Eles tiveram uma reunião de 40 minutos de duração assistidos por dois tradutores. Schulz chegou ao Vaticano acompanhado por uma delegação de cinco pessoas, e recebeu do Pontífice um Terço e uma Medalha.
Não é a primeira vez que Schulz se encontra com o Sumo Pontífice, o parlamentar socialdemocrata visitou o papa Francisco no Vaticano em 11 de outubro de 2013, ocasião que aproveitou para pessoalmente convida-lo a visitar o Parlamento Europeu.
Por ocasião daquela visita, o parlamentar explicou à Rádio Vaticano que convidou o Papa Francisco ao Parlamento porque “hoje vivemos em um mundo globalizado no qual a União Europeia deve desempenhar um papel de estímulo para conseguir maior justiça e cooperação, e ser um instrumento para a criação de um mundo mais justo e equitativo”.
“A Santa Sé e o Papa têm um enorme impacto no debate global sobre as mudanças que necessitamos. Por isso, um homem com tal impacto e importância deve tomar a palavra naquele contexto no qual se discute o papel da Europa no mundo. Esta é a razão pela qual procurei convencê-lo para que se dirija ao Parlamento Europeu”, acrescentou.