domingo, 25 de novembro de 2012

Centro Internacional para o diálogo inter-religioso e inter-cultural Rei Abdullah Bin Abdulaziz

Na próxima segunda-feira 26 de Novembro será inaugurada em Viena o Centro Internacional para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural Rei Abdullah Bin Abdulaziz que – como diz o próprio nome – ligada à iniciativa do Rei da Arábia e tem três Estados Fundadores: o Reino da Arábia Saudita, a República da Austria e o Reino de Espanha. a Santa Sé, da sua parte, acolheu o convite de aderir na qualidade de Observador Fundador, e uma sua qualificada delegação estará presente da cerimónia.

Este centro apresenta-se como uma nova instituição com o objectivo de favorecer o diálogo entre as religiões e as culturas procurando uma compreensão e uma convivência pacífica entre os povos, que é uma urgência fundamental para a humanidade de hoje e de amanhã. Destes objectivos falou o Rei da Arábia Abdullah Bin Abdulaziz com o Santo Padre Bento XVI durante o encontro que teve lugar no Vaticano a 6 de Novembro de 2007.

É importante esclarecer que este novo centro não se qualifica como uma instituição própria do Reino da Arábia Saudita, mas como uma organização internacional independente, reconhecida pelas Nações Unidas e constituida pelos três Estados Fundadores acima citados, dois dos quais (Espanha e Austria) com antigas tradições cristãs. Trata-se assim de uma oportunidade e de um espaço de diálogo, do qual é justo procurar tirar vantagens no campo do diálogo inter-religioso com os contributos que a Santa Sé pode dar tendo em conta a sua experiência neste âmbito. O formato de Observador Fundador é, pois, o mais adequado.

Fonte: http://www.news.va/pt/news/centro-internacional-para-o-dialogo-inter-religios

Comentário Cristo Voltará: O Rei da Arábia Saudita já tomou, há alguns anos, a iniciativa de reunir as igrejas para esse tipo de diálogo, na cidade de Madrid, Espanha. Apesar de ser muçulmano, e de ser o Rei do país que abriga duas das três grandes Mesquitas no mundo (a terceira está em Jerusalém), tem-se empenhado pelo diálogo religioso e intercultural. Esse Centro Internacional é mais um passo significativo pela união das igrejas, que sabemos quais são as intenções por trás do que é oficialmente anunciado. O rei Abdullah é muito bem visto pelos cristãos, pois serve como uma espécie de elo de ligação entre cristãos e muçulmanos. Ele governa um país estável politicamente, ou seja, o seu reino não está sendo questionado por seu povo. Avançando o diálogo com os muçulmanos, as duas maiores religiões do mundo, fica mais fácil cativar o interesse de outras religiões e seitas.
Related Posts with Thumbnails