quinta-feira, 24 de julho de 2008

A religiosidade no mundo

...
Em âmbito global, mais de quatro entre cada cinco jovens (85%) são religiosos, e quase metade (44%) são profundamente religiosos.

Apenas 13% não acreditam em deus ou não têm religião, de acordo com a sondagem.
...
No entanto, ele afirma que se declarar sem religião não significa necessariamente que a pessoa não tem fé. "Pode ser que, em outro momento do questionário, ao ser questionada se acredita em Deus, ela irá dizer que acredita", explica ele. "A tendência é as pessoas não terem mais problema em dizer que não têm religião, embora acreditem em Deus e cheguem a rezar nos momentos de fraqueza, perigo ou desamparo."
...
Segundo o levantamento, apenas em Israel a juventude é mais religiosa que a população adulta.
...
De acordo com Matthias Jäger, responsável pelo projeto "O Papel da Religião na Sociedade Moderna", do instituto alemão, a pesquisa "desfaz a noção de que decrescentes níveis de religiosidade são inversamente proporcionais ao progresso econômico, social e cultural".

Para o pesquisador, a principal conclusão da pesquisa é a de que "a religião desempenha um papel muito mais importante internacionalmente do que geralmente se assume de uma perspectiva ocidental e européia".

"A Europa é a exceção à regra", afirmou o pesquisador, por e-mail.

Fonte - Folha

Nota DDP:
Trocando em miúdos: A religião continua em alta.

Outro aspecto interessante a ser considerado é a influência da religião nos jovens. Não por outro motivo roma tem se empenhado profundamente em atingir esta faxia da sociedade, como se viu recentemente em Sidney, inclusive com a suspeita apresentação de uma "nova era" nas religiões.
Related Posts with Thumbnails