os estritos códigos ortodoxos", a despeito de haver voltado seus interesses par o judaísmo de forma mais clara após a morte de sua avó, uma imigrante extremamente religiosa.

Por outro lado, quando do passamento de sua mãe, poucos meses antes da propositura do Security Act, ficou consignado no site do próprio Senador a seguinte afirmativa que desta procedeu:

"Eu gostaria que todo o mundo pudesse apreciar a paz do Shabbat. Se mais pessoas participassem do Shabbat, haveria mais paz no mundo."

De fato Mrs. Lieberman estava coberta de razão, no entato, é necessário considerar que o Senador Lieberman, a despeito de suas raízes e da fé que professa, é partidário do Sábado "user-friendly", como gosta de afirmar o Prof. Azenilto Brito.

Ele realmente não fez campanhas nos dias de Sábado, mas não vê problema em proceder outras atividades profissionais exigidas pelos cargos que ocupa e que estejam relacionadas com o que ele chama de "bem estar dos seres humanos", o que inclusive foi recebido com simpatia por exemplo do judaísmo reformado do Texas.

Faço tais considerações para construir uma linha de raciocínio sobre a possibilidade cada vez mais presente de primeiramente ser utilizada a questão do aquecimento global como instrumento de manobra para imposição de condutas em um futuro próximo e, também, para que se observe como conceitos arraigados em segmentos mais tradicionais como o judaísmo, na vertente ortodoxa inclusive, podem ser facilmente relativizados.
O projeto ainda não tem emendas e, não contempla diretamente questões ligadas à redução de gases, senão prioritariamente através do uso de fontes renováveis. De ser observado atentamente o desenrolar desta iniciativa.
Related Posts with Thumbnails