quarta-feira, 12 de junho de 2013

A síndrome do sapo: acostumando-se ao calor

Autor: Pr. Ted Wilson, presidente da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia (publicado na Adventist World, março 2013)

Conforme um conhecido relato popular, se você colocar um sapo em uma panela com água fervendo ele pulará fora. Mas, se for colocado na água morna e o fogo aumentar vagarosamente, o sapo vai se adaptar às mudanças do ambiente ajustando a temperatura do seu corpo. Somente quando estiver quase morrendo é que perceberá que a água está fervendo.

Embora essa história seja muito utilizada no contexto dos negócios, política, meio ambiente e outras áreas, tem sido aplicada também à igreja, onde confere especial significado à reação dos cristãos diante dos eventos do tempo do fim. Se você é adventista de berço como eu, sem dúvida, já ouviu falar que “haverá tempo de angústia, qual nunca houve” (Dn 12:1), o qual acorrerá pouco antes do retorno de Jesus. Talvez, quando ainda criança, você teve pesadelos sobre esse tempo e, como adulto, se preocupa se irá sobreviver.

Mas, parece que como igreja e individualmente, achamos mais fácil deixar de lado esses pensamentos sobre perseguição no tempo do fim, ocupando-nos com coisas que fazemos todos os dias, toda semana e todo o ano. À medida que as estações vêm e vão, nós, e o resto do mundo, passamos pelas fases da vida até chegar a hora de descansar na sepultura, e então, aguardar que Jesus venha nos acordar.

Hora de Acordar

Porém, creio que Jesus quer nos acordar do sono espiritual. Ele sabe que agora é o tempo de preparação para o que está prestes a acontecer. Precisa haver um renascimento na pregação adventista sobre escatologia e eventos finais, mas, sem sensacionalismo, sem olhar para uma conspiração debaixo de cada pedra.

Ainda cremos que “O ‘tempo de angústia como nunca houve’ está prestes a manifestar-se sobre nós; e necessitaremos de uma experiência que agora não possuímos, e que muitos são demasiado indolentes para obter” (O Grande Conflito, p. 622). Nós, adventistas do sétimo dia, não temos escolha a não ser esperar pela culminação deste movimento. Se tentarmos pensar nesta igreja simplesmente como uma “comunidade religiosa”, uma entre muitas, iremos, certamente, minimizar qualquer futuro cataclísmico. Por outro lado, se compreendemos que este movimento é o cumprimento de Apocalipse 12, 14 e 18, teremos uma ideia mais clara sobre o nosso chamado para retornar à verdadeira adoração a Deus. Também, entenderemos mais claramente a perseguição que acontece quando o verdadeiro culto a Deus confronta com a falsa compreensão da verdade.

Não Pode Ser Ignorado

Alguns membros creem que não devemos falar sobre certos assuntos do tempo do fim como “o tempo de angústia” e outros eventos que antecedem a segunda vinda de Cristo, porque podem gerar medo e provocar um tempo de angústia prematuro. No entanto, são esses eventos que enfatizam a razão tão importante de se ter a abençoada esperança do breve retorno de Jesus. Embora não seja saudável fixar-se no tempo do fim a ponto de ficarmos ansiosos e paralisados pelo medo, não podemos nos dar ao luxo de ignorá-lo.

As Escrituras confirmam que a perseguição no tempo do fim é inevitável, mas não devemos temer, porque o Deus que protegeu e caminhou ao lado de milhões de cristãos perseguidos por causa da fé, também irá caminhar ao nosso lado. Não sabemos que tipo de poder sobrenatural nos será concedido nesse tempo, mas sabemos que Deus prometeu que estará para sempre conosco. Ele não permitirá que sejamos provados mais do que podemos suportar (Hb 13:5; 1Co 10:13).

Preparando Agora

Os fiéis do tempo do fim devem conhecer o que as Escrituras dizem sobre esse tempo, e precisamos nos preparar diariamente, sabendo que vamos enfrentar perseguição real. Cada dia é uma oportunidade para fortalecer a fé em Deus. E, se permitirmos, Deus nos capacitará para confiarmos mais profundamente nEle.

É-nos dito que “os que agora exercem pouca fé, correm maior perigo de cair sob o poder dos enganos de Satanás e do decreto que violentará a consciência. E mesmo resistindo à prova serão imersos em uma agonia e aflição mais profundas no tempo de angústia, porque nunca adquiriram o hábito de confiar em Deus [...] Devemos nos familiarizar com Deus agora, provando as Suas promessas” (ibid.).

Seguros nas Mãos de Deus

Creio que o maior objetivo do grande conflito é aprendermos a colocar nossa segurança nas mãos de Deus, reconhecendo que o que tivermos de enfrentar não nos será solicitado além do que podemos suportar por meio do Seu poder (Fl 4:13). Não se preocupe com nada (verso 6), mas fique feliz por estar vivendo em um tempo no qual veremos a conclusão do grande cenário revelado nos livros de Daniel e Apocalipse. Vai ser maravilhoso! Ore por visão ampliada, pela habilidade de ver além do aqui e agora; concentre-se na verdade e nos princípios eternos.

Sabemos que o inimigo não vai parar de trabalhar enquanto houver um cristão que permaneça leal a Jesus. Ele fará todo o possível para nos manter distraídos aqui e agora, concentrados apenas nas honras temporárias do mundo. Ele tentará nos acalmar com a falsa sensação de segurança, determinado a demover qualquer consciência da verdade presente, qualquer evidência de que seu governo será vencido finalmente. Seu jogo é a confusão – Babel, se preferir – e ele é muito bom nisso. Se Satanás puder convencer os Adventistas do Sétimo Dia de que não haverá perseguição, terá destruído a necessidade de estarmos preparados. Os que rejeitam a validade do Espírito de Profecia porque não conseguem ver o cumprimento do que foi profetizado, ainda descobrirão que a visão de futuro apresentada ali, é absolutamente precisa. Não devemos ser enganados pela breve pausa na perseguição dos fiéis: até o furacão tem um “olho pacífico”! Mudanças Instantâneas na Vida A vida pode mudar em um momento. Reconhecemos que os desastres naturais como furações, enchentes, incêndios e terremotos afetam vidas repentinamente. Mas, os poderes humanos também.

Lembro-me de nossos irmãos em Togo que foram acusados falsamente e estão presos há um ano. No dia 15 de março de 2012, o pastor Antônio Monteiro voltou para casa após dar um estudo bíblico e encontrou à porta de sua casa, policiais que o esperavam para prender. O pastor foi despido e jogado numa cela solitária durante duas semanas antes de darem qualquer coisa para ele vestir. Bruno Amah, membro ativo da igreja, também foi falsamente acusado e preso.

Não há provas ou evidências contra eles, e quase todos reconhecem que devem ser libertados. Foram presos por acusações totalmente falsas com as quais não têm qualquer envolvimento. Quando me encontrei com eles em novembro 2012, deram um lindo testemunho sobre a obra que Deus tem permitido fazer entre os prisioneiros. Deus tem em Sua agenda quando serão libertados, e eles creem que Deus tem uma obra para que realizem enquanto estiverem na prisão. Estão lendo a Bíblia, orando, cantando, aconselhando e estudando com outros. Eles testemunham do Senhor levando paz à prisão e vivendo presos como “Josés modernos” em condições muito difíceis. Contaram-me que os prisioneiros disseram que desde que entraram ali, não há mais briga entre os presos. Nós oramos com eles e com os outros prisioneiros também. Quando voei, em liberdade, de volta para casa, não podia me esquecer daqueles preciosos irmãos, esposas e filhos. Sabemos pelo próprio Cristo que os fiéis à verdade serão acusados falsamente (Mt 5:11, 12; 1Pe 4:12, 13). Seremos colocados nas mais inusitadas circunstâncias para levarmos a verdade a quem nunca ouviu. Quer vivamos ou morramos, pertencemos ao Senhor (Rm 14:8).

Em tempo de relativa paz e prosperidade é fácil se tornar como sapo na água morna da história, apreciando o calor do ambiente, sem notar que a temperatura está se elevando lenta e mortalmente. Embora vejamos muitas atrocidades da natureza e dos seres humanos, a vida continua seguindo seu rumo, dando a ilusão de que “tudo continua como desde o princípio da criação” (2Pe 3:4).

A Profecia Bíblica Nos Diz a Verdade

Todavia, como adventistas conhecemos melhor as profecias. Elas abrem os nossos olhos e revelam a verdade, pois os livros de Daniel e Apocalipse abrem a cortina, revelando o que aconteceu no passado e o que em breve acontecerá. “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos” (Dt 29:29). Temos que saber quem somos e onde estamos no cronograma dos eventos finais. No cumprimento do grande sonho de Daniel 2, estamos no fim dos artelhos ou unhas da imagem! Se você ainda não o fez, quero encorajá-lo a retornar à crença na profecia bíblica. A liberdade que desfrutamos agora não durará indefinidamente: o inimigo e seus aliados não permitirão. Somente os que estão bem enraizados na Bíblia, no Espírito de Profecia e têm um relacionamento fervoroso com Cristo, compreenderão claramente o tempo em que vivemos.

Boas Notícias

Se você ainda não o fez, quero exortá-lo a desenvolver uma ligação forte e pessoal com o Senhor, começando hoje. Somente por meio desse relacionamento com Jesus você será capaz de enfrentar os desafios do futuro. Nem todos terão a mesma experiência, mas todos serão chamados a testemunhar de sua fé.

Não temos que esperar até o tempo de angústia para compartilhar a fé. Agora é o tempo de fazermos amizade com os vizinhos, colegas de trabalho e outras pessoas que estão em nossa vida e que não estão cientes do que o futuro lhes reserva. Dê a eles de presente o livro O Grande Conflito, ou a edição condensada, A Grande Esperança. Ore pela direção do Espírito Santo. Diga-lhes quanto esse livro significou para você. Seu testemunho agora preparará tanto você quanto eles para dias difíceis que a Bíblia diz estarem num horizonte próximo.

Related Posts with Thumbnails