Zamboanga (RV) - Será realizada nos dias 10 e 11 de novembro em Zamboanga, na Ilha de Mindanao, a reunião anual do movimento para o diálogo inter-religioso conhecido como Silsilah. O encontro deverá debater temas como o futuro do processo de paz entre governo e extremistas muçulmanos, a formação dos líderes muçulmanos e cristãos e a luta contra a pobreza nas zonas tribais.
O missionário do Pontifício Instituto de Missões Exteriores (PIME) e fundador do movimento, Pe. Sebastiano d´Ambra, declarou à Agência Asianews que são esperadas 300 pessoas provenientes de toda a ilha de maioria muçulmana. E neste ano, pelaprimeria vez, estarão presentes membros muçulmanos e cristãos vindos de Manila, capital das Filipinas.
A reunião será ocasião para que todos os membros do Silsilah renovem seu compromisso na difusão do espírito do diálogo inter-religioso e da paz nas suas comunidades, compostas muitas vezes por feudos étnicos e religiosos.
“O nosso movimento – refere Pe. Sebastiano – se baseia na concepção de que Deus é a fonte de todo o diálogo. E o movimento Silsilah propõe uma vida de diálogo para todos, cristãos muçulmanos e tribais. Este trabalho é dirigido sobretudo aos jovens que pelas nossas iniciativas aprendem a confiança e o amor pelo outro, fazendo uma experiência de harmonia, solidariedade e paz.
O encontro deste ano será dedicado à diretora cinematográfica filipina Marilou Diaz-Abaya, membro do Silsilah e famosa em todo país por seu empenho no diálogo entre muçulmanos e cristãos. Ela faleceu no ultimo 8 de outubro vítima de um câncer.
Fonte: http://pt.radiovaticana.va/bra/articolo.asp?c=637135
Comentário Cristo Voltará: O diálogo inter-religioso tem por objetivo unir os cristãos com as outras religiões, assim como o Ecumenismo tem por objetivo unir os cristãos entre si. É a grande unidade religiosa global. O principal motivo é a obediência da futura mas breve lei que vai impor o domingo como dia a ser santificado. Reuniões e mais reuniões estão sendo realizadas, mundo afora, neste sentido.