quarta-feira, 5 de março de 2008

Bento XVI destaca «papel único» do Papa na Igreja


Bento XVI falou hoje do “papel único” do Papa na Igreja, citando a figura de São Leão Magno, Papa do século V que se afirmou como uma das figuras mais importantes de sempre nesta missão.

Perante mais de seis mil peregrinos reunidos no Vaticano, para a audiência geral desta semana, o Papa falou da “responsabilidade do sucessor de Pedro”, frisando Leão Magno soube exercer esta responsabilidade “no Ocidente e no Oriente, intervindo em diversas circunstâncias com firmeza, prudência e lucidez”.

Esse Papa, assegurou, “mostrou que o exercício do primado romano foi necessário então, como é hoje, para servir eficazmente a comunhão, característica da única Igreja de Cristo”.

A questão do primado do Papa é um dos principais temas do diálogo entre as várias Igrejas Cristãs. Nenhuma contesta o primado de honra que o Bispo de Roma tem na Igreja universal, mas isto não resolve, até ao momento, a questão relativa à jurisdição desse primado – até porque as Igrejas de fundação apostólica se consideram, em muitos casos, com a mesma dignidade de Roma. Para os católicos, o primado do Papa não é apenas de honra, mas de pleno poder de governo.
...
Fonte - Ecclesia
Nota DDP:
Aos que seguirem os interesses da Santa Sé, não há dúvidas, haverão de reconhecer, ainda que implicitamente, o título que o Papa BXVI reclama: "primado de honra na igreja universal" e, consequentemente, o seu "pleno poder de governo".
Related Posts with Thumbnails