quinta-feira, 30 de abril de 2015

Trabalhadores de shoppings querem lojas fechadas aos domingos

Trabalhadores querem que as lojas dos shoppings em todo Espírito Santo fechem as portas aos domingos a partir de novembro deste ano, da mesma forma como feito no caso dos supermercados.

O Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicomerciários) vai negociar com os empresários do setor para viabilizar a proposta. Se a proibição for incluída, no acordo trabalhista deste ano, somente os cinemas e a praças de alimentação vão funcionar aos domingos.

De acordo com o presidente do Sindicomerciários, Jackson Andrade Silva, esta é uma reivindicação dos trabalhadores e de alguns empresários. O interesse dos patrões seria em evitar prejuízos, já que as vendas nos estabelecimentos estão abaixo do esperado, afirma o sindicalista.

“Os trabalhadores pedem isso cotidianamente. Não compensa, é cansativo e há excesso de jornada de trabalho. Lojistas de pequeno e médio porte também querem, porque eles não suportam as escalas e o custo não vale a pena por a venda ser menor”, afirmou à Rádio CBN Vitória.

Datas especiais

O presidente do Sindicomerciários acrescentou que se a proibição for aprovada, haverá algumas exceções, como por exemplo, na semana que antecede o Natal. Para o vigilante Nakle Kallas Júnior as lojas dos shoppings deveriam permanecer abertas aos domingos.

Nakle conta que para evitar o excesso de trabalho, os lojistas deveriam criar uma escala que contemplasse folgas aos domingos para os funcionários. Como vigilante, ele diz que também trabalha aos domingos durante o mês.

“Isso é um absurdo. Esse Estado é muito atrasado, fecha tudo no domingo e não podemos sair para passear com a família. Se for assim que feche tudo então, geral”, reclamou.

O presidente do Sindicomerciários destacou que se a proibição for incluída no acordo coletivo dos trabalhadores, o Espírito Santo será o único estado do Brasil onde os empregados do comércio não poderão trabalhar aos domingos.

Fonte - Gazeta Online
Related Posts with Thumbnails