terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cristãos têm de deixar de competir entre si

Lisboa, 16 jan 2012 (Ecclesia) – As Igrejas têm de deixar de competir entre si e podem precisar de reformar a sua estrutura interna para acabarem com as separações, recomenda o guião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano.

“A unidade, pela qual oramos, não é simplesmente uma noção ‘confortável’ de amizade e cooperação. Ela exige a disposição de renunciar à competição entre nós”, refere o caderno enviado à Agência ECCLESIA.

A edição portuguesa do documento, publicada pela Igreja Católica e pelo Conselho Português das Igrejas Cristãs (Copic), indica que a união “pode exigir a renovação de formas da vida eclesial”, perspetiva “emocionante” mas que pode levar “medo” às comunidades.

A Semana de Oração, que decorre de quarta-feira até 25 de janeiro, é dedicada ao tema “Todos seremos transformados pela vitórias de nosso Senhor Jesus Cristo”, frase apoiada na carta bíblica de São Paulo aos Coríntios.

O guião foi originalmente concebido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, organismo católico sediado no Vaticano, e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a partir do trabalho de um grupo ecuménico polaco que se baseou na experiência de “alegria e adversidade” dos cristãos daquele país do leste europeu.

...
Fonte - Ecclesia
Related Posts with Thumbnails