domingo, 31 de março de 2013

Eliminar as «muralhas divisórias» que separam as igrejas cristãs

Padre Raniero Cantalamessa proferiu a homilia da celebração das Paixão do Senhor

Vaticano, 29 mar 2013 (Ecclesia) O Papa Francisco presidiu, esta Sexta-feira Santa, na Basílica de S. Pedro, à celebração litúrgica da Paixão do Senhor, sendo a homilia proferida pelo padre Raniero Cantalamessa.

Na homilia, o franciscano capuchinho e pregador da casa pontifícia referiu que apesar de “toda a miséria, injustiça e monstruosidade na terra, Ele [Jesus] já inaugurou a ordem definitiva no mundo”.

E para que a mensagem da justificação gratuita em Cristo chegue a todos os homens e mulheres, o padre Raniero Cantalamessa salientou que é necessário “fazer todo o possível para que a Igreja nunca se pareça ao castelo complicado e assombroso descrito por Kafka, e para que a mensagem possa sair dela tão livre e alegre como quando começou a sua corrida”.

Ao falar dos impedimentos que podem reter a mensagem, o pregador da casa pontifícia apontou-as: “as muralhas divisórias, começando por aquelas que separam as várias igrejas cristãs umas das outras; a burocracia excessiva; os resíduos de cerimoniais, leis e disputas do passado, que se tornaram, enfim, apenas detritos…”


Nota DDP: E as Igrejas que não concordam que sejam "detritos" os "resíduos cerimoniais, leis e disputas do passado"? Qual será o tratamento?
Related Posts with Thumbnails