sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mundo árabe experimenta onda de protestos

Depois da Tunísia e do Egito, agora é a vez do Iêmen. A onda de protestos contra os governos autoritários no mundo árabe chegou ao país nesta quinta-feira. Dezenas de milhares de pessoas convocadas pelos principais partidos da oposição se concentraram em quatro pontos da capital Sana para pedir que o presidente do país, Ali Abdullah Saleh, desista de uma nova reeleição. Abdullah Saleh está no poder no Iêmen desde 1990. “Não à reeleição, não à sucessão”, cantavam os cerca de 10.000 participantes de uma das quatro manifestações, realizada perto da Universidade do Iêmen, no centro de Sana. Os manifestantes foram convocados pelo comitê conjunto da oposição, que reúne seis formações lideradas pelo Partido da Reforma Islâmica e que engloba também vários partidos laicos, como o Partido Socialista e o Partido Baath.

As pessoas envolvidas nos protestos gritavam palavras de ordem que faziam referência à onda de manifestações nos países vizinhos. “Quem supera o limite marcado pela Constituição chega a Jidá”, gritavam alguns, em referência ao presidente deposto da Tunísia, Ben Ali, que fugiu para a cidade saudita depois de um mês de protestos. A oposição garante que os protestos serão sempre pacíficos e visam apenas criticar a manutenção de Saleh no poder.

Uma das marchas mais comentadas foi a realizada junto à casa do falecido líder do Partido da Reforma Islâmica Abdullah Bin Hussein al Ahmar, situada no centro da cidade, nas proximidades da sede do Ministério do Interior. As manifestações que começaram em dezembro e levaram à queda do presidente da Tunísia contagiaram vários países da região, como Egito e Iêmen, onde foram adotados os lemas dos manifestantes tunisianos.

(Veja.com)

Nota: Não sou profeta, nem filho de profeta, portanto não vou profetizar nada. Mas que essas manifestações me fazem lembrar da ex-União Soviética, isso me fazem. Nos anos 1980, antes da abertura da “cortina de ferro”, estudantes das profecias bíblicas ficavam confusos com a existência de duas superpotências mundiais, quando o Apocalipse fala de uma única potência, ou seja, a besta política. O cenário geopolítico não se encaixava na descrição profética. Mas a União Soviética é passado e aquele povo, submetido por anos a um regime ateísta intolerante, hoje pode cultuar a Deus livremente. Muitos cristãos se sentem preocupados com o mundo islâmico aparentemente impenetrável à pregação do evangelho. Em parte, os muçulmanos têm razão em temer o “cristianismo” ocidental, pelo menos o que eles conhecem. Ocidente cristão, para muitos adeptos do Islã, é sinônimo de paganismo e licenciosidade. Cristão, para muitos islâmicos, é aquele que bebe, fuma, vai a baladas, vive de forma desregrada e busca a Deus (ou a igreja) apenas nos fins de semana ou quando precisa dEle. Se pensarmos bem, eles têm razão no que diz respeito à maioria dos que se dizem cristãos. Quando pensam em cristianismo, alguns muçulmanos também se lembram das Cruzadas e da Inquisição. Por isso, para que o mundo islâmico tenha acesso aos preceitos cristãos e liberdade para comparar e escolher, pelo menos duas coisas são necessárias: (1) a apresentação de um cristianismo coerente, tolerante e capaz de acomodar o estilo de vida islâmico naquilo que tem em comum com a Bíblia (abstenção de alimentos impuros e de álcool, práticas consistentes de oração, estilo de vida regrado e fortemente marcado pela religião todos os dias, não apenas nos fins de semana) e (2) abertura política e promoção de liberdade de escolha, expressão e religião nos países islâmicos. É aí que vejo nesses protestos uma possível abertura para a pregação do evangelho. Segundo reportagem publicada no site da BBC Brasil, a internet (especialmente o Facebook e o Twitter) foi intensamente usada para mobilizar os manifestantes. Isso me faz pensar no poder da mídia para alcançar respeitosa e amoravelmente essas pessoas com a mensagem de Jesus. Enfim, de uma coisa eu sei: Deus ama os muçulmanos e vai operar maravilhas entre eles, como fez com a então instransponível União Soviética. Oremos por isso.[MB] 

Leia também: “‘Revolta das massas árabes é movimento latente', diz especialista”
Related Posts with Thumbnails