Disse Ellen White:
"Mediante os dois grandes erros - a imortalidade da alma e a santidade do domingo - Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência" (O Grande Conflito, p. 588).
Eu acompanho a série americana Stargate Atlantis que trata de expedições em planetas e mundos diferentes através de stargates (portais dimensionais). Qual foi minha surpresa ao assistir o episódio 17 da terceira temporada intitulado de Sunday?
A história gira sobre a premissa de que é instituído UM DIA OBRIGATÓRIO de descanso para os funcionários na base de Atlantis. Além disso, ocorre outra supresa: um dos personagens queridos da série vem a falecer. Depois desse evento temos a clássica cena espírita em que o personagem volta dos mortos para confortar os vivos.
O que isso tem haver com a visão de Ellen White?
Obviamente que Stargate Atlantis é uma serie de ficção. Mas toda ficção, sempre insere em seu contexto tendências e filosofias do que ocorre no mundo real.
É no mínimo curioso que Domingo e Imortalidade da Alma sejam inseridos numa série de ficção científica que deveria se preocupar com viagens intergaláticas e não com religião.
Colaboração: Alexandro Barbosa