São Paulo - A Microsoft está levando sua campanha anti-Google para outro patamar. A gigante lançou esta semana um anúncio em que tira sarro do Chromebook. O filme mostra uma mulher indo a uma loja de penhores para tentar vender o laptop do fabricante do Android.
O anúncio não foi feito em qualquer loja, ele se passa na Gold & Silver Pawn Shop, onde o reality show Pawn Star$ é filmado. A atração, exibida no History Channel, mostra a rotina do estabelecimento de penhores.
O filme, que foi feito exclusivamente para internet, tem "cara" de reality. A moça começa dizendo que ganhou o Chromebook da mãe e que pretende vendê-lo para comprar uma passagem e ir a Hollywood. "O que faz você pensar que ele vale isso tudo?", pergunta Rick Harrison, um dos donos da loja.
Já que o Chromebook funciona, basicamente, só se estiver conectado com a internet, Harrison ressalta que se o aparelho não está online, bem, ele é basicamente um "tijolo".
"Um PC tradicional utiliza aplicações como Office e iTunes que trabalham mesmo se você estiver offline", explica o vendedor, numa defesa clara dos produtos da empresa de Bill Gates.
E para piorar, o funcionário dá uma alfinetada maior. "E se você estiver online, o Google vai rastrear tudo que você fizer para poder vender anúncios", ironiza Rick. "O Google está sempre buscando novas maneiras de ganhar mais dinheiro com suas informações pessoais. O hardware do Chromebook só facilita isso para ele", completa.
Vale lembrar que, numa dessas ironias do destino, a campanha Scroogled da Microsoft lembra a Get a Mac, conhecida como "PC vs. Mac", que a Apple fez mirando exatamente a fabricante do Windows.
O mais interessante é que uma pesquisa encomendada pela Microsoft, reproduzida pelo AdAge, mostra que os anúncios estão conseguindo afetar a imagem do Google aos olhos dos consumidores e colocando os produtos da Microsoft em evidência. Será mesmo?
A disputa parece longe de terminar. O próprio Google já ironizou a iniciativa. Depois que a Microsoft lançou camisetas e bonés com críticas à empresa de buscas, um porta-voz da gigante das buscas disse ao site The Verge que “a concorrência no campo dos [dispositivos] 'vestíveis' está esquentando”.
Fonte - Exame