Um estudo do Instituto de Estudos de Segurança da União Européia (ISS, em inglês) alerta que o mundo, em 2025, será mais poluído, árido e perigoso - com o ressurgimento de doenças como a tuberculose.
As projeções, que cobrem tendências globais em economia, política e demografia, foram feitas por especialistas do ISS, uma agência autônoma criada pela União Européia para prestar assessoria em suas decisões de política exterior e defesa.
Segundo o documento – um relatório de 250 páginas intitulado O Novo Quebra-Cabeças Global – se todos os países seguirem o caminho atual, dentro de vinte anos "o mundo estará mais povoado, explorado, contaminado e árido".
Os especialistas estimam que a população mundial aumentará em 23,4%, impulsionada, principalmente, pelos países em desenvolvimento, que serão responsáveis por 90% dos seres humanos.
Na América Latina, o crescimento demográfico será de 24%.
Doenças
Em 2025, mais de 60% da população viverá em cidades. Com a crescente urbanização dos países em desenvolvimento e o aumento da população, crescerão também o consumo de energia, a degradação ambiental e a contaminação atmosférica.
O resultado dessa combinação será o risco do aparecimento de novas doenças e a volta de antigas.
"O ressurgimento de doenças resistentes a medicamentos, como a tuberculose, representará uma verdadeira ameaça", diz o texto.
"Essa doença, juntamente com Aids, a dengue, a diarréia, e febres e infecções respiratórias, ameaça o desenvolvimento de regiões inteiras."
Ao mesmo tempo, doenças que hoje estão restritas a determinadas regiões do planeta poderão se alastrar devido ao fluxo migratório constante e à maior mobilidade dos cidadãos.
Isaías 35
O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso.
Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará; deu-se-lhes a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus.
Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes.
Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.
Então, se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos;
os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.
A areia esbraseada se transformará em lagos, e a terra sedenta, em mananciais de águas; onde outrora viviam os chacais, crescerá a erva com canas e juncos.
E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco.
Ali não haverá leão, animal feroz não passará por ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele.
Os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.