Duas mortes ocorreram depois do desabamento de uma casa em Trebenice, localidade a 30 km de Praga, às margens do rio Vltava. Um homem de 82 anos se afogou em Benesov, ao sul de Praga e outras duas pessoas foram encontradas mortas no norte do país. Muitas pessoas continuam desaparecidas, informou a polícia. O primeiro-ministro do país, Petr Necas, anunciou o envio de 2.000 militares e a liberação imediata de 300 milhões de coroas (15,2 milhões de dólares) para a reparação de danos.
Na capital Praga, foram instaladas barreiras para conter as inundações ao longo do rio Vltava. Pontes e estações do metrô permaneceram fechadas e as aulas foram suspensas nesta segunda-feira, por ordem das autoridades locais. Em 2002, a capital checa sofreu com inundações históricas que deixaram 17 mortos e danos materiais avaliados em três bilhões de euros.
Na Áustria foram registradas duas mortes e centenas de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. As equipes de resgate ainda procuram dois desaparecidos. Na montanhosa região de Tirol, atingida por uma tempestade no domingo, as inundações provocaram quase 70 deslizamentos de terra e 1.500 casas estão sem energia elétrica. Um deslizamento de terra provocou o descarrilamento de um trem de carga durante a noite, mas ninguém ficou ferido.