terça-feira, 8 de julho de 2008

Gelo marinho derrete mais cedo no Ártico

O gelo marinho está derretendo antes do normal no Ártico neste ano, segundo dados do Centro Nacional de Dados de Gelo e Neve dos EUA, e há 50% de chance de o pólo Norte ficar sem gelo no verão.

A extensão do gelo marinho no Ártico atingiu 11,4 milhões de km2 em junho --ou 0,72 milhões de km2 a menos do que a média entre 1979 e 2000 para este mês. É a terceira mais baixa já registrada. Neste ano, o gelo derreteu nos mares de Chukchi e do Leste Siberiano seis dias mais cedo que a média e 14 dias antes que em 2007.

Parte do gelo marinho derrete todo meio de ano para recongelar depois. No entanto, sob a influência do aquecimento global, a porção que derrete é cada vez maior, e a que recongela, cada vez menor.

"É muito provável que não haja cobertura no pólo Norte no final deste verão, já que o pólo está coberto apenas por uma fina camada de gelo", explicou o cientista Mark Serreze.

Segundo ele, há 50% de chance de isso ocorrer, tornando "concebível que em meados de setembro veleiros possam navegar do Alasca ao pólo Norte".

Fonte - Folha
Related Posts with Thumbnails