quarta-feira, 26 de março de 2008

A fé em Jesus, o ecumenismo e o domingo

Torno à baila a última afirmação colhida em entrevista sobre ecologia e cristianismo:

"A Fé em Jesus Cristo, que se definiu a Si mesmo como o “caminho, a verdade e a vida”, exige aos cristãos o esforço de se empenharem mais decididamente na construção de uma cultura humanista, inspirada no Evangelho, que reponha o património de valores e conteúdos católicos. É esta Fé que se pede aos cristãos na defesa do Ambiente, nos pequenos e grandes gestos do dia a dia..."

Transcrevo agora algumas palavras para e do Papa BXVI por ocasião da Semana Santa:

Pregador do Papa - Pe. Raniero Cantalamessa

Unidade é dom que deve ser acolhido

E convidou a constatar como, «em escala mundial», «Deus infundiu seu Espírito Santo, de modo novo e raro, sobre milhões de fiéis, aparentemente em quase todas as denominações cristãs», derramando-o «com as mesmas idênticas manifestações».

«Não é este um sinal de que o Espírito impele a reconhecer o episódio como discípulos de Cristo e a tendermos juntos à unidade?», propôs.

«Não podemos «pular etapas» em relação à doutrina, porque as diferenças existem e serão resolvidas com paciência nas sedes apropriadas». «Podemos, ao contrário, pular etapas na caridade, e estar unidos, a partir de agora» – advertiu: a via para a unidade baseada no amor «está aberta para nós», algo «extraordinário».

E «entre cristãos, amar-se significa olhar juntos na mesma direção, que é Cristo», precisou.

Fonte - Ecclesia

Papa Bento XVI

Ressurreição de Cristo é triunfo do amor

A ressurreição de Cristo é a prova de que o amor triunfou sobre o ódio, constatou Bento XVI nesta quarta-feira...

«O amor é mais forte que o ódio, venceu-o, e devemos nos associar a esta vitória do amor», acrescentou.

«Queremos redespertar em nós a viva memória do sofrimento que o Senhor padeceu por nós e nos preparar para celebrar com alegria, no próximo domingo, a verdadeira Páscoa, que o Sangue de Cristo cobriu de glória, a Páscoa na qual a Igreja celebra a Festa que é a origem de todas as festas

Fonte - Ecclesia

Como analisado no post anterior, não é cristão aquele que não se alinhar aos propósitos que vierem a ser instituídos para a defesa da natureza, sendo que estes conceitos básicos se estabelecem na Bíblia, desde a criação e na fé em Jesus.

Por sua parte, as comemorações da Semana Santa nos revelam que este alinhamento cristão se escora no ecumenismo, pela demonstração de unidade dos cristãos, ignorando inclusive as diferenças doutrinárias, para amparar-se basicamente no amor.

Este amor se revela na ressurreição de Cristo, segundo o Sumo Pontífice, dia em que se celebra a festa que dá origem à todas as festas, neste contexto, o domingo.

Como já noticiado neste blog, o Papa BXVI falará à ONU quando de sua visita nos EUA, reunir-se-á, obviamente, com o líder da nação mais poderosa do planeta e, participará de reuniões com inúmeros líderes religiosos dos mais diversos segmentos, onde o tema ecologia certamente virá à baila. A expectativa pelo "Dia do Planeta", como aventado pelo Minuto Profético, é cada vez mais real de se concretizar e, as minúcias desta preparação estão em todas as entrelinhas da história.
Related Posts with Thumbnails