sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Vaticano: Papa diz que «amor» é mais importante do que «apego à lei»

Francisco alertou para o perigo do exibicionismo e da hipocrisia

Cidade do Vaticano, 31 out 2014 (Ecclesia) - O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os católicos devem ter uma atitude de “amor” em vez de “apego à lei”, na sua relação com os outros.

“O caminho para ser fiel à lei, sem descurar a justiça, sem descurar o amor, é o caminho do amor para a integridade, do amor para o discernimento, do amor para a lei”, declarou, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Francisco sublinhou que este foi o caminho ensinado por Jesus, “totalmente oposto ao dos doutores da lei”, no seu tempo.

“Este caminho do amor para a justiça leva a Deus. Pelo contrário, a outra estrada, a de ser apegados apenas à lei, à letra da lei, leva a fechar-se, ao egoísmo”, advertiu.

O Papa sublinhou que a “soberba” de quem se sente justo e santo leva a um culto da aparência, em vez de uma verdadeira fé.

“Que este exemplo de proximidade de Jesus, do amor pela plenitude da lei, nos ajude a nunca cair na hipocrisia. É tão feio, um cristão hipócrita, tão feio. Que o Senhor nos livre disto”, concluiu.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Há sempre uma conotação vestida de piedade, mas negando-a, nesse tipo de dicotomia indevidamente alçada entre a lei e o amor. O discurso é bastante óbvio no sentido de que o cumprimento da lei efetivamente é derivado do amor, atacando o que se julga como 'exibicionismo e hipocrisia', no caso. Mas quem julga essa intenção, o papa?
Related Posts with Thumbnails