terça-feira, 18 de janeiro de 2011

«Testemunho da unidade» é «necessário para dar credibilidade» ao cristianismo

Beja, 18 Jan (Ecclesia) – O bispo de Beja considera que “o testemunho da unidade” dos cristãos é necessário para dar credibilidade” ao cristianismo, pois só assim é possível que ele ganhe “força” numa “sociedade agitada e submersa no materialismo”.

Na nota semanal transmitida aos microfones da Rádio Pax, D. António Vitalino defende que “o caminho de conversão à unidade” exige que os católicos se reconciliem e prestem atenção aos “irmãos” das outras Igrejas cristãs.

“Facilitar esta comunhão profunda é a missão da Igreja através dos séculos” frisa o prelado, referindo-se à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa hoje e se prolonga até 25 de Janeiro.

O tema da unidade é retomado por D. António Vitalino na referência ao Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que a Igreja Católica assinalou no último Domingo.

No entender do bispo de Beja, “a humanidade precisa de luz, de guias” e de “libertadores” que a ajudem a “descobrir a grandeza da sua dignidade”, não se resignando “perante um mundo de desigualdades gritantes, como se houvesse seres humanos de primeira, de segunda, de terceira e de muitas mais outras categorias”.

A “unidade da família humana” manifesta-se “no acolhimento e hospitalidade manifestada para com os migrantes, com especial atenção para com os estudantes estrangeiros”, sublinha D. António Vitalino.

O presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, departamento da Igreja Católica responsável pelo acompanhamento dos migrantes, também acentua o valor da “partilha e ajuda solidária para com os pobres e as vítimas de tragédias”.

Fonte - Ecumenismo
Related Posts with Thumbnails