quinta-feira, 20 de março de 2008

Mais de um bilhão de seres humanos sem acesso à água

A ONU dedica esta quinta-feira a uma Jornada Mundial da Água, cuja escassez afeta mais de um bilhão de seres humanos, situação que ficará ainda pior no futuro sob a dupla pressão do aquecimento global e da demanda exponencial da população mundial.

Neste ano a data - adiantada desta vez em dois dias por causa do final de semana de Páscoa - permite medir a ausência de progressos: hoje, um terço da humanidade (2,4 bilhões) continua a viver sem acesso a uma água de qualidade nem a simples vasos sanitários e a cada dia, 25.000 pessoas morrem em função disso, sobretudo crianças.
...
"A situação vai piorar com o aquecimento global, que acelerará os fenômenos de evaporação e do derretimento das geleiras e reduzirá ainda mais a quantidade de água disponível", explica Chevallier. "Com a pressão demográfica: não apenas a população mundial aumenta, mas também as exigências desta população com a melhoria de suas condições de vida nas grandes países emergentes".
...
Fonte - Último Segundo

Nota DDP:
Duas questões a serem observadas: a forma de utilização da "realidade" do aquecimento global e o problema real de escassez que está à nossa porta nos próximos anos.
Related Posts with Thumbnails