quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Economia americana se acelera, mas dá sinais preocupantes

O PIB americano teve no terceiro trimestre o crescimento mais rápido em um ano, mas os dados mostram ainda problemas na maior economia mundial e indicam por que o Fed (banco central dos EUA) ainda não começou a desmontar os estímulos iniciados há mais de um ano.

O primeiro é que os americanos estão freando suas compras. Os gastos dos consumidores cresceram 1,5% de julho a setembro ante os três meses anteriores (na taxa anualizada), o menor aumento desde o segundo trimestre de 2011.

Essa desaceleração é um sinal de que as discussões no Congresso que, ao final, levaram ao fechamento parcial do governo por mais de duas semanas no mês passado abalaram a confiança dos consumidores.

Desconfiança em relação ao futuro da economia significa segurar gastos porque não se sabe o que vem pela frente. Para uma economia tão dependente do consumo (representa cerca de dois terços do PIB), isso é um sinal nada estimulante.

Outro sinal negativo é que os investimentos das empresas em equipamentos (não inclui o setor imobiliário) recuaram 3,7% em relação ao segundo trimestre, a segunda queda em mais de quatro anos. Ou seja, as companhias também estão reticentes em relação ao futuro da economia.

Junte-se a esse caldo o fato de que o PIB do quarto trimestre dificilmente sairá ileso do fechamento parcial do governo e fica cada vez mais provável que caberá a Janet Yellen, a provável presidente do Fed em 2014, iniciar a retirar os US$ 85 bilhões despejados mensalmente na economia americana para estimulá-la e que tanto têm afetado as moedas dos países emergentes --com o Brasil incluído nessa lista.

Related Posts with Thumbnails