quinta-feira, 31 de julho de 2008

Vaticano estuda hipótese de união com os anglicanos dissidentes

CIDADE DO VATICANO, 29 Jul 2008 (AFP) - O Vaticano estuda com atenção o pedido do braço dissidente da Igreja anglicana de se juntar à Igreja católica, segundo um documento revelado nesta terça-feira, num momento de crise da comunhão anglicana.

O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a doutrina da fé, guardiã do dogma católico, afirmou aos dissidentes que está estudando "com uma séria atenção" a perspectiva de uma "união", conforme estes últimos propuseram, em uma carta publicada em seu site.

Em carta enviada em 5 de julho ao primaz da Comunhão tradicional anglicana, o arcebispo australiano John Hepworth, o cardeal Levada destacou, no entanto, que "a situação dentro da comunhão anglicana em geral se tornou sensivelmente mais complexa nessas últimas semanas".

Os anglicanos tradicionais se separaram da Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação dos pastores mulheres em 1990 e reivindicam 400.000 fiéis.

Uma nova crise abala hoje a Comunhão anglicana sobre a questão da ordenação de bispos mulheres ou homossexuais declarados. Cerca de 650 bispos e arcebispos da Comunhão estão reunidos desde 16 de julho, até 4 de agosto, em Canterbury (sudeste da Inglaterra) para a Conferência de Lambeth", que acontece a cada dez anos.

Uma adesão dos dissidentes na Igreja católica possui diferentes problemas, principalmente porque o clérigo anglicano pode se casar, ao contrário dos padres católicos.

Fonte - BOL

Nota Cristo Voltará: A Comunhão Anglicana Tradicional, que tem pouco menos de meio milhão de membros, e que estão presentes na África, Austrália, no Estreito de Torres, Canadá, América Latina, Inglaterra, Irlanda, Índia, Paquistão, Japão e nos Estados Unidos, enviou pedido por carta para formar unidade corporativa com a Santa Sé. Significa união doutrinária com a Igreja Católica, mas mantendo autonomia decisória. Esse assunto está sendo estudado pelas autoridades da Igreja Católica. A carta foi envidada dia 05 de julho. Em grande parte a iniciativa foi provocada pela decisão da igreja anglicana de aceitar bispos homossexuais, a agora, da ordenação de mulheres para o sacerdócio. O pedido foi bem recebido pelo Vaticano e já houve resposta diplomática assegurando que o assunto será tratado com deferência.

Uma igreja dividida se enfraquece, e nessa condição, vai na direção que jamais deveria ir. Sinais e mais sinais da união das igrejas para a brande batalha final do Armagedon.
Related Posts with Thumbnails