Presidente da Aliança das Civilizações diz que Copa no Brasil reforçará diversidade
Segundo Jorge Sampaio, a diversidade de culturas e religiões, presentes no Brasil, assim como em outros países pode ficar ainda mais clara durante os eventos esportivos.
Nova York – A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e as Olimpíadas em 2016, devem ajudar a reforçar para o mundo que é possível viver em meio à diversidade. A opinião é do presidente da Aliança das Civilizações, o ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio.
A Aliança, que é gerida pelas Nações Unidas, foi idealizada pela Espanha e pela Turquia para promover mais compreensão e entendimento entre culturas e povos.
Segundo Sampaio, a diversidade de culturas e religiões, presentes no Brasil, assim como em outros países pode ficar ainda mais clara durante os eventos esportivos.
“As circunstâncias de o Brasil ter a Copa do Mundo e as Olimpíadas, espero que tudo corra bem, são também momentos de demonstração da sociedade brasileira na sua diversidade perante o mundo. Isso pode ser importante numa altura de extremismos. Mas temos muitos exemplos. A Indonésia faz o seu esforço, assim como a Malásia e a Índia para citar alguns, há outros. Mas não podemos deixar de estar com força a defender os princípios fundamentais que acabei de enunciar.”
Jorge Sampaio deve deixar a liderança da Aliança das Civilizações em dezembro deste ano. Ele permanecerá no cargo até fevereiro, durante um período de transição para o novo chefe da Aliança, o ex-embaixador do Catar, Nassir Abulaziz al-Nasser.
Fonte: http://www.africa21digital.com/culturas/ver/20029313-presidente-da-alianca-das-civilizacoes-diz-que-copa-no-brasil-reforcara-diversidade
Nota Cristo Voltará: A aliança das civilizações corre paralelamente ao Ecumenismo e ao Dialogo Inter-religioso. O objetivo é semelhante, criar uma nova civilização para o mundo de Paz e Segurança. Quem sabe, entenda.