quinta-feira, 20 de março de 2008

Bil Laden adverte União Européia, EUA e o Papa


Ainda aquela questão dos cartoons na Dinamarca. Só que chamou-me a atenção um detalhe, a referência ao Papa BXVI. A notícia resumidamente [tradução livre] diz o seguinte:

Bin Laden diz que os cartoons são uma nova cruzada, no qual o Papa BXVI está envolvido. Mais do que isso, diz que ele e o Vaticano têm um papel significativo, dizendo ser isso "uma confirmação de que a guerra continua" (?), como mensagem aos sensatos da União Européia.

A mensagem coincide com o aniversário da invasão do Iraque pelos EUA, que também foi alvo de várias ameaças. Interessante que McCain, nesta mesma data, como poderá ser visto no próximo post, propõe uma aliança com a UE, inclusive acerca do terrerrorismo religioso.

"...a resposta será o que vocês verão, não o que vocês ouvem". (...the answer will be what you shall see and not what you hear.) O que seria isso? Uma mensagem cifrada? É de se observar que é voz corrente a teoria de que Bin Laden tenha sido utilizado pelos EUA na questão do 11/09, assim como o foi na queda da antiga União Soviética. Poderia ser utilizado novamente para solidificar as relações EUA-Papa-UE, isso às portas de uma visita à América?

Enfim, o que me chamou a atenção mesmo foi o envolvimento, na minha opinião gratuito do Papa na questão, o que aparenta atender à intenção de colocá-lo ao lado da UE e principalmente dos EUA, algo como um inimigo comum, tônica das questões globais daqui para frente.

Fonte - Reuters
Related Posts with Thumbnails