
A capa da revista americana Bloomberg Business Week apenas diz “É o aquecimento global, estúpido!” sobre uma foto de Nova York inundada pela passagem do furacão Sandy. A reportagem mostra como alguns cientistas relacionam a força do furacão às
mudanças climáticas provocadas pela humanidade – em especial pelos próprios americanos. A frase é uma alusão ao slogan da campanha de Bill Clinton contra George Bush (pai). Na ocasião, a campanha de Clinton repetia: “É a economia, estúpido!”, para justificar a ênfase nas questões econômicas. A frase virou um bordão da política. Agora, às vésperas da eleição presidencial nos EUA, o furacão pode balançar as convicções dos eleitores. Em um ano marcado por um
recorde de calor, por secas sem igual e agora pelo furacão, os americanos
começam a aceitar a realidade das mudanças climáticas. Resta ver como isso se reflete nas urnas.
(
Época)
Nota Michelson Borges: Mais ainda: resta saber como isso se reflete na aceitação de medidas extremas para “salvar o planeta”.
Clique aqui para saber mais a respeito do ECOmenismo.