quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um 2011 perigoso para europeus e norte-americanos

A grande maioria das pessoas na Europa e nos Estados Unidos não têm noção clara do enorme risco de colapso dessas economias ao longo de 2011. O povo ainda enche restaurantes e lojas de departamentos e é induzido a pensar que as autoridades estão no controle. Mas nunca houve uma crise como a atual. Os bancos centrais tentam debelar o problema com injeções ainda maiores de liquidez, de dinheiro sem lastro, no organismo da economia já intoxicada por maus créditos.

Qual é a lógica desse estranho estratagema dos bancos centrais? Quem comanda essa manobra, chamada docemente de “relaxamento monetário” (ou quantitative easing, em inglês), é o Fed, o Banco Central norte-americano. Aumentar a emissão de moeda significa, em bom português, imprimir toda a quantidade de dinheiro que for preciso para, primeiro, não deixar que a economia mundial desembarque numa queda de preços em espiral (a deflação) e, em segundo lugar, não permitir que os bancos parem de conceder novos créditos para atividades produtivas, que ainda sustentam o emprego e os salários. A deflação e a depressão econômica não são perspectivas bem-vindas por nenhuma sociedade, muito menos pelos políticos, que preferem adiar decisões difíceis.

Até agora a manobra deu certo. Evitou um nível explosivo de desemprego e inquietação social, como o observado na Grande Depressão dos anos 30. A Europa tem um alto desemprego, cerca de 10% na média da região, mas longe de ser catastrófico. A inquietação é maior em alguns países, onde a capacidade dos próprios governos em lidar com seu déficit fiscal está mais comprometida. Mas lá não se nota um sentido de urgência na tomada de medidas saneadoras. Todos confiam que o grande fundo de resgate financeiro aprovado no ano passado, da ordem de US$ 750 bilhões, dê conta do desafio de refinanciar as economias mais vulneráveis. Ao final de 2010, a mídia europeia comemorava a ausência de calamidades econômicas e o comportamento razoável das Bolsas. E apontava mais recuperação dos mercados em 2011. Entretanto, o custo fiscal embutido nesse avanço momentâneo das economias norte-americana e europeia é alto demais e implicará o comprometimento definitivo da frágil saúde dos países mais endividados do Primeiro Mundo.

Quando se critica a inundação de liquidez trazida pela política de afrouxamento monetário, é porque todo o excesso de dinheiro posto em circulação passará a ser usado pelo próprio sistema financeiro para apostar contra o sucesso da política frouxa. Isso sempre ocorre assim. É como o vampiro jurando que não se aproximará do belo e alvo pescoço da mulher em seus braços. O mercado fatalmente jogará contra. Esse “beijo do vampiro” já está espelhado nos preços das matérias-primas, a começar pelos metais, como ouro e cobre, passando pelos variados produtos agrícolas e, igualmente, pelo barril do petróleo, todos elevadíssimos e em níveis muito próximos aos atingidos no ápice da folia especulativa que precedeu à quebra do banco Lehmann Brothers, em setembro de 2008.

Em 2011, três fantasmas assustarão os mercados: as finanças estaduais e o mercado de títulos municipais nos Estados Unidos, muitos dos quais estão na lista dos “prestes a pedir falência judicial”, a fim de renegociar com seus funcionários públicos e credores; o mercado de hipotecas (de novo e ainda!) tanto nos Estados Unidos como em países europeus, que enfrentará uma segunda onda de cessação de pagamentos pelos mutuários falidos; e os títulos de dívida emitidos por países que se julgavam fiscalmente equilibrados na Europa. Mas a lista de nações quebradas não para de aumentar. A China, grande credora, com medo da avalanche, antecipou-se: seu vice-primeiro-ministro, numa recente viagem à Europa, ofereceu ajuda, não se sabe a que preço político.

Contra a reversão do panorama falsamente pacificado das economias do Primeiro Mundo, os líderes mundiais só têm nos oferecido silêncio ou explicações obscuras, quando não deslavadas mentiras.

Fonte - Opinião e Notícia
Related Posts with Thumbnails