quinta-feira, 27 de março de 2008

A fé em Jesus, o ecumenismo e o domingo - 2



Comentei aqui, em A fé em Jesus, o ecumenismo e o domingo, como se pode nas entrelinhas buscar paradigmas que estão sendo gradualmente fixados para atenderem os interesses do Vaticano no estabelecimento do ecumenismo e do domingo como dia de guarda cristão.

Transcrevo mais algumas de suas manifestações que são importantíssimas para entendimento desta questão e que se reproduziram de ontem para hoje:

Ressurreição de Cristo é uma verdade documentada
...
O líder da Igreja Católica dedicou hoje a mensagem, que pronuncia todas as quartas, à ressurreição de Cristo após sua crucificação e morte. Além disso, ele explicou que esta "é a verdade central da fé cristã".
...
"Na Igreja tudo se compreende a partir deste grande mistério, que mudou o curso da história e que se torna atual em cada celebração eucarística", declarou.
...
Além disso, ele instou os fiéis "a afirmarem novamente esta realidade fundamental da fé, pois a adesão ao Cristo morto e ressuscitado muda a vida das pessoas e dá coragem e força ao testemunho dos crentes".


Como de costume as inferências são várias, antes do próximo texto, destaco que realmente a ressurreição de Cristo é a verdade central da fé cristã, quanto a isso nenhuma novidade, no entanto, esta declação não pode ser considerada fora do contexto em que vem inserida, porque segundo o Papa, 'ela se torna atual a cada celebração eucarística' e deve ser tomada com 'coragem e força ao testemunho dos crentes'.

Que testemunho é esse? Ora, o testemunho comun consubstanciado no domingo, como pode ser observado em "Papa diz que o mundo necessita testemunho de unidade dos cristãos, o domingo".

Caso exista alguma dúvida sobre isso, transcrevo parte da segunda notícia, no mesmo contexto, que chama a atenção:

...
Se se debilitar a fé na ressurreição de Jesus se debilita o testemunho dos fiéis", prosseguiu.
...
Bento XVI finalizou sua catequese precisando que os discípulos de Emaus reconheceram a Cristo "ao partir o pão. Também nós na Santa Eucaristia". "Podemos encontrar e conhecer o Jesus, nesta dupla mesa da Palavra e do pão e o vinho consagrado. Cada domingo a comunidade revive a Páscoa do Senhor e recolhe do Salvador seu testamento de amor e de serviço fraternal", concluiu.


Mais sobre a convocação eucarística comum e o que ela significa, aqui.

O Papa BXVI está explicitamente convocando os cristãos, de todos os segmentos a demonstrarem sua fé em Jesus, utilizando como instrumento o ecumenismo e, como testemunho visível o domingo. A cola deste quebra cabeça todo, parece-me, virá com a questão do aquecimento global, como consideramos no post anterior supra citado. A operação da verdade com erro, tônica de toda a história da Igreja Cristã, encontra-se mais uma vez em pleno movimentoe a todo vapor. Só não vê quem não quer.
Related Posts with Thumbnails