quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pesquisa aponta grande popularidade do papa Francisco nos EUA

O papa Francisco, que visitará os EUA no fim de Setembro, é muito apreciado entre os americanos, embora a maioria da população não considere que a Igreja católica está no bom caminho, segundo uma pesquisa divulgada esta quinta-feira.

Dois terços dos americanos (66%) - incluindo ateus, protestantes e católicos, mulheres e homens - têm uma opinião favorável (48%) e muito favorável (18%) do papa.

Quase 20% dos americanos afirmaram não ter uma opinião formada sobre o papa Francisco, de acordo com a pesquisa da Universidade de Quinnipiac.

Como era de esperar, os católicos são os mais numerosos no apreço pelo líder da sua Igreja (87%), seguidos pelos que dizem não seguir nenhuma religião (63%) e pelos protestantes (61%).

No entanto, os americanos são menos categóricos quando questionados sobre a Igreja católica.

De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados acredita que a Igreja está no bom caminho e 21% pensam o contrário, mas 35% não tem opinião a esse respeito.

Para 70% dos católicos americanos, a instituição religiosa está bem.

A pesquisa mostra ainda que 52% dos americanos acredita que a as autoridades da Igreja católica têm uma postura próxima à dos seus fiéis nos Estados Unidos, enquanto 38% pensa o contrário.

Os homens estão divididos neste ponto: 47% (contra 57% das mulheres) considera que a Igreja católica está próxima das suas bases, mas 44% (34% das mulheres) opina que está desconectada.

Outra pesquisa, do instituto Pew, divulgada na quarta-feira, indica que os católicos dos Estados Unidos tornaram-se menos tradicionais do que se pensava, especialmente em temas como a família.

O papa Francisco tem viagem programada aos EUA para 22 de Setembro. Após uma reunião em Washington com o presidente Barack Obama no dia seguinte e um discurso no Congresso no dia 24, o pontífice viajará para Nova Iorque a 25 de Setembro e para Filadélfia no dia 27 para o Encontro Mundial das Famílias.

Fonte - Diário Digital

Nota DDP: Não somente nos EUA, mas como uma tônica notável em todo planeta, o atual pontífice vai granjeando a simpatia das forças político religiosas necessárias à implementar seus intentos.
Related Posts with Thumbnails