quinta-feira, 31 de julho de 2008

Dois imensos blocos de gelo se desprendem de plataforma no Ártico

MONTREAL (AFP) - Dois imensos blocos de gelo, totalizando quase 20 km², se desprenderam na semana passada da maior plataforma de gelo do Ártico, informaram nesta terça-feira responsáveis canadenses.

Uma ilha de gelo flutuante de 4 a 5 km² e outra de 14 km² se formaram depois de seu desprendimento da plataforma de gelo Ward Hunt, contígua à ilha de Ellesmere, no extremo norte do Canadá, declarou à AFP Luc Desjardins, do Serviço canadense do gelo.

"A primeira teria se desprendido no dia 22 de julho, e a segunda na madrugada de 24 de julho", destacou, acrescentando que vários pedaços menores também se desprenderam da plataforma e estão à deriva.

Sua presença no Ártico não prejudica, por enquanto, a circulação marítima nestas águas, garantiu Desjardins.

Trata-se da maior ruptura de gelo no Ártico desde o desprendimento, em 2005, da "ilha de gelo Ayles", de 66 km², uma superfície equivalente à de Manhattan.

Uma equipe científica canadense realizou um vôo de reconhecimento sobre o primeiro iceberg e analisou dados de satélites, verificando o desprendimento do segundo bloco de gelo.

Cinco grandes plataformas de gelo cercam a extremidade norte da ilha de Ellesmere, das quais Ward Hunt é a mais importante, com uma superfície total de 443 km2.

As plataformas de gelo da ilha de Ellesmere, de vastas faixas de gelo espesso e ondulante que flutuam sobre o mar mas estão presas à terra, existem a cerca de 4 mil anos, segundo pesquisadores canadenses.

"Comprovamos que durante o século XX houve uma perda de 90% da superfície de gelo" na zona. "É um processo iniciado há algum tempo, mas observamos acontecimentos pontuais", disse Derek Mueller, um geógrafo especialista em Ártico da Universidade de Trent, em Ontario.

Mueller citou o caso da plataforma de gelo de Petersen, que perdeu um terço de sua superfície entre 2005 e 2007.

O desprendimento destes imensos blocos de gelo indicam um aquecimento do clima no extremo Ártico, segundo vários pesquisadores.

Fonte - Yahoo
Related Posts with Thumbnails