terça-feira, 26 de julho de 2011

Líderes religiosos discutem sobre mudanças climáticas

Jerusalém, 26 jul (RV) - “Como as religiões podem responder à crise climática?”. É a questão que reuniu ontem, em Jerusalém, na Terra Santa, alguns líderes religiosos.

Organizado pelo centro inter-religioso para o desenvolvimento sustentável, o fórum quis identificar instrumentos de colaboração para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Dos vários pronunciamentos, destacamos as palavras do anfitrião, Dom William Shomali, bispo auxiliar do patriarcado latino de Jerusalém, presente em nome do Patriarca Fouad Twal.

Respeitar a criação significa respeitar o criador” – evidenciou Dom Shomali. “Estamos aqui de passagem; devemos nos apaixonar por esta criação, que é um dom precioso a ser custodiado”.

Ao falar sobre a terra, Dom Shomali evocou o Cântico das criaturas, de São Francisco de Assis, e recordando a mensagem do papa para o Dia Mundial da Paz de 2010, acrescentou que para construir a paz, é preciso proteger a criação.

O bispo frisou a necessidade de revisar os modelos de desenvolvimento, pois o atual ritmo de exploração coloca em risco a disponibilidade de recursos naturais. Enquanto isso, a ausência de projetos políticos e econômicos de longo prazo provoca a degradação do meio-ambiente. Dom Shomali falou também da realidade ecológica de Gaza, onde a carência de um bom sistema de tratamento de lixo está poluindo as águas do litoral.

Fonte - Radio Vaticano

Nota DDP: O memorial da criação é o Sábado. Vejamos como os líderes religiosos em questão decidirão fazer referência ao Criador e à criação.
Related Posts with Thumbnails