terça-feira, 8 de setembro de 2015

Livro missionário adventista vai abordar doutrinas bíblicas controvertidas

Brasília, DF … [ASN] O livro missionário da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, chamado Esperança Viva, para 2016 vai tratar de doutrinas bíblicas consideradas, de maneira geral pela sociedade, como controvertidas. São abordagens a respeito da guarda do sábado, estado dos mortos, teologia da prosperidade, criacionismo X evolucionismo, uso de línguas estranhas em cultos religiosos, entre outras temáticas. O autor é o conhecido pastor adventista, Ivan Saraiva, apresentador dos programas Está Escrito e Está Escrito Adoração, veiculados semanalmente pela TV Novo Tempo. Saraiva nasceu em Curitiba e se formou em Teologia e Pedagogia. Trabalhou, em seu ministério, no Paraná e Mato Grosso do Sul. Desde março de 2011 está na Rede Novo Tempo de Comunicação e é bastante conhecido por suas pregações em vários países. É casado com a Luciana. O casal tem dois filhos: Gabriel e Sofia. A Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) conversou com Ivan Saraiva sobre o livro.

ASN – Qual é o grande objetivo desse livro? O que se quer alcançar com essa publicação?
Ivan Saraiva – O objetivo desse livro é alcançar pessoas que não acreditam mais em igrejas e, por consequência, no próprio evangelho. Esse fenômeno pós moderno se dá, sobretudo, por dois fatores: pela superficialidade do conhecimento bíblico e pelo alto índice de rejeição ao evangelho vulgar e descontextualizado que encontramos nos veículos de comunicação. Por isso, a intenção é mostrar que a Bíblia também não concorda e não aceita qualquer outro evangelho além do que o que ela mesmo apresenta. Ao nos posicionarmos claramente ao lado da Bíblia fazemos o contraponto natural a tudo que afasta as pessoas de Jesus e do evangelho eterno. À medida que esse livro for sendo lido, milhares de pessoas descobrirão que existe uma igreja bíblica que também não concorda com muita coisa que é tida por verdade.

ASN – As doutrinas que costumam diferenciar os adventistas são, na verdade, todas fundamentadas na Bíblia, certo? Por que você acredita que exista, às vezes, controvérsia com outras igrejas por conta dessas doutrinas?
Ivan – A verdade é que vivemos uma crise dentro do cristianismo. Depois de esconder a Bíblia sem sucesso e depois de tentar destruí-la Satanás tenta, hoje em dia, confundir as pessoas. São mais de 40 mil denominações cristãs. Cada uma delas diz ter a verdade Bíblica, mas ensinam coisas excludentes e antagônicas entre si. Achar a verdade ficou muito difícil. Criaram-se igrejas por todos os motivos e com as mais diferentes interpretações bíblicas. É hora de voltarmos ao evangelho e redescobrirmos o cristianismo puro em sua teologia e doutrina.

ASN – Hoje se fala no mundo cristão acerca da importância de se compreender o amor e a graça de Deus, mas é comum se dar pouca atenção para crenças específicas. Para você, qual é a importância da doutrina de uma igreja?
Ivan – Apresentar a graça e o amor de Deus é o fundamento da maioria das igrejas cristãs. Mas uma casa não é feita apenas de seus fundamentos. Como a palavra indica, sem dúvida, é fundamental. No entanto precisamos de paredes, teto, isolamento, encanamento, fiação etc. As doutrinas, que alguns querem rotular como periféricas, são também fundamentais para a construção de um caráter semelhante ao de Jesus e precisam estar presentes na nossa vida. Definir nossa crença é estabelecer nosso DNA espiritual.

ASN – Como foi o processo de produção do livro? Levou quanto tempo para escrever? O que mais lhe chamou a atenção na pesquisa feita para abordar os temas?
Ivan – O livro foi escrito com muito carinho, oração e pesquisa minuciosa. Tive a alegria de ter como editor o pastor Vanderlei Dorneles, uma homem hábil na arte de escrever que clarificou ainda mais minhas ideias e argumentos. Para a redação do material eu me isolava pela manhã cedo e voltava para casa tarde da noite. Depois de semanas gastas em alto nível de concentração e produtividade, vi o livro tomar sua forma e suas digitais. Cada capítulo é independente e escrito especificamente para a mente crítica e racional de nossos dias. O leitor logo perceberá que se trata de um livro cheio de apologia a verdade e que em sua contundência levará muitas pessoas a pesquisas mais profundas da Bíblia.

ASN – Um recado especial para os milhões de leitores, já que a tiragem inicial do livro deverá ser de 18 milhões de exemplares.
Ivan – Meu recado para o leitor é: amigo, antes de distribuir o livro leia-o. Você terá alegria e prazer em oferecer esse livro que apresenta as verdades do cristianismo de maneira clara e transparente. Um livro sem rodeios, contemporâneo. Aqueles que assistem o programa Está Escrito ou me ouvem em A voz da Profecia sabem o quanto tenho me esforçado para apresentar a verdade com muito respeito e amor. Esse livro levará muitas pessoas a uma libertação de crença sem precedentes. Vamos juntos pregar o evangelho.

Fonte - Adventistas.org
Related Posts with Thumbnails