segunda-feira, 7 de julho de 2008

Número de famintos aumentou em 50 milhões em 2007

Roma e Bruxelas - O número de vítimas da fome no mundo aumentou em 50 milhões de pessoas em 2007, devido à alta do preço dos alimentos, declarou nesta quinta-feira o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf, em um discurso diante do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

"Os países pobres sofreram o forte impacto da alta dos preços dos alimentos e da energia", disse o diretor da FAO.

"Precisamos com urgência novas e mais sólidas alianças para enfrentar os crescentes problemas de segurança alimentar nos países pobres. Nenhuma instituição ou país será capaz de resolver sozinho a crise. Os países doadores, organizações internacionais, os governos dos países em desenvolvimento, a sociedade civil e o setor privado têm um papel importante para desempenhar na luta mundial contra a fome", destacou Diouf.

O diretor da FAO acrescentou que a crise atual "obedece a uma combinação do aumento da demanda de produtos agrícolas, o desenvolvimento econômico nos países emergentes, já que a produção se viu afetada pela mudança climática, em particular a seca e as inundações, em momentos em que as reservas de cereais - nove milhões de toneladas - estão no nível mais baixo em 30 anos".

Fonte - Jornal da Mídia
Related Posts with Thumbnails