sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Papa Francisco nos EUA: um impulso gigantesco para o catolicismo de origem latino-americana

A visita do primeiro papa latino-americano aos Estados Unidos, neste mês de setembro, deverá impulsionar decisivamente o desenvolvimento e a influência dos latinos na Igreja católica e na sociedade norte-americana, segundo os analistas consultados pelo semanário Our Sunday Visitor.

Uma população em crescimento

Aproximadamente 40% dos 78 milhões de católicos dos Estados Unidos são de origem latina.

O professor Hoffman Ospino, do Boston College, espera que a visita de Francisco marque profundamente esta enorme parcela da população. “O papa entende quem nós somos (…) e compartilha a nossa fé; não de modo abstrato, mas com raízes na nossa cultura. E ele entende o catolicismo do jeito que ele é vivido e celebrado na América Latina”.

Diana Richardson-Vela, presidente da Associação Católica de Líderes Latinos, afirmou: “Para nós, hispanos, a mensagem dele tem especial ressonância porque ele está muito perto daquilo que nós somos. A mensagem dele é pró-vida, porque nos impulsiona ao envolvimento com a justiça e a paz, com o cuidado da família, dos pais, dos avós, dos idosos e com o serviço aos mais pobres”.

Para os especialistas entrevistados, a mensagem do papa vai “tocar profundamente”, já que muitos dos hispanos ou latinos que vivem nos Estados Unidos, mesmo tendo nascido no país e falando inglês, mantêm o espanhol como sinal de identidade.

Um ministério em expansão

Segundo o Centro de Pesquisas Aplicadas em Apostolado, 6% das missas celebradas nos Estados Unidos, tantos aos domingos quanto nos dias de semana, são em espanhol. “[O fato de que o papa fale espanhol] é um ponto de coesão, porque, em muitas partes dos Estados Unidos, a Igreja é uma comunidade bilíngue”, observou Ospino.

Cerca de 25% das paróquias no país (4.358) possuem alguma organização de ministério para os hispanos. Para Diana Richardson-Vela, isto confirma que “a fé está mudando porque a demografia está mudando”.

Fonte - Aleteia
Related Posts with Thumbnails