quinta-feira, 31 de julho de 2008

Relatório aponta "epidemia" de Aids em 33 milhões de pessoas

De acordo com dados referentes a 2007 retirados do Relatório sobre a Epidemia Global de Aids (UNAIDS), existem no mundo cerca de 33 milhões de pessoas com HIV. No ano passado houve 2.7 milhões de novas infecções e 2 milhões de mortes relacionadas a doença.

O relatório revela que as mulheres representam metade de todas as infecções pelo HIV do mundo, porcentagem que permaneceu estável nos últimos anos. Ainda de acordo com o estudo, cerca de 370 mil crianças foram infectadas pelo HIV em 2007. O número total de crianças vivendo com HIV aumentou de 1.6 milhões em 2001 para 2 milhões em 2007 e quase 90% delas vivem na África Sub-Saariana.

A porcentagem global de adultos vivendo com HIV estabilizou-se desde o ano 2000. Em quase todas as regiões fora da África Sub-Saariana, o HIV afeta na mesma proporção a usuários de drogas injetáveis do sexo masculino que são homossexuais e aos trabalhadores sexuais.

Segundo o UNAIDS, a África Sub-Saariana tem dois terços do total de pessoas vivendo com HIV no mundo. Por outro lado, o relatório aponta para um "progresso" na prevenção da transmissão materno-infantil do HIV. A porcentagem de mulheres grávidas vivendo com HIV que receberam tratamento anti-retroviral para prevenir a transmissão materno-infantil aumentou de 9% em 2004 para 33% em 2007.

O estudo também traz dados positivos em relação ao tratamento da doença. Quase 3 milhões de pessoas recebiam tratamento anti-retroviral em países de baixa e média rendas no final de 2007.

Fonte - Tudo na Hora
Related Posts with Thumbnails