quarta-feira, 28 de julho de 2010

Prelado pede que governantes espanhóis procurem renovação ética e moral de sociedade

SANTIAGO DE COMPOSTELA, 27 Jul. 10 / 10:23 am (ACI).- O Arcebispo de Santiago da Compostela, Dom Julián Barrio, proclamou este domingo, em sua homilia na Oferenda Nacional ao Apóstolo, pelos governantes para que "tenham a fortaleza, generosidade e perseverança" na "busca do bem comum e da renovação ética e moral" da sociedade.

"Acolho sua oferenda nacional, majestade, –disse ao Rei Juan Carlos–, encomendando à intercessão do Apóstolo Santiago, a todos os povos da Espanha, da Ibero América e, de modo especial, ao povo galego para que mantenhamos uma convivência solidária não esquecendo nossas raízes", ressaltou o Arcebispo.

Além disso, o prelado ressaltou que "não há lugar para o conflito entre a lei divina e a liberdade humana" e sublinhou que "o respeito pela dignidade da pessoa" deve ser "a norma inspiradora de todo autêntico progresso social, econômico, cultural e científico".

Em resposta à Oferenda ao Apóstolo realizada pelo Rei dom Juan Carlos, Dom Julián Barrio recordou os "dois milênios de história da Igreja" para indicar que "nunca faltaram as provas aos cristãos" e assinalar que "o perigo mais grave" que afeta à instituição e o "maior dano" que sofre procede "por aquilo que polui a fé e a vida cristã de seus membros e de suas comunidades".

Em todo caso, apelou a que quando "o pessimismo" invade, não se deve "ignorar os imperativos da fé" e aproveitou para dar "graças a Deus com alegria" pela "pronta recuperação" de Sua Majestade o Rei.

Do mesmo modo, fez referência a que os desafios desta época "estão certamente por cima das capacidades humanas". "Estão os desafios históricos e sociais, e com maior razão os espirituais", expôs o Arcebispo.

Fonte - ACI Digital

Nota DDP: Bem comum e ética vinculados à observância da lei divina. Não haveria o que se assinalar, não fosse a referência a estatutos humanos, não divinos.
Related Posts with Thumbnails