sábado, 15 de janeiro de 2011

ONU: deslizamento no RJ está entre 10 piores do mundo

O drama que assola a região serrana do Rio de Janeiro já está entre os dez piores deslizamentos do mundo nos últimos 111 anos. O número de vítimas do desastre ultrapassou o de uma tragédia na China que até então ocupava a décima posição no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU) - ainda não atualizado. Além disso, o deslizamento desta semana já é o segundo maior do mundo no último ano e o terceiro maior da década.

Os dados fazem parte do banco de estatísticas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres. A entidade com sede na Bélgica fornece os números oficiais da ONU para avaliar respostas a desastres naturais pelo mundo. Para especialistas, problemas semelhantes ao do Rio já vêm sendo registrados no Brasil há anos e as explicações estão na falta de vontade política e de investimentos.
...
Fonte - O Estado de Minas

Nota Cristo Voltará: A maior tragédia natural do Brasil. Fortes chuvas atingiram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro nos dias 11 e 12 de janeiro, e provocaram enchentes inéditas, com tremendos deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são: Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. O Inmet informa que choveu 300mm em 24 horas. O número de vítimas até o momento (são agora 16:30) é de 520 pessoas. No Rio de Janeiro um empresário viveu o pior pesadelo de sua vida, ele teve que enterrar 11 familiares. Ele está em estado de choque. O que aconteceu ali é indescritível e o que sentem as pessoas que sobreviveram é impossível de avaliar. Há tensão e medo por toda parte. Em Nova Friburgo rompeu uma caixa d’água e pessoas correram como puderam para fugir de outra avalanche. Felizmente foi só uma caixa d’água. Uma criança gritava na rua dizendo: “é o fim do mundo”. Só de ver na televisão as fotos e filmagens dá uma sensação ruim, um sentimento de impotência, e de respeito para com a natureza.

Os seres humanos abusaram da natureza, ela não tem culpa. E também que não se culpe a DEUS, pois Ele nos deu a natureza para que dela cuidássemos, não que dela só tirássemos. Constroem-se casas desde nas várzeas dos rios, à beira-mar e até nas encostas dos morros e montanhas. Amontoam-se prédios, asfaltam-se ruas e calçam-se terrenos. Nunca se pensou sobre se isso é prudente. Agora já está feito, é esperar os efeitos, e eles estão aí para se ver, e sofrer. E não só no Brasil, mas em muitos lugares do mundo. A tecnologicamente desenvolvida sociedade humana deveria ter umas aulas com os primitivos índios, para aprender como respeitar a natureza. Essas aulas deveriam ter ocorrido há uns 150 anos atrás, agora já é tarde. O ser humano está em guerra com a natureza, e ela aceitou a declaração de guerra, e está se defendendo e também atacando. Nessa tremenda luta, como em todas as guerras, morrem muitos inocentes.

Esse é o mundo, a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, porém, as condições de vida, só piorando. Para arrematar, a água nem ainda secou nessas cidades, as pessoas caminhando na lama, contudo, outros seres humanos, assaltando residências e comércios, aproveitando-se da situação para levar o que ainda sobrou.

DEUS tenha misericórdia de nós. Mesmo o ser humano sendo assim, JESUS morreu por todos nós.
Related Posts with Thumbnails