quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quem vai pagar o pato?

Pela primeira vez desde o início da crise grega, os ministros financeiros da zona do euro estão considerando a hipótese de uma moratória da Grécia. Eles ainda não dizem isso explicitamente, mas as omissões de seus depoimentos na noite da última segunda-feira, 11, não deixam muitas dúvidas sobre o assunto.

Em meio ao alarme de que o contágio estaria se espalhando para a Espanha e a Itália, ministros financeiros discutiram a crise por mais de oito horas em Bruxelas, e no fim reforçaram o seu “compromisso absoluto com a proteção da estabilidade financeira da zona do euro”. O novo ministro financeiro francês, François Baroin, que substituiu Christine Lagarde, declarou que os ministros redescobriram “o espírito da primavera de 2010”, quando resgataram a Grécia e criaram um fundo de € 500 bilhões de euros para ajudar outros países.

Essa retórica não deve ser levada em consideração, pois serve apenas para esconder as desavenças que permanecem. A declaração estava recheada de promessas, entre elas, a de “melhorar a capacidade da zona do euro de resistir aos riscos do contágio”. Mas não apresentava muitos detalhes quanto a cronogramas, e isso não deve convencer os mercados de que os líderes da região estão próximos de uma solução para a crise.

Até pouco tempo atrás, os ministros pensavam que tinham evitado uma catástrofe iminente. A moratória da Grécia foi adiada por meses, após empréstimos de € 12 bilhões do FMI e da União Europeia. Os ministros acreditavam que teriam semanas ou meses para elaborar um formato para um segundo resgate econômico que preservaria a Grécia até 2014. Mas a ilusão foi destruída pela chegada da turbulência financeira à Itália, um país grande demais para ser resgatado, e à Espanha. Títulos dos dois países atingiram altas históricas nesta terça-feira, 12, após a declaração dos ministros.

Subitamente, os ministros passaram a considerar medidas que, até poucos dias, eram consideradas impensáveis. Isso foi o que os ministros disseram no dia 2 de julho:

Em sintonia com as conclusões do Conselho Europeu, de 24 de junho, consultas com os credores da Grécia estão sendo realizadas para definir as modalidades de envolvimento voluntário do setor privado, visando atingir uma redução substancial das necessidades financeiras anuais da Grécia, e evitando a moratória seletiva.

E isso foi o que eles disseram na noite de segunda-feira, 11 de julho:

Os ministros receberam bem a decisão do FMI de pagar a última porção da assistência financeira à Grécia, assim como as propostas do setor privado de contribuir voluntariamente para o financiamento de um segundo programa, que daria continuidade ao trabalho que já está sendo feito. O BCE confirmou sua posição, reafirmada por seu Conselho Deliberativo, de que eventos de crédito ou moratória seletiva devem ser evitados.

A diferença? Na primeira declaração, os ministros apoiavam o compromisso de evitar a moratória seletiva. Na segunda-feira, eles meramente registraram que essa ainda é uma visão do Banco Central Europeu, mas não a apoiaram.

Isso parece confirmar a ressurreição do plano original alemão de encorajar donos de títulos a trocar os títulos gregos por novas obrigações válidas por sete anos. Em meio a objeções de que essa era uma medida muito dura, as negociações passaram a se concentrar em um plano francês mais suave, porém mais complexo, que foi criticado por fazer muito pouco para ajudar a Grécia, e muito para ajudar os bancos. Em todo caso, o plano foi rejeitado pela Standard & Poor’s, uma das maiores agências de classificação do planeta, que disse que esse plano poderia forçar a Grécia a declarar uma moratória seletiva.

Quando os detalhes dos novos planos dos ministros serão desenvolvidos? A declaração usa termos como “em breve” e “quanto antes possível”. Mas não há qualquer data, nem mesmo para outro encontro de emergência do grupo do euro, que deve ser inevitável nas próximas semanas. Esses assuntos não podem nem ao menos ser adiados até setembro: isso garantiria um contágio ainda maior.

Fonte - Opinião e Notícia

Nota DDP: Ao que parece, as crises estão se tornando generalizadas, seja financeira, climática, alimentar, ambiental, populacional... O quebra cabeças parece depender do encaixe de suas últimas peças para que os últimos movimentos sobre esta terra sejam desencadeados.
Related Posts with Thumbnails