Nova pesquisa confirma que os bancos de gelo no Oeste da Antártida estão ficando mais finos em uma taxa bem mais rápida do que no último milênio. Apesar dos cientistas estarem divididos em relação à causa do derretimento, muitos sentem que ele está diretamente relacionado à mudança climática
O estrondo deve ter sido ensurdecedor no final do ano passado, quando um pedaço gigantesco de gelo finalmente se desprendeu da Geleira Pine Island na Antártida. Por quase um ano, os rangidos e estalos do rio de gelo pressagiavam o nascimento de um novo e grande iceberg. E finalmente lá estava ele -34 quilômetros de extensão e 20 quilômetros de largura, uma área quase tão grande quanto a da cidade de Nova York.
Mas por mais dramático que tenha sido o nascimento do iceberg, ele se tornou um espetáculo comum nos últimos anos. O banco de gelo gigante que se estende oceano adentro no Oeste da Antártida está se desfazendo -e as geleiras no continente, atrás do banco de gelo, estão fluindo com velocidade cada vez maior na direção do mar. A preocupação entre os cientistas está aumentando de forma igualmente rápida. Caso a taxa de degelo continue, ou acelere, muitos especialistas temem que a elevação resultante no nível do oceano poderia ser catastrófica.
...
Fonte - Deputado Aleluia