terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FMI avisa que EUA e Japão também podem ter crises de dívida

Não é só a zona euro que está vulnerável aos mercados internacionais. Os EUA e o Japão também podem vir a ter problemas de dívida, o que ameaçaria a economia mundial, avisa o FMI.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou hoje uma actualização do seu Global Financial Stability Report, onde começa por dizer que, “quase quatro anos após o início da maior crise financeira desde a Grande Depressão, a estabilidade financeira mundial não está assegurada e é preciso dar resposta a desafios políticos significativos”.

O fundo considera que a reestruturação dos balanços dos Governos, das empresas e dos bancos prossegue a passo de caracol e que o nível de endividamento é ainda muito elevado. “Os níveis elevados de dívida no sector privado em vários países deverão continuar a enfraquecer a procura interna por crédito e a capacidade de os bancos emprestarem, o que terá impacto na economia”, salienta a instituição.

A agravar o cenário, o sector bancário não conseguiu resolver as suas vulnerabilidades e tem dificuldades em financiar-se, o que deixa o sistema financeiro “frágil e altamente vulnerável à deterioração do sentimento dos mercados”.

Neste contexto, e numa Europa a braços com uma crise da dívida, há o risco de novos países serem arrastados no turbilhão. “Nos EUA, o atraso na definição de uma estratégia credível de consolidação orçamental de médio prazo pode, eventualmente, levar a um aumento das taxas de juro, o que teria efeitos colaterais nos custos de financiamento em outras economias”, salienta o FMI.

De acordo com a instituição, quanto mais tempo demorar a estabilização orçamental, mais provável é começar a assistir-se a um aumento dos juros das Obrigações do Tesouro norte-americanas, “o que teria um efeito disruptivo nos mercados financeiros internacionais e na economia mundial”.

O mesmo pode acontecer no Japão, que tem de “continuar a trabalhar para reduzir os elevados níveis de dívida e assegurar a sustentabilidade fiscal no contexto de uma população cada vez mais envelhecida”.

Mesmo durante a crise económica e financeira mundial, as taxas de juro das obrigações norte-americanas e japonesas não sofreram grandes oscilações, mantendo-se em níveis baixos. Aparentemente, a imagem de grandes potências económicas mundiais tem sido o suficiente para que os mercados desvalorizem os números do défice e da dívida, que são, em muitos casos, piores do que dos países periféricos do euro.

Nos EUA, as previsões feitas pelo FMI em Outubro apontam para que a dívida pública atinja este ano os 92,7 por cento do PIB, enquanto o défice deverá chegar aos 11 por cento. No Japão, esses números disparam para 226 por cento e para 9,6, respectivamente. Em Portugal, por exemplo, o cenário não é tão negro: a dívida pública deverá chegar este ano aos 78,9 por cento, ao passo que o défice ficará pelos 7,3 por cento ou, nas previsões do Governo, abaixo disso.

Fonte - Publico
Related Posts with Thumbnails