segunda-feira, 31 de março de 2008

A KTF Ministry e o Decreto Dominical

Em respeito a três amigos deste blog que me enviaram o mesmo material, bem como a diretiva constante da premissa deste espaço em avaliar todas as coisas e reter o que é bom, passo a considerar algumas notícias que têm se espalhado pela internet, especialmente no meio adventista, acerca da questão do decreto dominical.

A história, resumidamente, é a seguinte:

Um ministério americano de nome "Keep the Faith Ministry" conduzido pelo Pr. Hal Meyer teria recebido informações de um Pastor de nome Allen Fine acerca de reuniões havidas no final do ano passado entre lideranças cristãs e políticas tratando dentre outras questões e, no que nos interessa, de decreto dominical. O sermão original pode ser obtido aqui.

Pois bem, para não me furtar a informar aos que eventualmente acompanhem este espaço sobre o tema, além dos motivos que considerei no início deste post, gostaria de alinhar aqui alguns balisamentos que possam servir de referência para entender a questão. Algumas informações que obtive pesquisando na internet:

1) A única referência que achei sobre um Pastor de nome J. Allen Fine ligado à organização adventista foi em um obtuário de um site de nome "The Hur Herald", onde o mesmo teria conduzido o funeral de David H. Skau, missionário da Igreja Adventista na Ásia por 36 anos, segundo o informativo;

2) Mais uma vez, aparentemente, existe um Pastor de nome J. Allen Fine na Christian Coalition, como pode se verificar por referências no "The Boston Globe" acerca de sua representação em West Virgínia para aquela entidade, o que ratificaria inclusive e em tese, a citação do "The Hur Herald", que é da mesma localidade. Existe outra ainda no "The Wall Street Journal", mais uma vez ratificando a localização em West Virgínia;

3) Essa história em parte repete um texto q rodou na internet há alguns anos atrás, com alguns detalhes mais atuais, especialmente sobre as questões ligadas ao ecossistema. Ele pode ser lido originalmente no "End Time Issues";

4) A Conferência Geral negou qualquer suporte aos rumores;

A minha impressão é que a história tem um ponto alto e outro baixo:

Alto: Em muito se identifica com realidades que estamos vendo, por exemplo o apontamento por parte do Vaticano de tomar o aquecimento global como uma questão moral;
Baixo: Acho pouquíssimo provável que se permitisse a presença de um ex-pastor adventista em uma questão deste naipe.

Indagado diretamente o Pr. Hal Meyer através de email enviado pelo Prof. Azenilto Brito, este assim se manifestou em resposta:

"Caro amigo, estou trabalhando na confirmação de tanto quanto possa com respeito a essas coisas. Nós publicamos isso na boa fé de que o que o Pr. Fine nos contou era exato. Estamos esperando descobrir o máximo da verdade quanto possamos sobre isso. Muitos [me] condenaram nisso. Mas não desfaremos [o que foi feito] a menos que se confirme ser falso."

Se alguém quiser o artigo traduzido em português, mande-me um email para o endereço constante do preâmbulo deste blog e encaminharei o mesmo em formato pdf.

Enfim, como satanás trabalha entre o erro e o acerto, parece-me muito mais provável que a divulgação deste material sem maiores referências tenha efeitos mais danosos que benéficos, tendo em vista o alarde que se tem produzido e a possibilidade de, em se verificando falsa a informação, sermos alvos dos já corriqueiros ataques dos críticos dos adventistas, trazendo descrédito para a solene mensagem que temos para este tempo.

A nossa preparação pessoal e a necessidade de impulsionarmos a pregação do Evangelho deve estar calcada no nosso relacionamento com Cristo, não em notícias alarmistas de qualquer espécie, que no todo devem sim ser consideradas, mas isso à base de exercício da razão e busca de eventuais confirmações. A vinda de Cristo deve ser motivo de alegria, não de um sentimento de pavor que tomou conta de alguns adventistas nos EUA por conta da visita do Papa naquele país aliado aos dados que aqui consideramos, segundo informações que obtive.

Deus nos abençoe para assimilarmos com sabedoria este tipo de informação, para todos os fins.
Related Posts with Thumbnails