domingo, 11 de julho de 2010

Estados Unidos e Europa voltam a compartilhar informação bancária

Portal CNTN, com informações do Terra, 8 de julho de 2010 às 13h46min.

O presidente Barack Obama saudou nesta quinta-feira o acordo entre seu país e a União Europeia para compartilhar informações bancárias, considerando a medida uma ferramenta chave contra o terrorismo e que fará com que os cidadãos vivam de forma mais segura.

O parlamento europeu deu seu aval nesta quinta-feira a um controvertido acordo que faz parte da luta contra o financiamento do terrorismo, e que permite à União Europeia voltar a transmitir dados bancários de seus cidadãos aos Estados Unidos.

O acordo permitirá ao Tesouro americano ter acesso novamente, a partir de 1o de agosto, aos dados financeiros de 8 mil instituições e bancos de 200 países administrados pela empresa Swift, cuja sede está em Bruxelas.

Nota Realidade em Foco:
Quando eu lei notícias relacionadas a um controle maior sobre quaisquer tipo de informações, eu fico preocupado. Embora a justificativa oficial sempre seja a de combate ao terrorismo, qual é a verdadeira razão que está por trás disso? Este compartilhamento rápido de informações pode, também, garantir que os órgãos governamentais norte-americanos e europeus tenham uma maior ingerência sobre as informações bancárias das pessoas. Já está aberto o caminho para o controle sobre outros tipos de dados. Facilita, em muito, um controle posterior sobre as crenças pessoais de cada um. Afinal de contas, se você pode saber rapidamente quanto uma pessoa movimenta no sistema financeiro, o que vai impedir de saber quais suas crenças, a qual religião está ligada, etc? Ameaça velada e sorrateira à liberdade religiosa.
Related Posts with Thumbnails