Após a discussão do tema na Croácia, o avanço é sensível em outros países.
Argentina:
Descanso dominical, tema proibido na agenda dos supermercados
Promotora da iniciativa pelo descanso dominical busca adesões na cidade
México:
Para quê o descanso?
Chile
Iniciada discussão de projeto que estabelece o descanso dominical obrigatório no comércio
Como se vê o tema parece tomar corpo, vide o post anterior sobre as blue laws.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Novamente as "blue laws"
Recentemente foi veiculada notícia acerca do banimento das chamadas "blue laws" localmente no Colorado, EUA. Quando li esta matéria, fiquei pensando em como isso se alinharia à imposição de leis dominicais naquele país, uma vez que o fato era obviamente contrário a esta possibilidade.
Neste fim de semana recebi uma enorme leva de matérias tratando do tema, por exemplo:
Tempo de Indiana repelir suas blue laws
Domingos ainda regulados por blue laws
Essas laws fazem-me blue
Poderia citar outras, mas estas são suficientes para demonstrar que o assunto está em pauta, assim como já esteve a questão dos monumentos alusivos aos Dez Mandamentos em órgãos públicos nos EUA.
O Estado de Connecticut parece ser o próximo neste processo de discussão das "blue laws". Seria possível a discussão de banimento deste conceito em âmbito nacional, o que suscitaria uma discussão ampla do tema?
Neste fim de semana recebi uma enorme leva de matérias tratando do tema, por exemplo:
Tempo de Indiana repelir suas blue laws
Domingos ainda regulados por blue laws
Essas laws fazem-me blue
Poderia citar outras, mas estas são suficientes para demonstrar que o assunto está em pauta, assim como já esteve a questão dos monumentos alusivos aos Dez Mandamentos em órgãos públicos nos EUA.
O Estado de Connecticut parece ser o próximo neste processo de discussão das "blue laws". Seria possível a discussão de banimento deste conceito em âmbito nacional, o que suscitaria uma discussão ampla do tema?
A Nova Ordem Mundial e suas pontes
...
O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, pediu hoje, em Berlim, uma maior unidade entre Estados Unidos e Europa para fazer frente às "ameaças globais", como o terrorismo e a mudança climática, e lembrou que "nenhum país, por mais poderoso que seja, pode vencê-las sozinho".
"O único caminho é a unidade, derrubar barreiras e muros e construir em seu lugar pontes",
...
Fonte - G1
"Abater os muros em nome do ecumenismo" é o tema do encontro que se realizará em Mosbach, na Alemanha, no domingo, dia 27, na ex-igreja de Santa Juliana, dividida ao meio por um muro trezentos anos atrás.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
Qualquer semelhança, não é mera coincidência.
O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, pediu hoje, em Berlim, uma maior unidade entre Estados Unidos e Europa para fazer frente às "ameaças globais", como o terrorismo e a mudança climática, e lembrou que "nenhum país, por mais poderoso que seja, pode vencê-las sozinho".
"O único caminho é a unidade, derrubar barreiras e muros e construir em seu lugar pontes",
...
Fonte - G1
"Abater os muros em nome do ecumenismo" é o tema do encontro que se realizará em Mosbach, na Alemanha, no domingo, dia 27, na ex-igreja de Santa Juliana, dividida ao meio por um muro trezentos anos atrás.
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
Qualquer semelhança, não é mera coincidência.
Terremotos más frecuentes
Como vengo haciendo con cierta frecuencia, recojo en un post los terremotos acaecidos desde el último informe, sólamente los que son de cierta consideración, de 5 ó 6 grados en adelante.
9 de Abril de 2008
"Una serie de sismos de hasta 7,5 grados de magnitud en la escala abierta de Richter sacudieron hoy la pequeña nación insular de Vanuatu situada en el Pacífico Sur" (Fuente: Prensa Latina)
12 de Abril de 2008
"Un terremoto de 7,5 grados de magnitud en la escala Richter sacudió hoy el mar cerca de la isla australiana de Macquarie en el Pacífico Sur, sin datos inmediatos sobre víctimas o daños materiales" (Fuente: Terra)
13 de Abril de 2008
"Terremoto de 7,1 grados sacudió la Antártida. El sismo se registró a 2.000 kilómetros al sur de Nueva Zelanda, según informó el Observatorio Geológico norteamericano. No hay riesgo de tsunamis" (Fuente: Infobae)
15 de Abril de 2008
"Un terremoto con una magnitude de 6,1 en la escala de Richter estremeció partes del suroeste de Guatemala, pero no hay informes de daños o heridos. " (Fuente: VoaNews)
18 de Abril de 2008
"Un terremoto de 5,2 grados en la escala abierta de Richter sacudió hoy la zona sur de Illinois, Estados Unidos, sin que hasta el momento existan reportes concretos de víctimas y daños materiales." (Fuente: Prensa Latina)
23 de Abril de 2008
" Un terremoto de 5,2 grados de magnitud en la escala abierta de Richter, un fenómeno que no ocurría desde 1922, causó sorpresa y pánico en millones de habitantes de los estados brasileños de San Pablo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina y Paraná, sin causar víctimas, según las autoridades." (Fuente: Ansalatina)
2 de Mayo de 2008
Alaska registra un terremoto de más de 6,5 grados.
18 de Mayo de 2008
Terremoto en China. Huelga decir nada más, a excepción de las más de 69.000 muertes, aunque se esperó superase las 80.000 víctimas.
25 de Mayo de 2008
"Al menos cuatro personas fallecieron como consecuencia del terremoto de 5,5 grados en la escala de Richter que sacudió hoy el centro de Colombia. Tres de las víctimas fallecieron en el Puente Quetame, situado en la carretera que une Bogotá y Villavicencio, según indicaron fuentes del Gobierno desde Florida (Valle), donde se celebró el consejo de ministros." (Fuente: Terra/EP)
30 de Mayo de 2008
"Un fuerte terremoto de 6,1 grados sacudió ayer el sur de Islandia provocando heridas leves a al menos una veintena de personas, numerosos daños materiales y el derrumbe de algunas viviendas." (Fuente: El Pais)
1 de Junio de 2008
"TAIPEI (AFP) — Un terremoto de magnitud 6,0 en la escala de Richter sacudió Taiwán este lunes, haciendo temblar edificios en la capital, Taipei, aunque sin que haya constancia de víctimas, informaron la Oficina Central Meteorológica y las autoridades" (Fuente: AFP)
8 de Junio de 2008
"Al menos dos muertos y 145 heridos provocó un terremoto de 6,5 grados en la escala de Richter, a unos 50 kilómetros al sureste de la ciudad griega de Petra, informaron hoy fuentes gubernamentales." (Fuente: Prensa Latina)
13 de Junio de 2008
"Al menos dos personas murieron y otras 58 resultaron heridas por un terremoto de 7 grados de magnitud en la escala abierta de Richter que se produjo hoy en una amplia zona del nordeste de Japón, según informó la policía nipona." (Fuente: Unionradio) Finalmente superaron las 14 víctimas.
18 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,7 grados en la escala de Richter estremeció hoy a la península del Peloponeso, sur de Grecia, sin causar por el momento víctimas ni daños materiales de consideración, informó el Instituto Geodinámico de esta capital." (Fuente: Prensa Latina)
19 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,5 grados en la escala de Richter sacudió ayer la franja del Pacífico a la altura de Nicaragua sin que se reportaran daños materiales o lesionados, informaron las autoridades." (Fuente: Terra/Reuters).
20 de Junio de 2008
"Un temblor moderado de 5,3 grados en la escala abierta de Richter sacudió hoy la Isla de Sumatra, en el oeste de Indonesia, si bien no se ha informado sobre daños o víctimas hasta momento, anunció la agencia de meteorología indonesia." (Fuente: Xinhuanet)
27 de Junio de 2008
"Un terremoto de magnitud 6,7 se produjo en las islas Andaman, frente a la costa oriental de la India, informó el Departamento Meteorológico del país." (Fuente: Chron)
30 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,5 grados de magnitud en la escala abierta de Richter sacudió el condado de Baingoing, al norte de la región autónoma china del Tíbet, sin que por el momento se conozca si ocasionó víctimas, anunció esta noche la agencia oficial Xinhua." (Fuente: Unionradio)
5 de Julio de 2008
"Un fuerte sismo de 7,5 grados de magnitud sacudió este sábado la región del Mar de Ojotsk, en la zona del Pacífico de Rusia, informó el Servicio Geológico estadounidense (USGS)." (Fuente: Desastres/AFP)
8 de Julio de 2008
"Un sismo de magnitud 6.0 sacudió el martes por la madrugada la región sur de Perú cerca de la ciudad de Arequipa, sin que hubiera reportes de víctimas hasta el momento, aunque sí provocó daños parciales en el puente de la localidad rural, dijeron la policía, autoridades y testigos." (Fuente: Desastres/Reuters)
"Un terremoto de magnitud 6 ha sacudido el sur de Japón, ha informado la agencia meteorológica nacional, aunque ha precisado que no hay riesgos de tsunami y que no hay partes de daños materiales ni de víctimas." (Fuente: Ecodiario)
13 de Julio de 2008
"Un fuerte sismo de magnitud 6,1 sacudió Taiwán el domingo por la noche, informó el Instituto Geológico de Estados Unidos." (Fuente: AFP)
15 de Julio de 2008
" El terremoto fue de 6.8 en la escala Richter. El periódico Haaretz publicó el día de hoy que durante tres meses, este año, se sintieron 500 sismos pequeños, 2 en la escala de Richter. De acuerdo al secretario ejecutivo del Ministerio de Salud, en los últimos días de mayo y a comienzos del mes de junio el número en la escala Richter se elevó en la zona del sur del Líbano y se hizo sentir en el norte del país." (Fuente: Itongadol)"Una mujer perdió la vida en un fuerte terremoto de 6,3 grados de magnitud en la escala de Richter que sacudió en la mañana de hoy la isla griega de Rodas, según informaron las autoridades locales." (Fuente: Xinhuanet)
17 de Julio de 2008
"Un terremoto de 5,3 grados de magnitud en la escala de Richter sacudió a las 6:58 horas del jueves (hora de Beijing) la región de Tanggula, en la provincia noroccidental china de Qinghai, según el Centro de la Red Sismológica de China." (Fuente: Peopledaily)
19 de Julio de 2008
"La Agencia Meteorológica Japonesa ha informado de que un fuerte terremoto de casi siete grados de magnitud ha sacudido la costa Este de la isla de Honshu, en el noroeste de Japón. La alerta de tsunami fue retirada horas después." (Fuente: Antena3)
23 de Julio de 2008
"El epicentro del seísmo ha sido localizado a 108 kilómetros de la costa noreste del país Un terremoto de 6,8 grados en la escala Richter sacudió anoche el norte de Japón." 115 heridos. (Fuente: ABC)
24 de Julio de 2008
"Un terremoto de 6,1 grados en la escala Richter se registró en la costa meridional rusa de Kamchatka, en el Oceano Pacífico, sin causar heridos, destrucción o amenaza de tsunami, según informó este jueves la agencia Itar-Tass" (Fuente: Xinhuanet)
27 de Junio de 2008
"Dos personas murieron y otras 40 resultaron heridas al registrarse en el suroeste de China tres potentes réplicas del terremoto que devastó esa zona el pasado 12 de mayo, informó hoy la agencia de noticias Xinhua... Los tres temblores, con magnitudes de entre 5,6 y 6 grados" (Fuente: La Vanguardia)
Fonte - Cuenta Atras
Nota DDP:
Quando Cristo se referiu ao princípio de dores, certamente Ele não colocou o foco na intensidade, mas na frequência. Terremotos sempre houveram, mas nesta intensidade e até em locais em que jamais ocorreram?
9 de Abril de 2008
"Una serie de sismos de hasta 7,5 grados de magnitud en la escala abierta de Richter sacudieron hoy la pequeña nación insular de Vanuatu situada en el Pacífico Sur" (Fuente: Prensa Latina)
12 de Abril de 2008
"Un terremoto de 7,5 grados de magnitud en la escala Richter sacudió hoy el mar cerca de la isla australiana de Macquarie en el Pacífico Sur, sin datos inmediatos sobre víctimas o daños materiales" (Fuente: Terra)
13 de Abril de 2008
"Terremoto de 7,1 grados sacudió la Antártida. El sismo se registró a 2.000 kilómetros al sur de Nueva Zelanda, según informó el Observatorio Geológico norteamericano. No hay riesgo de tsunamis" (Fuente: Infobae)
15 de Abril de 2008
"Un terremoto con una magnitude de 6,1 en la escala de Richter estremeció partes del suroeste de Guatemala, pero no hay informes de daños o heridos. " (Fuente: VoaNews)
18 de Abril de 2008
"Un terremoto de 5,2 grados en la escala abierta de Richter sacudió hoy la zona sur de Illinois, Estados Unidos, sin que hasta el momento existan reportes concretos de víctimas y daños materiales." (Fuente: Prensa Latina)
23 de Abril de 2008
" Un terremoto de 5,2 grados de magnitud en la escala abierta de Richter, un fenómeno que no ocurría desde 1922, causó sorpresa y pánico en millones de habitantes de los estados brasileños de San Pablo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina y Paraná, sin causar víctimas, según las autoridades." (Fuente: Ansalatina)
2 de Mayo de 2008
Alaska registra un terremoto de más de 6,5 grados.
18 de Mayo de 2008
Terremoto en China. Huelga decir nada más, a excepción de las más de 69.000 muertes, aunque se esperó superase las 80.000 víctimas.
25 de Mayo de 2008
"Al menos cuatro personas fallecieron como consecuencia del terremoto de 5,5 grados en la escala de Richter que sacudió hoy el centro de Colombia. Tres de las víctimas fallecieron en el Puente Quetame, situado en la carretera que une Bogotá y Villavicencio, según indicaron fuentes del Gobierno desde Florida (Valle), donde se celebró el consejo de ministros." (Fuente: Terra/EP)
30 de Mayo de 2008
"Un fuerte terremoto de 6,1 grados sacudió ayer el sur de Islandia provocando heridas leves a al menos una veintena de personas, numerosos daños materiales y el derrumbe de algunas viviendas." (Fuente: El Pais)
1 de Junio de 2008
"TAIPEI (AFP) — Un terremoto de magnitud 6,0 en la escala de Richter sacudió Taiwán este lunes, haciendo temblar edificios en la capital, Taipei, aunque sin que haya constancia de víctimas, informaron la Oficina Central Meteorológica y las autoridades" (Fuente: AFP)
8 de Junio de 2008
"Al menos dos muertos y 145 heridos provocó un terremoto de 6,5 grados en la escala de Richter, a unos 50 kilómetros al sureste de la ciudad griega de Petra, informaron hoy fuentes gubernamentales." (Fuente: Prensa Latina)
13 de Junio de 2008
"Al menos dos personas murieron y otras 58 resultaron heridas por un terremoto de 7 grados de magnitud en la escala abierta de Richter que se produjo hoy en una amplia zona del nordeste de Japón, según informó la policía nipona." (Fuente: Unionradio) Finalmente superaron las 14 víctimas.
18 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,7 grados en la escala de Richter estremeció hoy a la península del Peloponeso, sur de Grecia, sin causar por el momento víctimas ni daños materiales de consideración, informó el Instituto Geodinámico de esta capital." (Fuente: Prensa Latina)
19 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,5 grados en la escala de Richter sacudió ayer la franja del Pacífico a la altura de Nicaragua sin que se reportaran daños materiales o lesionados, informaron las autoridades." (Fuente: Terra/Reuters).
20 de Junio de 2008
"Un temblor moderado de 5,3 grados en la escala abierta de Richter sacudió hoy la Isla de Sumatra, en el oeste de Indonesia, si bien no se ha informado sobre daños o víctimas hasta momento, anunció la agencia de meteorología indonesia." (Fuente: Xinhuanet)
27 de Junio de 2008
"Un terremoto de magnitud 6,7 se produjo en las islas Andaman, frente a la costa oriental de la India, informó el Departamento Meteorológico del país." (Fuente: Chron)
30 de Junio de 2008
"Un terremoto de 5,5 grados de magnitud en la escala abierta de Richter sacudió el condado de Baingoing, al norte de la región autónoma china del Tíbet, sin que por el momento se conozca si ocasionó víctimas, anunció esta noche la agencia oficial Xinhua." (Fuente: Unionradio)
5 de Julio de 2008
"Un fuerte sismo de 7,5 grados de magnitud sacudió este sábado la región del Mar de Ojotsk, en la zona del Pacífico de Rusia, informó el Servicio Geológico estadounidense (USGS)." (Fuente: Desastres/AFP)
8 de Julio de 2008
"Un sismo de magnitud 6.0 sacudió el martes por la madrugada la región sur de Perú cerca de la ciudad de Arequipa, sin que hubiera reportes de víctimas hasta el momento, aunque sí provocó daños parciales en el puente de la localidad rural, dijeron la policía, autoridades y testigos." (Fuente: Desastres/Reuters)
"Un terremoto de magnitud 6 ha sacudido el sur de Japón, ha informado la agencia meteorológica nacional, aunque ha precisado que no hay riesgos de tsunami y que no hay partes de daños materiales ni de víctimas." (Fuente: Ecodiario)
13 de Julio de 2008
"Un fuerte sismo de magnitud 6,1 sacudió Taiwán el domingo por la noche, informó el Instituto Geológico de Estados Unidos." (Fuente: AFP)
15 de Julio de 2008
" El terremoto fue de 6.8 en la escala Richter. El periódico Haaretz publicó el día de hoy que durante tres meses, este año, se sintieron 500 sismos pequeños, 2 en la escala de Richter. De acuerdo al secretario ejecutivo del Ministerio de Salud, en los últimos días de mayo y a comienzos del mes de junio el número en la escala Richter se elevó en la zona del sur del Líbano y se hizo sentir en el norte del país." (Fuente: Itongadol)"Una mujer perdió la vida en un fuerte terremoto de 6,3 grados de magnitud en la escala de Richter que sacudió en la mañana de hoy la isla griega de Rodas, según informaron las autoridades locales." (Fuente: Xinhuanet)
17 de Julio de 2008
"Un terremoto de 5,3 grados de magnitud en la escala de Richter sacudió a las 6:58 horas del jueves (hora de Beijing) la región de Tanggula, en la provincia noroccidental china de Qinghai, según el Centro de la Red Sismológica de China." (Fuente: Peopledaily)
19 de Julio de 2008
"La Agencia Meteorológica Japonesa ha informado de que un fuerte terremoto de casi siete grados de magnitud ha sacudido la costa Este de la isla de Honshu, en el noroeste de Japón. La alerta de tsunami fue retirada horas después." (Fuente: Antena3)
23 de Julio de 2008
"El epicentro del seísmo ha sido localizado a 108 kilómetros de la costa noreste del país Un terremoto de 6,8 grados en la escala Richter sacudió anoche el norte de Japón." 115 heridos. (Fuente: ABC)
24 de Julio de 2008
"Un terremoto de 6,1 grados en la escala Richter se registró en la costa meridional rusa de Kamchatka, en el Oceano Pacífico, sin causar heridos, destrucción o amenaza de tsunami, según informó este jueves la agencia Itar-Tass" (Fuente: Xinhuanet)
27 de Junio de 2008
"Dos personas murieron y otras 40 resultaron heridas al registrarse en el suroeste de China tres potentes réplicas del terremoto que devastó esa zona el pasado 12 de mayo, informó hoy la agencia de noticias Xinhua... Los tres temblores, con magnitudes de entre 5,6 y 6 grados" (Fuente: La Vanguardia)
Fonte - Cuenta Atras
Nota DDP:
Quando Cristo se referiu ao princípio de dores, certamente Ele não colocou o foco na intensidade, mas na frequência. Terremotos sempre houveram, mas nesta intensidade e até em locais em que jamais ocorreram?
O obscurantismo estado-unidense

A editorial mexicana independente Sexto Piso, preocupada com a publicação de textos que passam desapercebidos, mas que considera "pilares da cultura universal, pôs à venda um livro de Morris Berman, Edad oscura americana: la fase final del imperio , que cumpre plenamente as expectativas desta classificação. Com efeito, a obra constitui um olhar penetrante e crítico da situação actual dos Estados que, no entender de Berman, encontra-se na etapa terminal do seu caminho imperialista. O autor equipara as características pós Império Romano com aquelas que definem o estado da União Americana: "o triunfo da religião sobre a razão; a atrofia da educação e do pensamento crítico; a integração da religião, o Estado e o aparelho de tortura, uma troika que para Voltaire constituía o principal horror do mundo pré-ilustrado, e finalmente, a marginalização política e económica da nossa cultura".
Afastado da retórica ou da argumentação maniquéia, Berman proporciona informações e razões contundentes para sustentar a sua tese. Assinala até que ponto as crenças religiosas no Estados Unidos constituem o suporte principal de boa parte da população para explicar os acontecimentos mundiais, ao invés de compreende-los em termos de processos políticos: assim, 59 por cento dos estado-unidenses crê nas profecias apocalípticas e numa luta final entre o Bem e o Mal (a batalha de Armagedão). Cita uma informação do New York Times acerca dos professores do ensino secundário que estão a deixar fora do programa de estudos o tema da evolução devido aos problemas com os directores e funcionários escolares e sobretudo com os pais fundamentalistas dos estudantes. A ilustração no seu país está a ser minada de maneira constante com a gradual submissão da razão diante da fé e da autoridade, e ao impedir-se o debate erosionam-se os próprios fundamentos da democracia. "Numa nação (que) é incapaz de perceber a realidade de maneira correcta e insiste em funcionar a partir de enganos baseados na fé, a sua capacidade para afirmar-se no mundo está quase descartada".
Berman sustenta que cada vez há mais provas de que em termos intelectuais os Estados Unidos "permanecem na obscuridade" e apresenta dados: milhões de estado-unidenses ignoram a identidade dos inimigos do seu país na Segunda Guerra Mundial ou que a Alemanha foi dividida num sector oriental e outro ocidental; perguntam às agências de viagens se não sairia mais barato ir de comboio ao Havaí, ao invés de avião; 11 por cento dos adultos jovens não podem localizar os Estados Unidos num mapa mundi e só 13 por cento pode assinalar o Iraque. Mas o mais sério é que esse nível de ignorância, e ainda orgulho pela referida ignorância, "finalmente habita na Casa Branca" e – como assinala o jornalista John Powers – "o senhor Bush é de facto um espelho do país".
A legalização da tortura evoca para Berman a cultura da Idade Média. Considera que o povo dos Estados Unidos depois do 11 de Setembro apoia governos que rotineiramente praticam a tortura. "Desde Abu Ghraib, houve revelações periódicas da imprensa sobre como a tortura americana é pior, está mais estendida do que se pensava. Começaram a aparecer artigos com títulos como "O arquipélago militar dos Estados Unidos", ou "O mundo secreto dos interrogatórios dos Estados Unidos". Estas valorosas informações incluem frases como "constelação mundial de centros de detenção", "complexa infraestrutura da CIA e militar" e "sistema global de detenção dirigido pelo Pentágono".
Quanto à marginalização dos Estados Unidos do cenário mundial, apresenta alguns dados significativos. Neste país, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil encontra-se entre as mais altas dos países desenvolvidos e seu sistema de saúde ocupa o lugar número 37. O sistema legal estado-unidense é considerado antiquado e provinciano, e inclusive primitivo e brutal; perdeu-se há muito a vantagem científica diante da Europa, enquanto o défice comercial anual deixa entrever um país industrialmente débil e uma economia que se mantém a flutuar mediante enormes empréstimos estrangeiros.
Também aqui, faz uma comparação com Roma. Recorda que a chave da sua decadência foram as contradições internas que levaram ao seu próprio derrube. "Enquanto os Estados Unidos – afirma o autor – o que esperam na frente interno é a bancarrota e o descontentamento popular; do ponto de vista internacional, para 2040, se não antes, seremos uma potência de segunda ou terceira ordem. A história já não está do nosso lado; o tempo passa e as estrelas de outros países levantam-se enquanto a nossa afunda-se numa semi-obscuridade".
Autor também de El crepúsculo de la cultura americana (México: Sexto Piso, 2007), Berman rastreia com correcção as raízes históricas do imperialismo estado-unidense no próprio surgimento do seu país como nação independente e no seu processo expansionista sintetizado no Destino Manifesto, com todas as suas sementes de religiosidade providencialista, racismo (hierarquia racial), individualismo exacerbado, propriedade privada e economia capitalista, bem como a visão binária do mundo em termos dos bons (estado-unidenses) e os maus (os que são diferentes).
Ainda que pessimista sobre o destino do seu país, no qual não vislumbra a possibilidade de uma transformação devido à própria arrogância, prepotência e estupidez estado-unidenses – um "diagnóstico entristecedor", opinou Gore Vidal sobre a obra resenhada –, a existência de intelectuais críticos como Berman ou o próprio Chomsky constituem uma esperança para o futuro dos Estados Unidos, e induz a pensar, parafraseando Martí, que "quando muitos não têm a lucidez, uns poucos têm a lucidez de muitos".
Fonte - Resistir
Afastado da retórica ou da argumentação maniquéia, Berman proporciona informações e razões contundentes para sustentar a sua tese. Assinala até que ponto as crenças religiosas no Estados Unidos constituem o suporte principal de boa parte da população para explicar os acontecimentos mundiais, ao invés de compreende-los em termos de processos políticos: assim, 59 por cento dos estado-unidenses crê nas profecias apocalípticas e numa luta final entre o Bem e o Mal (a batalha de Armagedão). Cita uma informação do New York Times acerca dos professores do ensino secundário que estão a deixar fora do programa de estudos o tema da evolução devido aos problemas com os directores e funcionários escolares e sobretudo com os pais fundamentalistas dos estudantes. A ilustração no seu país está a ser minada de maneira constante com a gradual submissão da razão diante da fé e da autoridade, e ao impedir-se o debate erosionam-se os próprios fundamentos da democracia. "Numa nação (que) é incapaz de perceber a realidade de maneira correcta e insiste em funcionar a partir de enganos baseados na fé, a sua capacidade para afirmar-se no mundo está quase descartada".
Berman sustenta que cada vez há mais provas de que em termos intelectuais os Estados Unidos "permanecem na obscuridade" e apresenta dados: milhões de estado-unidenses ignoram a identidade dos inimigos do seu país na Segunda Guerra Mundial ou que a Alemanha foi dividida num sector oriental e outro ocidental; perguntam às agências de viagens se não sairia mais barato ir de comboio ao Havaí, ao invés de avião; 11 por cento dos adultos jovens não podem localizar os Estados Unidos num mapa mundi e só 13 por cento pode assinalar o Iraque. Mas o mais sério é que esse nível de ignorância, e ainda orgulho pela referida ignorância, "finalmente habita na Casa Branca" e – como assinala o jornalista John Powers – "o senhor Bush é de facto um espelho do país".
A legalização da tortura evoca para Berman a cultura da Idade Média. Considera que o povo dos Estados Unidos depois do 11 de Setembro apoia governos que rotineiramente praticam a tortura. "Desde Abu Ghraib, houve revelações periódicas da imprensa sobre como a tortura americana é pior, está mais estendida do que se pensava. Começaram a aparecer artigos com títulos como "O arquipélago militar dos Estados Unidos", ou "O mundo secreto dos interrogatórios dos Estados Unidos". Estas valorosas informações incluem frases como "constelação mundial de centros de detenção", "complexa infraestrutura da CIA e militar" e "sistema global de detenção dirigido pelo Pentágono".
Quanto à marginalização dos Estados Unidos do cenário mundial, apresenta alguns dados significativos. Neste país, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil encontra-se entre as mais altas dos países desenvolvidos e seu sistema de saúde ocupa o lugar número 37. O sistema legal estado-unidense é considerado antiquado e provinciano, e inclusive primitivo e brutal; perdeu-se há muito a vantagem científica diante da Europa, enquanto o défice comercial anual deixa entrever um país industrialmente débil e uma economia que se mantém a flutuar mediante enormes empréstimos estrangeiros.
Também aqui, faz uma comparação com Roma. Recorda que a chave da sua decadência foram as contradições internas que levaram ao seu próprio derrube. "Enquanto os Estados Unidos – afirma o autor – o que esperam na frente interno é a bancarrota e o descontentamento popular; do ponto de vista internacional, para 2040, se não antes, seremos uma potência de segunda ou terceira ordem. A história já não está do nosso lado; o tempo passa e as estrelas de outros países levantam-se enquanto a nossa afunda-se numa semi-obscuridade".
Autor também de El crepúsculo de la cultura americana (México: Sexto Piso, 2007), Berman rastreia com correcção as raízes históricas do imperialismo estado-unidense no próprio surgimento do seu país como nação independente e no seu processo expansionista sintetizado no Destino Manifesto, com todas as suas sementes de religiosidade providencialista, racismo (hierarquia racial), individualismo exacerbado, propriedade privada e economia capitalista, bem como a visão binária do mundo em termos dos bons (estado-unidenses) e os maus (os que são diferentes).
Ainda que pessimista sobre o destino do seu país, no qual não vislumbra a possibilidade de uma transformação devido à própria arrogância, prepotência e estupidez estado-unidenses – um "diagnóstico entristecedor", opinou Gore Vidal sobre a obra resenhada –, a existência de intelectuais críticos como Berman ou o próprio Chomsky constituem uma esperança para o futuro dos Estados Unidos, e induz a pensar, parafraseando Martí, que "quando muitos não têm a lucidez, uns poucos têm a lucidez de muitos".
Fonte - Resistir
Nota DDP:
Não é a primeira vez que os EUA são comparados à Roma. A profecia diz que eles finalmente se confundirão e, como as previsões são sombrias no que concerne à continuidade do império, é bem possível que este momento esteja se aproximando com velocidade.
O lixão dos mares
Vista do espaço, a água predomina na Terra. Os oceanos cobrem 71% da superfície do planeta, com profundidade média de 3.795 metros. Todas as elevações da terra exposta poderiam facilmente ser escondidas nas profundezas dos mares. É difícil acreditar que a poluição humana seja capaz de ameaçar tal imensidão. O mesmo tipo de incredulidade pode ocorrer diante da grandeza da Floresta Amazônica. Quando se pensa que o solo amazônico é frágil e que, pouco enraizadas, as árvores dependem umas das outras para se manter em pé, percebe-se mais facilmente o perigo representado pelo desmatamento. Há similitudes com o mar. Vastas áreas do leito marinho são de terra estéril, pouco capaz de sustentar a vida. Para sobreviverem e prosperarem, os animais marinhos dependem de nichos ecológicos ricos em alimentos e biodiversidade. Os recifes de corais, verdadeiros viveiros marinhos, são um exemplo bem conhecido.
Quando a ação predatória da humanidade avança sobre esses nichos de biodiversidade ou depreda os estoques de peixes comerciais, está colocando em risco a cadeia alimentar marinha. Os oceanos são imensos – mas o ritmo da poluição causada pela ação humana é intenso. A Grande Mancha de Lixo, como é chamada a sopa de detritos no Oceano Pacífico, é exemplo do que se pode fazer para estragar o mar. A 2.000 quilômetros do litoral do Havaí, entre o arquipélago e a Califórnia, ela constitui o maior dos depósitos marinhos de lixo. Ali, pedaços de plástico, restos de redes de pesca, roupas, garrafas e uma infinidade de detritos produzidos pelo homem superam em seis vezes o peso total dos zooplânctons, os organismos minúsculos que estão na base da cadeia alimentar marinha. São 3 milhões de toneladas de lixo, uma quantidade que São Paulo leva seis meses para produzir. Depósitos flutuantes de lixo são um fenômeno natural formado pelo movimento circular das correntes marinhas, os chamados giros oceânicos. Já a Grande Mancha de Lixo, que pode ser avistada de avião, é o sinal de degradação ambiental. O impacto nefasto da ação humana sobre os oceanos se dá de várias formas.
...
Não se podem mais ignorar as conseqüências das ações humanas sobre a imensidão dos oceanos.
Fonte - Veja
Quando a ação predatória da humanidade avança sobre esses nichos de biodiversidade ou depreda os estoques de peixes comerciais, está colocando em risco a cadeia alimentar marinha. Os oceanos são imensos – mas o ritmo da poluição causada pela ação humana é intenso. A Grande Mancha de Lixo, como é chamada a sopa de detritos no Oceano Pacífico, é exemplo do que se pode fazer para estragar o mar. A 2.000 quilômetros do litoral do Havaí, entre o arquipélago e a Califórnia, ela constitui o maior dos depósitos marinhos de lixo. Ali, pedaços de plástico, restos de redes de pesca, roupas, garrafas e uma infinidade de detritos produzidos pelo homem superam em seis vezes o peso total dos zooplânctons, os organismos minúsculos que estão na base da cadeia alimentar marinha. São 3 milhões de toneladas de lixo, uma quantidade que São Paulo leva seis meses para produzir. Depósitos flutuantes de lixo são um fenômeno natural formado pelo movimento circular das correntes marinhas, os chamados giros oceânicos. Já a Grande Mancha de Lixo, que pode ser avistada de avião, é o sinal de degradação ambiental. O impacto nefasto da ação humana sobre os oceanos se dá de várias formas.
...
Não se podem mais ignorar as conseqüências das ações humanas sobre a imensidão dos oceanos.
Fonte - Veja
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Santa Sé discute ecologia humana
Expo de Zaragoza acolheu posição da Igreja sobre temas ambientais
Por Antonio Gaspari
ZARAGOZA, quinta-feira, 24 de julho de 2008 (ZENIT.org).- No âmbito da Expo Mundial sobre a água realizada este mês em Zaragoza (Espanha), a Santa Sé contou com um pavilhão, onde, no dia 10 de julho, promoveu o congresso intitulado «A questão ecológia: a vida do homem no mundo».
No congresso, que se prolongou até 12 de julho, intervieram, entre outros, o cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, o bispo Giampaolo Crepaldi, secretário do mesmo dicastério e autor do livro «Ecologia ambiental e ecologia humana», publicado na Itália pela editora Cantagalli.
Dom Crepaldi afirmou que, segundo a Doutrina Social da Igreja, «a natureza, entendida do ponto de vista biológico e natural, não é algo absoluto, mas uma riqueza posta nas mãos responsáveis e prudentes do homem».
«A Igreja --acrescentou-- vê sempre a natureza em relação com Deus e com o homem, não a vê apenas como um conjunto de coisas, mas também de significados», por isso, «a natureza encontra seu sentido em um diálogo entre o homem e Deus e as próprias coisas encontram seu lugar em uma relação de amor e de inteligência».
«Deste modo --sublinhou Dom Crepaldi--, o ensinamento da Igreja lança sobre a natureza a luz da revelação, a luz da criação e a luz escatológica da redenção», pelo que «a natureza é para o homem e o homem é para Deus».
Enfrentando o tema das tarefas do homem, o secretário do dicastério vaticano rechaçou as ideologias reducionistas e anti-humanas como «aquelas que tendem ao biologismo, ao catastrofismo ou ao naturalismo egoísta», e propôs uma visão antropológica conjugada no contexto da ecologia humana.
«Na perspectiva da doutrina social da Igreja, a emergência ecológica não é apenas uma emergência natural, mas é também uma emergência antropológica», porque «o modo de relacionar-se com o mundo depende do modo de relacionar-se do homem consigo mesmo», observou.
Neste sentido, sugeriu o secretário de «Justiça e Paz», é decisivo «não reduzir a natureza, utilizando os critérios do utilitarismo, que a converte em mero objeto de manipulação e exploração, mas tampouco há que absolutizar a natureza, nem sobrepô-la em dignidade à própria pessoa humana».
Em um correto estabelecimento da questão ambiental, concluiu, a natureza não deve ser considerada «uma realidade sacra ou divina, subtraída da ação humana». Nesse contexto, é necessário «harmonizar as políticas de desenvolvimento com as políticas ambientais, no âmbito nacional e internacional».
Intervindo no debate de 12 de julho, o cardeal Renato Martino sublinhou que há que «remontar ao conteúdo das Sagradas Escrituras para compreender o fundamento do interesse da Igreja pela questão ecológica ou ambiental».
Ele afirmou que é preciso ler o relato da criação para compreender «a relação que Deus estabeleceu entre o universo criado e a humanidade e o posto especial em que Deus pôs a humanidade dentro desse universo». [O que foi criado no sétimo dia? o Sábado!]
A percorrer a história da Doutrina Social, e em particular o ensinamento sobre a questão ambiental, o presidente de «Justiça e Paz» recordou a primeira encíclica social, a Rerum Novarum, de Leão XIII (1891), em que o pontífice estabeleceu que a Igreja é «a autêntica voz ao tratar as questões em torno da justiça social, incluindo a proteção do ambiente natural».
Segundo o cardeal Martino, o magistério social --com especial referência às questões ambientais-- teve um enorme desenvolvimento com a Gaudium et Spes, onde se observou que, «levando adiante as tarefas cotidianas, a humanidade coopera e completa o trabalho da Criação».
Notável foi também a contribuição do Papa Paulo VI, que em 1967, com a Populorum Progressio, indicou «o papel da humanidade dentro da criação». Com a Octogesima Adveniens, desse mesmo Papa, em 1971, a questão ambiental, como questão social, assumiu maior importância.
João Paulo II desenvolveu intensamente a concepção do meio ambiente como casa e recurso da humanidade, e a conjugou em uma ordem virtuosa e moral dentro da ecologia humana.
O Papa Bento XVI, na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2008, relançou o papel do homem, da família e da educação para melhorar as condições da humanidade e salvaguardar a criação. [Muito provavelmente na visão Católica Romana o papel do homem e da família na salvaguarda da criação é descansar no Domingo.]
Fonte - Zenit
Muito difícil não ser o ECOmenismo a alavanca para o Decreto Dominical.
[Notas de Fernando Machado]
Por Antonio Gaspari
ZARAGOZA, quinta-feira, 24 de julho de 2008 (ZENIT.org).- No âmbito da Expo Mundial sobre a água realizada este mês em Zaragoza (Espanha), a Santa Sé contou com um pavilhão, onde, no dia 10 de julho, promoveu o congresso intitulado «A questão ecológia: a vida do homem no mundo».
No congresso, que se prolongou até 12 de julho, intervieram, entre outros, o cardeal Renato Raffaele Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, o bispo Giampaolo Crepaldi, secretário do mesmo dicastério e autor do livro «Ecologia ambiental e ecologia humana», publicado na Itália pela editora Cantagalli.
Dom Crepaldi afirmou que, segundo a Doutrina Social da Igreja, «a natureza, entendida do ponto de vista biológico e natural, não é algo absoluto, mas uma riqueza posta nas mãos responsáveis e prudentes do homem».
«A Igreja --acrescentou-- vê sempre a natureza em relação com Deus e com o homem, não a vê apenas como um conjunto de coisas, mas também de significados», por isso, «a natureza encontra seu sentido em um diálogo entre o homem e Deus e as próprias coisas encontram seu lugar em uma relação de amor e de inteligência».
«Deste modo --sublinhou Dom Crepaldi--, o ensinamento da Igreja lança sobre a natureza a luz da revelação, a luz da criação e a luz escatológica da redenção», pelo que «a natureza é para o homem e o homem é para Deus».
Enfrentando o tema das tarefas do homem, o secretário do dicastério vaticano rechaçou as ideologias reducionistas e anti-humanas como «aquelas que tendem ao biologismo, ao catastrofismo ou ao naturalismo egoísta», e propôs uma visão antropológica conjugada no contexto da ecologia humana.
«Na perspectiva da doutrina social da Igreja, a emergência ecológica não é apenas uma emergência natural, mas é também uma emergência antropológica», porque «o modo de relacionar-se com o mundo depende do modo de relacionar-se do homem consigo mesmo», observou.
Neste sentido, sugeriu o secretário de «Justiça e Paz», é decisivo «não reduzir a natureza, utilizando os critérios do utilitarismo, que a converte em mero objeto de manipulação e exploração, mas tampouco há que absolutizar a natureza, nem sobrepô-la em dignidade à própria pessoa humana».
Em um correto estabelecimento da questão ambiental, concluiu, a natureza não deve ser considerada «uma realidade sacra ou divina, subtraída da ação humana». Nesse contexto, é necessário «harmonizar as políticas de desenvolvimento com as políticas ambientais, no âmbito nacional e internacional».
Intervindo no debate de 12 de julho, o cardeal Renato Martino sublinhou que há que «remontar ao conteúdo das Sagradas Escrituras para compreender o fundamento do interesse da Igreja pela questão ecológica ou ambiental».
Ele afirmou que é preciso ler o relato da criação para compreender «a relação que Deus estabeleceu entre o universo criado e a humanidade e o posto especial em que Deus pôs a humanidade dentro desse universo». [O que foi criado no sétimo dia? o Sábado!]
A percorrer a história da Doutrina Social, e em particular o ensinamento sobre a questão ambiental, o presidente de «Justiça e Paz» recordou a primeira encíclica social, a Rerum Novarum, de Leão XIII (1891), em que o pontífice estabeleceu que a Igreja é «a autêntica voz ao tratar as questões em torno da justiça social, incluindo a proteção do ambiente natural».
Segundo o cardeal Martino, o magistério social --com especial referência às questões ambientais-- teve um enorme desenvolvimento com a Gaudium et Spes, onde se observou que, «levando adiante as tarefas cotidianas, a humanidade coopera e completa o trabalho da Criação».
Notável foi também a contribuição do Papa Paulo VI, que em 1967, com a Populorum Progressio, indicou «o papel da humanidade dentro da criação». Com a Octogesima Adveniens, desse mesmo Papa, em 1971, a questão ambiental, como questão social, assumiu maior importância.
João Paulo II desenvolveu intensamente a concepção do meio ambiente como casa e recurso da humanidade, e a conjugou em uma ordem virtuosa e moral dentro da ecologia humana.
O Papa Bento XVI, na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2008, relançou o papel do homem, da família e da educação para melhorar as condições da humanidade e salvaguardar a criação. [Muito provavelmente na visão Católica Romana o papel do homem e da família na salvaguarda da criação é descansar no Domingo.]
Fonte - Zenit
Muito difícil não ser o ECOmenismo a alavanca para o Decreto Dominical.
[Notas de Fernando Machado]
Tarefa do Papa à Conferência Mundial para o Diálogo
Transmitida pelo cardeal Tauran: o diálogo entre crentes, seu melhor serviço à paz
CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 24 de julho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI deixou uma tarefa à Conferência Mundial para o Diálogo celebrada em Madri e convocada pela Liga do Mundo Islâmico: o melhor serviço dos crentes à paz é o diálogo baseado no amor e na verdade.
Quem transmitiu aos presentes essa mensagem foi o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, que proferiu a intervenção de encerramento do encontro.
O evento celebrou-se de 16 a 18 de julho, com patrocínio do rei Abdallah, da Arábia Saudita, e contou com a presença do rei da Espanha, Juan Carlos, e representantes espirituais de praticamente todas as religiões.
Em sua intervenção, o purpurado francês transmitiu a saudação do Papa aos participantes e assegurou que o Santo Padre «considera que o diálogo entre os crentes, baseado no amor e na verdade, é a melhor maneira de contribuir para a harmonia, a felicidade e a paz dos povos da terra».
O cardeal qualificou de «valente» o rei Abdallah, por propor a conferência que se centra em «nossos denominadores comuns, quer dizer, na fé profunda em Deus, nos nobres princípios e nos elevados valores morais que constituem a essência da religião».
«Nestes dias, fica claro que é possível se encontrar, se ver frente a frente e respeitar nossos credos recíprocos, aprender uma nova modalidade para percorrer o caminho do diálogo», disse o cardeal Tauran, segundo a transcrição de sua intervenção oferecida por L'Osservatore Romano.
«Sublinhamos as numerosas convicções que compartilhamos --seguiu dizendo: fé na unicidade de Deus autor da vida; responsabilidade para preservar a criação e os recursos da terra; o caráter sagrado da pessoa humana e de sua dignidade, assim como os direitos fundamentais que dela derivam; a preocupação comum por oferecer aos jovens princípios éticos e religiosos; a força do amor que todo crente possui; a centralidade da lei natural».
O cardeal logo compartilhou duas «considerações pessoais» suscitadas por este histórico encontro.
«A primeira é que temos feito que seja disponível a todos os membros das sociedades às quais pertencemos a riqueza de nossas convicções e de nossos pensamentos», constatou.
«Minha segunda convicção é que, enquanto crentes, somos um dom para a sociedade», acrescentou. «Esta realidade implica que a liberdade religiosa seja considerada como algo mais que a necessidade de ter lugares de culto, que é o mínimo que se pode pretender».
«A liberdade religiosa deve incluir também a possibilidade de que os crentes possam participar ativamente do diálogo público, através de responsabilidades sociais, políticas e culturais, nas quais devem ser um modelo», assegurou o representante papal.
De face ao futuro, o cardeal apresentou três objetivos urgentes: «promover o conhecimento recíproco; alentar o estudo das religiões de maneira objetiva; formar as pessoas no diálogo inter-religioso».
«Não quero dizer que todas as religiões sejam mais ou menos iguais. Quero dizer que todos os que buscam a Deus têm a mesma dignidade», esclareceu.
«Bento XVI sempre alertou sobre o perigo de um diálogo inter-religioso que acabe em sincretismo. Sabemos que o diálogo inter-religioso não pode basear-se na ambiguidade», recordou.
«Como fiéis, judeus, cristãos e muçulmanos, cremos que, tendo recebido de Deus um coração e uma inteligência, podemos mudar, com sua ajuda, o curso da história».
Fonte - Zenit
Nota Fernando Machado: Ellen White fala em algo que o Diálogo Interreligioso só será bem sucedido se as religiões alinharem os pontos comuns - conforme descrito acima - e esqueceram dos demais pontos divergentes.
Nota Minuto Profético: NOTA: "Lei natural" é uma referência aos Dez Mandamentos (de acordo com a versão adulterada da Igreja Católica que apóia o descanso dominical). "A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico" (O Grande Conflito, p. 444).
CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 24 de julho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI deixou uma tarefa à Conferência Mundial para o Diálogo celebrada em Madri e convocada pela Liga do Mundo Islâmico: o melhor serviço dos crentes à paz é o diálogo baseado no amor e na verdade.
Quem transmitiu aos presentes essa mensagem foi o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, que proferiu a intervenção de encerramento do encontro.
O evento celebrou-se de 16 a 18 de julho, com patrocínio do rei Abdallah, da Arábia Saudita, e contou com a presença do rei da Espanha, Juan Carlos, e representantes espirituais de praticamente todas as religiões.
Em sua intervenção, o purpurado francês transmitiu a saudação do Papa aos participantes e assegurou que o Santo Padre «considera que o diálogo entre os crentes, baseado no amor e na verdade, é a melhor maneira de contribuir para a harmonia, a felicidade e a paz dos povos da terra».
O cardeal qualificou de «valente» o rei Abdallah, por propor a conferência que se centra em «nossos denominadores comuns, quer dizer, na fé profunda em Deus, nos nobres princípios e nos elevados valores morais que constituem a essência da religião».
«Nestes dias, fica claro que é possível se encontrar, se ver frente a frente e respeitar nossos credos recíprocos, aprender uma nova modalidade para percorrer o caminho do diálogo», disse o cardeal Tauran, segundo a transcrição de sua intervenção oferecida por L'Osservatore Romano.
«Sublinhamos as numerosas convicções que compartilhamos --seguiu dizendo: fé na unicidade de Deus autor da vida; responsabilidade para preservar a criação e os recursos da terra; o caráter sagrado da pessoa humana e de sua dignidade, assim como os direitos fundamentais que dela derivam; a preocupação comum por oferecer aos jovens princípios éticos e religiosos; a força do amor que todo crente possui; a centralidade da lei natural».
O cardeal logo compartilhou duas «considerações pessoais» suscitadas por este histórico encontro.
«A primeira é que temos feito que seja disponível a todos os membros das sociedades às quais pertencemos a riqueza de nossas convicções e de nossos pensamentos», constatou.
«Minha segunda convicção é que, enquanto crentes, somos um dom para a sociedade», acrescentou. «Esta realidade implica que a liberdade religiosa seja considerada como algo mais que a necessidade de ter lugares de culto, que é o mínimo que se pode pretender».
«A liberdade religiosa deve incluir também a possibilidade de que os crentes possam participar ativamente do diálogo público, através de responsabilidades sociais, políticas e culturais, nas quais devem ser um modelo», assegurou o representante papal.
De face ao futuro, o cardeal apresentou três objetivos urgentes: «promover o conhecimento recíproco; alentar o estudo das religiões de maneira objetiva; formar as pessoas no diálogo inter-religioso».
«Não quero dizer que todas as religiões sejam mais ou menos iguais. Quero dizer que todos os que buscam a Deus têm a mesma dignidade», esclareceu.
«Bento XVI sempre alertou sobre o perigo de um diálogo inter-religioso que acabe em sincretismo. Sabemos que o diálogo inter-religioso não pode basear-se na ambiguidade», recordou.
«Como fiéis, judeus, cristãos e muçulmanos, cremos que, tendo recebido de Deus um coração e uma inteligência, podemos mudar, com sua ajuda, o curso da história».
Fonte - Zenit
Nota Fernando Machado: Ellen White fala em algo que o Diálogo Interreligioso só será bem sucedido se as religiões alinharem os pontos comuns - conforme descrito acima - e esqueceram dos demais pontos divergentes.
Nota Minuto Profético: NOTA: "Lei natural" é uma referência aos Dez Mandamentos (de acordo com a versão adulterada da Igreja Católica que apóia o descanso dominical). "A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico" (O Grande Conflito, p. 444).
Recessão ameaça agora a União Européia
Com o petróleo e o euro valorizados, a economia européia vem perdendo fôlego de forma perigosa, correndo risco de estagnar. Não é descartada a hipótese de haver recessão. Esta é a conclusão de analistas, após alguns dados divulgados nesta quinta-feira.
Os dados medem a saúde financeira da zona do euro e confirmam os problemas que atingem os 15 países que a compõem. Segundo especialistas, a União Européia corre risco de entrar em recessão em uma conjuntura de inflação recorde.
Os números mostram queda acentuada da confiança nos setores de produção e de serviços -- o menor nível desde 2001 --, e da confiança dos empresários nas três principais economias européias (Alemanha, Itália e França).
Fonte - Opinião e Notícia
Os dados medem a saúde financeira da zona do euro e confirmam os problemas que atingem os 15 países que a compõem. Segundo especialistas, a União Européia corre risco de entrar em recessão em uma conjuntura de inflação recorde.
Os números mostram queda acentuada da confiança nos setores de produção e de serviços -- o menor nível desde 2001 --, e da confiança dos empresários nas três principais economias européias (Alemanha, Itália e França).
Fonte - Opinião e Notícia
A crise alimentar
“Um desastre alimentar ameaça 14 milhões de pessoas”
Entrevista com Josette Sheeran, diretora do Programa Alimentício Mundial da ONU
Desde 2007, Josette Sheeran dirige o Programa Alimentício Mundial (PAM), a agência das Nações Unidas encarregada de lutar contra a fome no mundo. A sua função é de intervir nas situações de emergência. Em entrevista ao “Le Monde”, ela descreve o processo que desembocou nesta crise.
...
Le Monde - Quantas pessoas foram atingidas pela atual crise dos alimentos?
Josette Sheeran - É difícil responder com precisão. Segundo as nossas estimativas, há um bilhão de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia. Para nós, este é o limite da pobreza, abaixo do qual a sobrevivência é problemática.
Ora, com a explosão dos preços dos alimentos e daqueles da energia, o poder aquisitivo que representa um dólar foi de uma só vez dividido por dois! Essas populações se encontram numa situação de vulnerabilidade extrema. Elas são as principais vítimas da crise atual. É claro, nos países desenvolvidos também as populações padecem com a explosão dos preços, mas os remédios existem, e vêm sendo implementados pelos Estados. Já, nos países em desenvolvimento, não existe nada disso. Eles não podem contar com ninguém, a não ser com eles mesmos.
...
Le Monde - Mesmo entre os países pobres, alguns foram mais atingidos do que outros.
Josette Sheeran - Exato. Em certos casos, as condições locais contribuem para agravar a situação. Isso pode ser constatado no Chifre da África, onde um desastre alimentar ameaça mais de 14 milhões de pessoas. Elas precisam enfrentar dificuldades suplementares próprias da região: uma sucessão de colheitas ruins, uma onda de seca recorrente, uma situação política caótica como é o caso na Somália, onde, aliás, cinco dos nossos trabalhadores foram mortos.
No Chifre da África, estamos à beira do desastre. Todos os dias, as nossas equipes locais estudam atentamente as condições meteorológicas. Se chover dentro dos próximos quinze dias, poderemos esperar conseguir boas colheitas no final do ano. Caso contrário, o pior estará à nossa espera.
...
Tradução: Jean-Yves de Neufville
Fonte - Acerto de Contas
ONG diz que alta dos alimentos pode levar milhões de africanos à miséria
Londres, 24 jul (EFE).- A alta do preço dos alimentos ameaça levar milhões de pessoas do leste da África à pobreza extrema, alertou hoje a ONG Oxfam.
A entidade fez um apelo aos países mais ricos para que aumentem a ajuda à região. A falta de chuvas, os conflitos étnicos e a pobreza crônica são alguns dos fatores que podem levar 13 milhões de pessoas a necessitar de um auxílio humanitário urgente.
A Oxfam disse que a situação se agravou com o aumento dos preços dos alimentos.
"O custo da comida aumentou até 500% em alguns lugares, deixando em pobreza extrema uma população que sofreu com sucessivos períodos de seca", disse a entidade em comunicado.
Segundo a Oxfam, o custo do arroz importado na Somália subiu 350% entre o início de 2007 e maio de 2008. Neste país, 35% da população precisa de ajuda emergencial e o número pode chegar a 50% no final deste ano.
Rob McNeil, um membro da ONG que esteve recentemente no continente africano, disse que o cenário na Etiópia é desolador.
"Algumas das estradas estavam cobertas por gado morto. Quase não existe água para as pessoas e animais. A população está cada vez mais desesperada", disse McNeil.
Fonte - BOL
Entrevista com Josette Sheeran, diretora do Programa Alimentício Mundial da ONU
Desde 2007, Josette Sheeran dirige o Programa Alimentício Mundial (PAM), a agência das Nações Unidas encarregada de lutar contra a fome no mundo. A sua função é de intervir nas situações de emergência. Em entrevista ao “Le Monde”, ela descreve o processo que desembocou nesta crise.
...
Le Monde - Quantas pessoas foram atingidas pela atual crise dos alimentos?
Josette Sheeran - É difícil responder com precisão. Segundo as nossas estimativas, há um bilhão de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia. Para nós, este é o limite da pobreza, abaixo do qual a sobrevivência é problemática.
Ora, com a explosão dos preços dos alimentos e daqueles da energia, o poder aquisitivo que representa um dólar foi de uma só vez dividido por dois! Essas populações se encontram numa situação de vulnerabilidade extrema. Elas são as principais vítimas da crise atual. É claro, nos países desenvolvidos também as populações padecem com a explosão dos preços, mas os remédios existem, e vêm sendo implementados pelos Estados. Já, nos países em desenvolvimento, não existe nada disso. Eles não podem contar com ninguém, a não ser com eles mesmos.
...
Le Monde - Mesmo entre os países pobres, alguns foram mais atingidos do que outros.
Josette Sheeran - Exato. Em certos casos, as condições locais contribuem para agravar a situação. Isso pode ser constatado no Chifre da África, onde um desastre alimentar ameaça mais de 14 milhões de pessoas. Elas precisam enfrentar dificuldades suplementares próprias da região: uma sucessão de colheitas ruins, uma onda de seca recorrente, uma situação política caótica como é o caso na Somália, onde, aliás, cinco dos nossos trabalhadores foram mortos.
No Chifre da África, estamos à beira do desastre. Todos os dias, as nossas equipes locais estudam atentamente as condições meteorológicas. Se chover dentro dos próximos quinze dias, poderemos esperar conseguir boas colheitas no final do ano. Caso contrário, o pior estará à nossa espera.
...
Tradução: Jean-Yves de Neufville
Fonte - Acerto de Contas
ONG diz que alta dos alimentos pode levar milhões de africanos à miséria
Londres, 24 jul (EFE).- A alta do preço dos alimentos ameaça levar milhões de pessoas do leste da África à pobreza extrema, alertou hoje a ONG Oxfam.
A entidade fez um apelo aos países mais ricos para que aumentem a ajuda à região. A falta de chuvas, os conflitos étnicos e a pobreza crônica são alguns dos fatores que podem levar 13 milhões de pessoas a necessitar de um auxílio humanitário urgente.
A Oxfam disse que a situação se agravou com o aumento dos preços dos alimentos.
"O custo da comida aumentou até 500% em alguns lugares, deixando em pobreza extrema uma população que sofreu com sucessivos períodos de seca", disse a entidade em comunicado.
Segundo a Oxfam, o custo do arroz importado na Somália subiu 350% entre o início de 2007 e maio de 2008. Neste país, 35% da população precisa de ajuda emergencial e o número pode chegar a 50% no final deste ano.
Rob McNeil, um membro da ONG que esteve recentemente no continente africano, disse que o cenário na Etiópia é desolador.
"Algumas das estradas estavam cobertas por gado morto. Quase não existe água para as pessoas e animais. A população está cada vez mais desesperada", disse McNeil.
Fonte - BOL
quinta-feira, 24 de julho de 2008
A religiosidade no mundo
...
Em âmbito global, mais de quatro entre cada cinco jovens (85%) são religiosos, e quase metade (44%) são profundamente religiosos.
Apenas 13% não acreditam em deus ou não têm religião, de acordo com a sondagem.
...
No entanto, ele afirma que se declarar sem religião não significa necessariamente que a pessoa não tem fé. "Pode ser que, em outro momento do questionário, ao ser questionada se acredita em Deus, ela irá dizer que acredita", explica ele. "A tendência é as pessoas não terem mais problema em dizer que não têm religião, embora acreditem em Deus e cheguem a rezar nos momentos de fraqueza, perigo ou desamparo."
...
Segundo o levantamento, apenas em Israel a juventude é mais religiosa que a população adulta.
...
De acordo com Matthias Jäger, responsável pelo projeto "O Papel da Religião na Sociedade Moderna", do instituto alemão, a pesquisa "desfaz a noção de que decrescentes níveis de religiosidade são inversamente proporcionais ao progresso econômico, social e cultural".
Para o pesquisador, a principal conclusão da pesquisa é a de que "a religião desempenha um papel muito mais importante internacionalmente do que geralmente se assume de uma perspectiva ocidental e européia".
"A Europa é a exceção à regra", afirmou o pesquisador, por e-mail.
Fonte - Folha
Nota DDP:
Trocando em miúdos: A religião continua em alta.
Outro aspecto interessante a ser considerado é a influência da religião nos jovens. Não por outro motivo roma tem se empenhado profundamente em atingir esta faxia da sociedade, como se viu recentemente em Sidney, inclusive com a suspeita apresentação de uma "nova era" nas religiões.
Em âmbito global, mais de quatro entre cada cinco jovens (85%) são religiosos, e quase metade (44%) são profundamente religiosos.
Apenas 13% não acreditam em deus ou não têm religião, de acordo com a sondagem.
...
No entanto, ele afirma que se declarar sem religião não significa necessariamente que a pessoa não tem fé. "Pode ser que, em outro momento do questionário, ao ser questionada se acredita em Deus, ela irá dizer que acredita", explica ele. "A tendência é as pessoas não terem mais problema em dizer que não têm religião, embora acreditem em Deus e cheguem a rezar nos momentos de fraqueza, perigo ou desamparo."
...
Segundo o levantamento, apenas em Israel a juventude é mais religiosa que a população adulta.
...
De acordo com Matthias Jäger, responsável pelo projeto "O Papel da Religião na Sociedade Moderna", do instituto alemão, a pesquisa "desfaz a noção de que decrescentes níveis de religiosidade são inversamente proporcionais ao progresso econômico, social e cultural".
Para o pesquisador, a principal conclusão da pesquisa é a de que "a religião desempenha um papel muito mais importante internacionalmente do que geralmente se assume de uma perspectiva ocidental e européia".
"A Europa é a exceção à regra", afirmou o pesquisador, por e-mail.
Fonte - Folha
Nota DDP:
Trocando em miúdos: A religião continua em alta.
Outro aspecto interessante a ser considerado é a influência da religião nos jovens. Não por outro motivo roma tem se empenhado profundamente em atingir esta faxia da sociedade, como se viu recentemente em Sidney, inclusive com a suspeita apresentação de uma "nova era" nas religiões.
A psicologia estatal
...
Na nova concepção imposta pela elite globalista iluminada, o Estado é o “agente de transformação social”, a vanguarda da “revolução cultural” incumbida de fazer o povo gostar do que não gosta, aprovar o que não aprova, cultuar o que despreza e desprezar o que cultuava. É o órgão do estupro psicológico permanente, empenhado em chocar, escandalizar e contrariar a alma popular até que esta se renda, vencida pelo cansaço, e passe a aceitar como decreto da Providência, como fatalidade natural inevitável, o que quer que venha da burocracia dominante.
Fonte - Olavo de Carvalho
Nota DDP:
Alguma dúvida que na crise final se repetirão os eventos de Daniel 3?
"Adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." - Apoc. 14
Na nova concepção imposta pela elite globalista iluminada, o Estado é o “agente de transformação social”, a vanguarda da “revolução cultural” incumbida de fazer o povo gostar do que não gosta, aprovar o que não aprova, cultuar o que despreza e desprezar o que cultuava. É o órgão do estupro psicológico permanente, empenhado em chocar, escandalizar e contrariar a alma popular até que esta se renda, vencida pelo cansaço, e passe a aceitar como decreto da Providência, como fatalidade natural inevitável, o que quer que venha da burocracia dominante.
Fonte - Olavo de Carvalho
Nota DDP:
Alguma dúvida que na crise final se repetirão os eventos de Daniel 3?
"Adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." - Apoc. 14
"Islã é a religião da paz"
Cidade do Vaticano, 23 jul (RV) - Ao regressar de Madri, na Espanha, o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, fez um balanço ao jornal "L'Osservatore Romano" do Congresso Internacional promovido pelo rei saudita Addullah Bin Al Saud.
O Congresso se concluiu, no dia 18, com a publicação de um documento intitulado "Declaração de Madri", no qual se expressa o desejo de prosseguir no caminho do diálogo inter-religioso e garantir a liberdade religiosa.
Do Congresso, o cardeal destaca a imagem do Islã que deve ser promovida, ou seja, de que se trata de uma religião de paz, e não de uma filosofia terrorista. "Quem usa o Islã para motivar o terrorismo atua uma perversão da religião. Todos os muçulmanos o reconhecem, menos uma minoria", afirma.
Sobre o diálogo inter-religioso em si, o Card. Tauran identificou a atitude que deve ser evitada. Para ele, nunca se deve dar a impressão de que, no fundo, todas as religiões se pareçam ou sejam mais ou menos a mesma coisa. "Cada religião tem a sua especificidade", recorda.
Para ele, o diálogo inter-religioso deve ser norteado pelo princípio "não faça ao outro aquilo que não quer que seja feito a você".
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
Se alguém duvidava de uma improvável aproximação do Vaticano com o Islão, as probabilidades neste aspecto vão crescendo.
O Congresso se concluiu, no dia 18, com a publicação de um documento intitulado "Declaração de Madri", no qual se expressa o desejo de prosseguir no caminho do diálogo inter-religioso e garantir a liberdade religiosa.
Do Congresso, o cardeal destaca a imagem do Islã que deve ser promovida, ou seja, de que se trata de uma religião de paz, e não de uma filosofia terrorista. "Quem usa o Islã para motivar o terrorismo atua uma perversão da religião. Todos os muçulmanos o reconhecem, menos uma minoria", afirma.
Sobre o diálogo inter-religioso em si, o Card. Tauran identificou a atitude que deve ser evitada. Para ele, nunca se deve dar a impressão de que, no fundo, todas as religiões se pareçam ou sejam mais ou menos a mesma coisa. "Cada religião tem a sua especificidade", recorda.
Para ele, o diálogo inter-religioso deve ser norteado pelo princípio "não faça ao outro aquilo que não quer que seja feito a você".
Fonte - Radio Vaticano
Nota DDP:
Se alguém duvidava de uma improvável aproximação do Vaticano com o Islão, as probabilidades neste aspecto vão crescendo.
China vai distribuir Bíblias
A China resolveu adotar essa estratégia simpática aos olhos do mundo, para esconder sua prática política de impedir que os seus cidadãos tenham livre acesso às Escrituras. Com isso ela vai disponibilizar cópias gratuitas da Bíblia aos atletas, espectadores, turistas e aos estrangeiros que pedirem o livro sagrado, durante o período dos Jogos Olímpicos.
Segundo informações divulgadas ontem pela imprensa estatal chinesa, cerca de 10 mil cópias em duas línguas vão ser distribuídas na Aldeia Olímpica, casa de atletas e jornalistas entre 8 e 24 de agosto.
Li Chunnong, diretor geral da Amity Printing Co., a maior editora de livros cristãos do país, disse ao jornal “China Daily”, que mais 30 mil cópias do Novo Testamento também vão estar disponíveis. No entanto, os exemplares só estarão disponíveis nas igrejas e na Aldeia Olímpica, não em hotéis.
'A Aldeia Olímpica também vai ter um centro religioso para prestar serviços de culto a seguidores de outras religiões', afirmou Chen Guangyan, presidente da Associação Islâmica na China.
O reverendo Xu Xiaohong, do Conselho Cristão Chinês, baseado em Xangai e responsável pela publicação dos livros, adiantou que 50 mil cópias dos quatro evangelhos, em dois idiomas, serão enviadas para as seis cidades onde vão acontecer os eventos olímpicos.
A capa dos livros dessa edição vai incluir um logotipo olímpico, acrescentou Xu. "Isto é particularmente significativo porque tanto quanto sei, é a primeira vez que um logotipo olímpico vai ser incluído num livro religioso", observou Xu, citado pelo “China Daily”.
A estratégia é muito bem fundamentada. Com a distribuição gratuita, o país evita que os turistas entrem no país com novos exemplares, e acaba por estimulá-los a pedir um exemplar na Vila Olímpica e a levar para casa como uma espécie de souvenir, de modo a maquiar a ausência de liberdade religiosa no país.
Segundo o reverendo, o logotipo inscrito na Bíblia representa a combinação entre "o espírito olímpico e o espírito de levar uma vida orientada para um objetivo, que é algo em que os cristãos acreditam".
Os atletas e os visitantes podem trazer textos e objetos religiosos para uso pessoal quando estiverem em Pequim durante a Olimpíada, afirmou a organização, recomendando, entretanto, num comunicado publicado na sua página da internet, que cada viajante não traga mais que uma Bíblia para a China.
Fonte - Elnet
E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mateus 24)
Segundo informações divulgadas ontem pela imprensa estatal chinesa, cerca de 10 mil cópias em duas línguas vão ser distribuídas na Aldeia Olímpica, casa de atletas e jornalistas entre 8 e 24 de agosto.
Li Chunnong, diretor geral da Amity Printing Co., a maior editora de livros cristãos do país, disse ao jornal “China Daily”, que mais 30 mil cópias do Novo Testamento também vão estar disponíveis. No entanto, os exemplares só estarão disponíveis nas igrejas e na Aldeia Olímpica, não em hotéis.
'A Aldeia Olímpica também vai ter um centro religioso para prestar serviços de culto a seguidores de outras religiões', afirmou Chen Guangyan, presidente da Associação Islâmica na China.
O reverendo Xu Xiaohong, do Conselho Cristão Chinês, baseado em Xangai e responsável pela publicação dos livros, adiantou que 50 mil cópias dos quatro evangelhos, em dois idiomas, serão enviadas para as seis cidades onde vão acontecer os eventos olímpicos.
A capa dos livros dessa edição vai incluir um logotipo olímpico, acrescentou Xu. "Isto é particularmente significativo porque tanto quanto sei, é a primeira vez que um logotipo olímpico vai ser incluído num livro religioso", observou Xu, citado pelo “China Daily”.
A estratégia é muito bem fundamentada. Com a distribuição gratuita, o país evita que os turistas entrem no país com novos exemplares, e acaba por estimulá-los a pedir um exemplar na Vila Olímpica e a levar para casa como uma espécie de souvenir, de modo a maquiar a ausência de liberdade religiosa no país.
Segundo o reverendo, o logotipo inscrito na Bíblia representa a combinação entre "o espírito olímpico e o espírito de levar uma vida orientada para um objetivo, que é algo em que os cristãos acreditam".
Os atletas e os visitantes podem trazer textos e objetos religiosos para uso pessoal quando estiverem em Pequim durante a Olimpíada, afirmou a organização, recomendando, entretanto, num comunicado publicado na sua página da internet, que cada viajante não traga mais que uma Bíblia para a China.
Fonte - Elnet
E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mateus 24)
Natureza em fúria
Terremoto de 5,6 graus sacode região devastada em maio na China
Um terremoto de 5,6 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu hoje as províncias chinesas de Shaanxi (centro) e Sichuan (sudoeste), que já ficou devastada pelo tremor do dia 12 de maio.
O terremoto aconteceu às 3h54 (16h54 de quarta-feira em Brasília) e seu epicentro foi localizado a 32,8 graus de latitude norte e 105,6 graus de longitude leste, informou a agência oficial de notícias chinesa "Xinhua".
Sichuan foi o epicentro do devastador terremoto de 8 graus de magnitude, o pior em mais de três décadas na China, que sacudiu o sudoeste do gigante asiático no dia 12 de maio.
Fonte - Terra
Sismo abala Japão
Um violento sismo, de magnitude de 6,8 na escala de Richter, atingiu esta quarta-feira a ilha japonesa de Honshu no Norte do país, fazendo pelo menos dez feridos.
O Governo já indiciou que não existem riscos de um tsunami e as centrais nucleares na zona estão a funcionar normalmente.
O epicentro do tremor-de-terra foi localizado a 64 quilómetros da cidade de Morioka.
Devido ao sismo, encontra-se um edifício em chamas e alguns troços da auto-estrada fechados por precaução.
Fonte - Correio da Manhã
Furacão fustiga EUA e México
O furacão «Dolly» está a fustigar a zona fronteiriça dos Estados Unidos e do México. Ventos de 150 quilómetros por hora arrancaram telhados e derrubaram postes no Sul do Texas.
As chuvas torrenciais ameaçam causar cheias generalizadas naquela zona e no nordeste do México. Milhares de pessoas estão sem electricidade.
O furacão «Dolly» chegou a terra com uma força de «categoria dois», mas entretanto já enfraqueceu e não passa agora da «categoria um». Ainda durante esta quinta-feira, e à medida que se for afastando da costa, deve transformar-se de novo numa tempestade tropical.
Fonte - TVI
Mateus 24:8 porém tudo isto é o princípio das dores.
Não podemos perder de vista que a comparação feita por Cristo tem como foco a frequência, não a intensidade...
Um terremoto de 5,6 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu hoje as províncias chinesas de Shaanxi (centro) e Sichuan (sudoeste), que já ficou devastada pelo tremor do dia 12 de maio.
O terremoto aconteceu às 3h54 (16h54 de quarta-feira em Brasília) e seu epicentro foi localizado a 32,8 graus de latitude norte e 105,6 graus de longitude leste, informou a agência oficial de notícias chinesa "Xinhua".
Sichuan foi o epicentro do devastador terremoto de 8 graus de magnitude, o pior em mais de três décadas na China, que sacudiu o sudoeste do gigante asiático no dia 12 de maio.
Fonte - Terra
Sismo abala Japão
Um violento sismo, de magnitude de 6,8 na escala de Richter, atingiu esta quarta-feira a ilha japonesa de Honshu no Norte do país, fazendo pelo menos dez feridos.
O Governo já indiciou que não existem riscos de um tsunami e as centrais nucleares na zona estão a funcionar normalmente.
O epicentro do tremor-de-terra foi localizado a 64 quilómetros da cidade de Morioka.
Devido ao sismo, encontra-se um edifício em chamas e alguns troços da auto-estrada fechados por precaução.
Fonte - Correio da Manhã
Furacão fustiga EUA e México
O furacão «Dolly» está a fustigar a zona fronteiriça dos Estados Unidos e do México. Ventos de 150 quilómetros por hora arrancaram telhados e derrubaram postes no Sul do Texas.
As chuvas torrenciais ameaçam causar cheias generalizadas naquela zona e no nordeste do México. Milhares de pessoas estão sem electricidade.
O furacão «Dolly» chegou a terra com uma força de «categoria dois», mas entretanto já enfraqueceu e não passa agora da «categoria um». Ainda durante esta quinta-feira, e à medida que se for afastando da costa, deve transformar-se de novo numa tempestade tropical.
Fonte - TVI
Mateus 24:8 porém tudo isto é o princípio das dores.
Não podemos perder de vista que a comparação feita por Cristo tem como foco a frequência, não a intensidade...
Lista antiterrorista dos EUA
O que têm em comum uma freira católica, um piloto de avião e Cat Stevens? Nada, a não ser pelo fato de estarem entre os mais de um milhão de nomes que fazem parte da lista de vigilância antiterrorista formulada pelas autoridades norte-americanas.
Esta lista, que supostamente contém os nomes dos terroristas ou pessoas suspeitas de estarem ligadas ao terrorismo, cresceu consideravelmente desde o 11 de setembro de 2001 e impede que pessoas que, a princípio, apresentam uma conduta correta embarquem em um avião, segundo a Associação norte-americana pelas Liberdades Civis (ACLU). Leia mais...
NOTA: Em breve nessa lista negra constará o nome de qualquer um que se manifeste contra as decisões do governo norte-americano... A questão da "segurança nacional" é mera fachada para os interesses da Nova Ordem Mundial.
Fonte - Minuto Profético
Esta lista, que supostamente contém os nomes dos terroristas ou pessoas suspeitas de estarem ligadas ao terrorismo, cresceu consideravelmente desde o 11 de setembro de 2001 e impede que pessoas que, a princípio, apresentam uma conduta correta embarquem em um avião, segundo a Associação norte-americana pelas Liberdades Civis (ACLU). Leia mais...
NOTA: Em breve nessa lista negra constará o nome de qualquer um que se manifeste contra as decisões do governo norte-americano... A questão da "segurança nacional" é mera fachada para os interesses da Nova Ordem Mundial.
Fonte - Minuto Profético
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Diálogo inter-religioso e eucaristia
O Ecumenismo e o diálogo inter-religioso tem por finalidade última congregar todos os adoradores na Eucaristia. Embora sempre é dito pelos líderes do movimento ecumêmico que cada igreja pode e deve permanecer com suas doutrinas, ao mesmo tempo, tornam-se cada vez mais freqüentes as notícias de sites oficiais em sentido contrário. Ou seja, as igrejas não católicas deverão mudar para a participação na missa e Eucaristia.
Numa notícia de hoje, “Diálogo ecuménico em momento decisivo” o papa mais uma vez afirma o seguinte: “Devemos precaver-nos contra toda a tentação de considerar a doutrina como fonte de divisão e, consequentemente, como impedimento daquilo que parece ser a tarefa mais urgente e imediata: melhorar o mundo onde vivemos”. E acrescenta que “o caminho do ecumenismo visa em última análise uma celebração comum da Eucaristia - Sacramento por excelência da unidade da Igreja”
A propósito disso, o tema da semana de oração global de 2009 será "Estarão unidos na tua mão" (Ez 37,17).
Fontes:
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=62535&seccaoid=4&tipoid=217
http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=219979
http://www.radiovaticana.org/por/Articolo.asp?c=219134
Publicado em: 23-07-2008
Fonte - Cristo Voltará
Numa notícia de hoje, “Diálogo ecuménico em momento decisivo” o papa mais uma vez afirma o seguinte: “Devemos precaver-nos contra toda a tentação de considerar a doutrina como fonte de divisão e, consequentemente, como impedimento daquilo que parece ser a tarefa mais urgente e imediata: melhorar o mundo onde vivemos”. E acrescenta que “o caminho do ecumenismo visa em última análise uma celebração comum da Eucaristia - Sacramento por excelência da unidade da Igreja”
A propósito disso, o tema da semana de oração global de 2009 será "Estarão unidos na tua mão" (Ez 37,17).
Fontes:
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=62535&seccaoid=4&tipoid=217
http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=219979
http://www.radiovaticana.org/por/Articolo.asp?c=219134
Publicado em: 23-07-2008
Fonte - Cristo Voltará
O "integrismo" e o papado
Ao mesmo tempo em que Le Monde faz significativas reticências, círculos ultracatólicos de Paris se preparam para receber a visita do papa Bento 16 nos dias 12 e 13 de setembro próximo. A Igreja católica de Paris já distribui os folhetos de convite aos fiéis, com indicações sobre como participar dos eventos, organizados como um grande espetáculo público da fé. Papamóvel, telas gigantescas de TV, alameda de luzes, vigílias musicais e outros recursos do show business se anunciam como complementos às missas e orações.
...
Desobediência ao Vaticano
Pode-se ver nisso tudo a mesma rotina das viagens do papa João Paulo II, que também demonstrava especial predileção, ou devoção, por efeitos de mídia. Mas as reticências bem acentuadas de um jornal ponderado como Le Monde têm por trás uma preocupação particular, que afeta diretamente a França: as boas graças do atual papa para com os círculos ultraconservadores ou integristas do catolicismo francês.
"Integrismo", para quem deseja clareza imediata, é o atraso falando, em todos os continentes, em nome de Deus. A palavra é hoje praticamente um sinônimo de "fundamentalismo", embora esta seja mais antiga, já que se tornou conhecida em finais do século 19 como uma autodesignação positiva de grupos convencidos de que detinham a verdadeira interpretação dos Evangelhos. O integrista, desde o século 20, vive dessa mesma pretensão de exercer a "integridade" da religião. ...
O perigo fundamentalista
Pois bem, Bento 16 vai chegar à França com firulas do Direito Canônico nas mãos, que traduzem o perdão aos integristas excomungados. Trata-se, na prática, de uma insólita reaproximação do Vaticano com as dimensões ultraconservadoras da Igreja. Daí, o incômodo da consciência liberal francesa, espelhada nas reticências à visita que transparecem nas páginas de Le Monde. Para esse tipo de consciência, todos os fundamentalismos do momento, sejam quais forem as religiões ou as seitas, são iguais em suas predicações de racismo e sexismo, num novo tipo de conjugação financeira e moral que leva ao recrutamento de jovens nas regiões mais pobres do mundo para fins obscuros, às vezes inconfessáveis. É o dízimo que o atraso mental faz pagar à consciência moderna e termina financiando os "batmóveis" de todo tipo de "cavaleiro das trevas".
O fenômeno do que poderíamos chamar de "ultra-rigorismo integrista" extrapola, na verdade, o âmbito das crenças institucionalizadas e pode atingir até os comportamentos individuais de consumidores. Os desejáveis cuidados com a saúde, a alimentação, a ecologia etc. não estão isentos do perigo fundamentalista. É um fenômeno que retorna ciclicamente como aquilo que os neoplatônicos chamavam de eon, ou seja, uma forma transtemporal, recorrente. Vale a pena chamar a atenção de jornalistas e editores para as tentações dos exageros e abusos.
Fonte - Observatório da Imprensa
Nota DDP:
Sem entrar no mérito dos obliquos ataques à religião, a análise é interessante ao corroborar as realidade que se descortinam no horizonte profético, mesmo sem que o articulista delas tenha a menor idéia. O cerceamento das liberdades individuais, dentro em pouco, serão quase um clamor popular, já não são mais os "profetas do apocalipse" que vislumbram essa possibilidade.
...
Desobediência ao Vaticano
Pode-se ver nisso tudo a mesma rotina das viagens do papa João Paulo II, que também demonstrava especial predileção, ou devoção, por efeitos de mídia. Mas as reticências bem acentuadas de um jornal ponderado como Le Monde têm por trás uma preocupação particular, que afeta diretamente a França: as boas graças do atual papa para com os círculos ultraconservadores ou integristas do catolicismo francês.
"Integrismo", para quem deseja clareza imediata, é o atraso falando, em todos os continentes, em nome de Deus. A palavra é hoje praticamente um sinônimo de "fundamentalismo", embora esta seja mais antiga, já que se tornou conhecida em finais do século 19 como uma autodesignação positiva de grupos convencidos de que detinham a verdadeira interpretação dos Evangelhos. O integrista, desde o século 20, vive dessa mesma pretensão de exercer a "integridade" da religião. ...
O perigo fundamentalista
Pois bem, Bento 16 vai chegar à França com firulas do Direito Canônico nas mãos, que traduzem o perdão aos integristas excomungados. Trata-se, na prática, de uma insólita reaproximação do Vaticano com as dimensões ultraconservadoras da Igreja. Daí, o incômodo da consciência liberal francesa, espelhada nas reticências à visita que transparecem nas páginas de Le Monde. Para esse tipo de consciência, todos os fundamentalismos do momento, sejam quais forem as religiões ou as seitas, são iguais em suas predicações de racismo e sexismo, num novo tipo de conjugação financeira e moral que leva ao recrutamento de jovens nas regiões mais pobres do mundo para fins obscuros, às vezes inconfessáveis. É o dízimo que o atraso mental faz pagar à consciência moderna e termina financiando os "batmóveis" de todo tipo de "cavaleiro das trevas".
O fenômeno do que poderíamos chamar de "ultra-rigorismo integrista" extrapola, na verdade, o âmbito das crenças institucionalizadas e pode atingir até os comportamentos individuais de consumidores. Os desejáveis cuidados com a saúde, a alimentação, a ecologia etc. não estão isentos do perigo fundamentalista. É um fenômeno que retorna ciclicamente como aquilo que os neoplatônicos chamavam de eon, ou seja, uma forma transtemporal, recorrente. Vale a pena chamar a atenção de jornalistas e editores para as tentações dos exageros e abusos.
Fonte - Observatório da Imprensa
Nota DDP:
Sem entrar no mérito dos obliquos ataques à religião, a análise é interessante ao corroborar as realidade que se descortinam no horizonte profético, mesmo sem que o articulista delas tenha a menor idéia. O cerceamento das liberdades individuais, dentro em pouco, serão quase um clamor popular, já não são mais os "profetas do apocalipse" que vislumbram essa possibilidade.
“Declaração de Madri pede à ONU que promova diálogo entre religiões”
A notícia é importante. Vem da reunião promovida pelo rei da Arábia Saudita, país sede do Islam. Parece incrível, mas agora é o Islam pedindo o diálogo entre todas as religiões. Essa reunião ocorreu entre os dias 16 a 18 de julho, de 2008, na Espanha. É o cumprimento da profecia de Apoc. 13. U mondo está indo em direção a uma supremacia religiosa antagônica a DEUS. A seguir a notícia por inteiro, e sua respectiva fonte.
Madri, 18 jul (EFE).- A Declaração de Madri, que reúne as conclusões da Conferência Mundial para o Diálogo, terminou hoje pedindo para a Assembléia Geral da ONU a convocação de uma sessão especial para promover o entendimento entre religiões, civilizações e culturas.
Os participantes deste fórum, - que reuniu políticos, intelectuais e pesquisadores de todas as religiões e cultos na capital espanhola - pedem que o rei da Arábia Saudita e promotor desta reunião, Abdullah bin Abdul Aziz, "aja para organizar esta sessão o mais rápido possível".
Abdallah al-Turki, secretário da Liga do Mundo Islâmico, entidade que organizou este fórum, explicou em coletiva de imprensa que esta proposta responde ao interesse comum em fomentar o diálogo "em nível mundial".
Segundo Turki, a Conferência de Madri foi "apolítica", não teve nada a ver com nenhuma ideologia concreta, e seus participantes foram escolhidos por seus conhecimentos, não por suas afiliações.
"A conferência insistiu no comum, nos valores comuns" dos adeptos às distintas confissões ou credos porque, segundo Turki, "o mundo é uma família humana que passa por uma crise ou tem problemas que requerem um esforço conjunto".
Para dirigir esse esforço, os participantes concordaram em criar um grupo de trabalho que se encarregará de "estudar os problemas que criam obstáculos para o diálogo" e preparar estudos com as perspectivas para resolver essa problemática.
Os participantes constataram que "o terrorismo é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento do diálogo e da convivência, e é um fenômeno global que requer esforços internacionais para fazer frente a ele, com um espírito de seriedade, responsabilidade e eqüidade" e através de um acordo sobre a definição do mesmo.
A declaração final declara ainda o apoio ao reforço da cooperação entre instituições religiosas, culturais, educativas e de informação para consagrar "os nobres valores morais (...) promover as boas práticas sociais com a intenção de fazer frente à libertinagem, à decadência, à desintegração da família, e aos diferentes vícios".
No mesmo texto, recomendaram "lutar contra as teorias que defendem o inevitável choque entre as civilizações e as culturas", fortalecer os valores humanos comuns, promover uma cultura de tolerância e concordar um pacto mundial para o diálogo entre religiões e culturas.
O secretário-geral adjunto da Liga do Mundo Islâmico, Abdul al-Zaid, foi o encarregado de ler o texto da Declaração final na sessão de fechamento, na qual também participou o representante do Vaticano e presidente do Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso, cardeal Jean Tauran.
Tauran disse que durante os três dias que durou a Conferência conseguiram constatar que "é possível respeitar nossas respectivas formas de fé" e que "o diálogo é o melhor caminho para contribuir para a harmonia e a paz".
Neste fórum, também participaram , entre outros, o secretário-geral do Congresso Mundial Judeu, Michael Schneider, o presidente da Fundação para a Cultura de Paz, Federico Mayor Zaragoza, o representante da ONU para a Aliança de Civilizações, Jorge Sampaio, e o diretor do Congresso Judaico Latino-americano, o rabino Cláudio Epelman.
No total, foram mais de 200 os representantes das três religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo e Islã), de outros credos como o hinduísmo e o budismo, e de distintas escolas de pensamento de todo o mundo.
A conferência foi inaugurada pelo monarca saudita, em cerimônia em que foi acompanhado pelo rei Juan Carlos da Espanha e pelo presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
O monarca árabe ressaltou então que a única saída para que a humanidade recupere a perda de valores, acabe com a confusão de conceitos e com o período crítico pelo qual passa - conseqüência do vazio espiritual - é encontrar um acordo através do diálogo entre as religiões e as civilizações.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL651592-5602,00-DECLARACAO+DE+MADRI+PEDE+A+ONU+QUE+PROMOVA+DIALOGO+ENTRE+RELIGIOES.html
2008-07-19
Fonte - Cristo Voltará
Madri, 18 jul (EFE).- A Declaração de Madri, que reúne as conclusões da Conferência Mundial para o Diálogo, terminou hoje pedindo para a Assembléia Geral da ONU a convocação de uma sessão especial para promover o entendimento entre religiões, civilizações e culturas.
Os participantes deste fórum, - que reuniu políticos, intelectuais e pesquisadores de todas as religiões e cultos na capital espanhola - pedem que o rei da Arábia Saudita e promotor desta reunião, Abdullah bin Abdul Aziz, "aja para organizar esta sessão o mais rápido possível".
Abdallah al-Turki, secretário da Liga do Mundo Islâmico, entidade que organizou este fórum, explicou em coletiva de imprensa que esta proposta responde ao interesse comum em fomentar o diálogo "em nível mundial".
Segundo Turki, a Conferência de Madri foi "apolítica", não teve nada a ver com nenhuma ideologia concreta, e seus participantes foram escolhidos por seus conhecimentos, não por suas afiliações.
"A conferência insistiu no comum, nos valores comuns" dos adeptos às distintas confissões ou credos porque, segundo Turki, "o mundo é uma família humana que passa por uma crise ou tem problemas que requerem um esforço conjunto".
Para dirigir esse esforço, os participantes concordaram em criar um grupo de trabalho que se encarregará de "estudar os problemas que criam obstáculos para o diálogo" e preparar estudos com as perspectivas para resolver essa problemática.
Os participantes constataram que "o terrorismo é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento do diálogo e da convivência, e é um fenômeno global que requer esforços internacionais para fazer frente a ele, com um espírito de seriedade, responsabilidade e eqüidade" e através de um acordo sobre a definição do mesmo.
A declaração final declara ainda o apoio ao reforço da cooperação entre instituições religiosas, culturais, educativas e de informação para consagrar "os nobres valores morais (...) promover as boas práticas sociais com a intenção de fazer frente à libertinagem, à decadência, à desintegração da família, e aos diferentes vícios".
No mesmo texto, recomendaram "lutar contra as teorias que defendem o inevitável choque entre as civilizações e as culturas", fortalecer os valores humanos comuns, promover uma cultura de tolerância e concordar um pacto mundial para o diálogo entre religiões e culturas.
O secretário-geral adjunto da Liga do Mundo Islâmico, Abdul al-Zaid, foi o encarregado de ler o texto da Declaração final na sessão de fechamento, na qual também participou o representante do Vaticano e presidente do Pontifício Conselho para o diálogo inter-religioso, cardeal Jean Tauran.
Tauran disse que durante os três dias que durou a Conferência conseguiram constatar que "é possível respeitar nossas respectivas formas de fé" e que "o diálogo é o melhor caminho para contribuir para a harmonia e a paz".
Neste fórum, também participaram , entre outros, o secretário-geral do Congresso Mundial Judeu, Michael Schneider, o presidente da Fundação para a Cultura de Paz, Federico Mayor Zaragoza, o representante da ONU para a Aliança de Civilizações, Jorge Sampaio, e o diretor do Congresso Judaico Latino-americano, o rabino Cláudio Epelman.
No total, foram mais de 200 os representantes das três religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo e Islã), de outros credos como o hinduísmo e o budismo, e de distintas escolas de pensamento de todo o mundo.
A conferência foi inaugurada pelo monarca saudita, em cerimônia em que foi acompanhado pelo rei Juan Carlos da Espanha e pelo presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
O monarca árabe ressaltou então que a única saída para que a humanidade recupere a perda de valores, acabe com a confusão de conceitos e com o período crítico pelo qual passa - conseqüência do vazio espiritual - é encontrar um acordo através do diálogo entre as religiões e as civilizações.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL651592-5602,00-DECLARACAO+DE+MADRI+PEDE+A+ONU+QUE+PROMOVA+DIALOGO+ENTRE+RELIGIOES.html
2008-07-19
Fonte - Cristo Voltará
Carne com 'nome de Alá' escrito em árabe surpreende nigerianos
O dono de um restaurante da Nigéria alega ter encontrado pedaços de carne com inscrições da palavra Alá e do nome do profeta Maomé em árabe.
As suspostas inscrições em árabe para as duas palavras foram encontradas em um pedaço de bife por um freqüentador do restaurante em Birnin Kebbi.
Segundo o dono do restaurante, ele estava prestes a comer a carne quando repentinamente notou as palavras na cartilagem.
O dono do restaurante fez uma busca pela cozinha e encontrou mais três pedaços de carne com os nomes.
A carne foi cozida e então frita antes de ser servida, disse Kabiru Haliru, dono do restaurante, ao jornal local Daily Trust.
"Quando as inscrições foram descobertas, alguns acadêmicos islâmicos, que tinham vindo para jantar no restaurante, comentaram que era um sinal para mostrar que o islamismo é a única religião verdadeira para a humanidade", afirmou.
O restaurante guardou os pedaços de carne para exibir para os visitantes. Milhares de pessoas já foram até o local para ver os pedaços de carne.
Um veterinário afirmou ao jornal que a descoberta das palavras na carne "desafia as explicações científicas".
"Supondo que (a inscrição) fosse encontrada em apenas um pedaço de carne, então seria suspeito, mas dadas as circunstâncias, não há explicação", disse Yakubu Dominic.
Fonte - G1
[Colaboração: Gabrielle Medeiro]
Nota DDP:
Observando-se o tempo em que vivemos, temos que daqui para frente os sinais serão cada vez mais frequentes. Os maiores ainda estão por ocorrer e, estes, certamente determinarão seja seguido um grande líder religioso mundial...
As suspostas inscrições em árabe para as duas palavras foram encontradas em um pedaço de bife por um freqüentador do restaurante em Birnin Kebbi.
Segundo o dono do restaurante, ele estava prestes a comer a carne quando repentinamente notou as palavras na cartilagem.
O dono do restaurante fez uma busca pela cozinha e encontrou mais três pedaços de carne com os nomes.
A carne foi cozida e então frita antes de ser servida, disse Kabiru Haliru, dono do restaurante, ao jornal local Daily Trust.
"Quando as inscrições foram descobertas, alguns acadêmicos islâmicos, que tinham vindo para jantar no restaurante, comentaram que era um sinal para mostrar que o islamismo é a única religião verdadeira para a humanidade", afirmou.
O restaurante guardou os pedaços de carne para exibir para os visitantes. Milhares de pessoas já foram até o local para ver os pedaços de carne.
Um veterinário afirmou ao jornal que a descoberta das palavras na carne "desafia as explicações científicas".
"Supondo que (a inscrição) fosse encontrada em apenas um pedaço de carne, então seria suspeito, mas dadas as circunstâncias, não há explicação", disse Yakubu Dominic.
Fonte - G1
[Colaboração: Gabrielle Medeiro]
Nota DDP:
Observando-se o tempo em que vivemos, temos que daqui para frente os sinais serão cada vez mais frequentes. Os maiores ainda estão por ocorrer e, estes, certamente determinarão seja seguido um grande líder religioso mundial...
Assinar:
Postagens (Atom)