segunda-feira, 18 de março de 2013

Vaticano espera 150 delegações para entronização do papa

A administração do Vaticano está esperando a chegada de 150 delegações com autoridades de todo o mundo que vão assistir a entronização do novo líder da Igreja Católica, o Papa Francisco. Além da presença em peso de chefes de Estado da América Latina - incluindo a presidente argentina, Cristina Kirchner, e a brasileira, Dilma Rousseff - a cerimônia contará com a presença do vice-presidente americano, Joe Biden, da chanceler alemã, Angela Merkel, do presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, e do polêmico Robert Mugabe, presidente do Zimbábue e acusado de uma série de crimes contras os direitos humanos.

Cristina e Dilma desembarcaram no domingo em Roma. A chefe do Executivo foi a primeira a encontrar o Pontífice, em uma reunião iniciada às 12h50 (8h50m no horário de Brasília). Ela disse que ficou emocionada, pois nunca havia sido beijada por um Papa. Francisco, de naturalidade argentina, tem um passado de tensões com o governo da presidente. Os dois divergem em inúmeras questões, como a reforma agrária no país, legalização do casamento gay e do aborto.
Também estão confirmados para a cerimônia de entronização os presidentes Federico Franco, do Paraguai; Enrique Peña Nieto, do México; Sebastián Piñera, do Chile; Porfirio Lobo, de Honduras; Laura Chinchilla, da Costa Rica; e mesmo Rafael Correa, do Equador, que volta e meia se desentende com a Igreja. Todos são países de maioria católica.

Dilma deve ter um tempo maior, pois em sua presença deve ser evocada a Jornada Mundial da Juventude. Na manhã desta segunda-feira, a brasileira disse que espera que o Papa “respeite a opção de cada um” em seu pontificado e mostrou estar contente com a eleição de um líder católico brasileiro. A presidente foi recebida com flores em Roma e o seu encontro com o Francisco é um dos mais aguardados, segundo a mídia italiana.

Já a presença de Robert Mugabe, do Zimbábue, não é tão bem vista pela mídia local. O presidente africano é acusado violações aos direitos humanos e de uma péssima administração econômica de seu país. Mugabe é alvo de um banimento de viagens de membros da União Europeia, mas isso não o impede de ir ao Vaticano ao a reuniões das Nações Unidas.

O vice-presidente americano, Joe Biden, chegou a Itália nesta segunda-feira para participar da entronização do Papa Francisco, marcada para a terça-feira. Ele foi recebido pelo primeiro-ministro italiano, Mario Monti, e seguiu para encontrar o presidente do país, Giorgio Napolitano, no palácio Quirinale. Biden é católico e deve ter um encontro privado com o Pontífice amanhã.

Fonte: O Globo

NOTA Minuto Profético: Roma está restaurando seu poder a passos largos, e a ferida mortal de 1798 está quase completamente curada para a infelicidade do mundo. A quantidade de chefes de Estado presentes na entronização de Francisco só vem confirmar mais uma vez a profecia: "com quem se prostituíram os reis da terra" (Ap 17:2).
Related Posts with Thumbnails