segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"A família: O trabalho e a festa"

Vaticano, 24 Set. 10 / 02:03 pm (ACI).- O Cardeal Ennio Antonelli, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, apresentou este meio-dia no Escritório de Imprensa da Santa Sé a Carta do Papa Bento XVI para o VII Encontro Mundial das Famílias Milão 2012, na que o Santo Padre faz uma reflexão sobre o tema do mesmo "A família: o trabalho e a festa".

"O trabalho e a festa –escreve o Papa na carta– estão intimamente relacionados com a vida das famílias: afetam as decisões, têm influência nas relações entre os cônjuges e entre pais e filhos, incidem na relação entre a família e a sociedade e a Igreja".

O Santo Padre ressalta que "hoje em dia, por desgraça, a organização do trabalho, desenhada e posta em prática em função da competição do mercado e do máximo ganho, e o conceito da festa como oportunidade para a evasão e o consumo, contribuem à desagregação da família e a comunidade e a difundir um estilo de vida individualista".

"Por isso –continua–, é necessário promover uma reflexão e um compromisso para conciliar as exigências e os tempos do trabalho com os da família e a recuperar o verdadeiro sentido da festa, especialmente do domingo, páscoa semanal, dia do Senhor e dia do homem, dia da família, da comunidade e da solidariedade".

O Papa escreve que "o próximo Encontro Mundial das Famílias é uma ocasião privilegiada para voltar a expor o trabalho e a festa na perspectiva de uma família unida e aberta à vida, bem integrada na sociedade e na Igreja, atenta contra a qualidade das relações e a economia do núcleo familiar".

Seguidamente o Santo Padre expressa seu desejo de que "já no ano 2011, 30° aniversário da exortação apostólica ‘Familiaris consortio’" de João Paulo II, "’carta magna’ da pastoral familiar, comece um itinerário com iniciativas em nível paroquial, diocesano e nacional, com o fim de destacar as experiências de trabalho e de festa em seus aspectos mais reais e positivos, com especial insistência na incidência sobre a experiência de vida concreta das famílias".

Ao final da carta, o Santo Padre assinala que o VII Encontro Mundial, "igual que os anteriores, durará cinco dias e culminará no sábado de noite com a ‘Festa dos testemunhos’ e a manhã do domingo com a missa solene. Nestas duas celebrações, que presidirei, reuniremo-nos como ‘família de famílias’".

Comentando o tema da carta, o Cardeal Antonelli se referiu aos problemas que afetam a família e advertiu que "se privatiza e se reduz a um lugar de afetos e de gratificação individual; não recebe o adequado apoio cultural, jurídico, econômico e político; sofre o oneroso condicionamento de dinâmicas desintegrantes complexas, entre as que têm uma influência significativa a organização do trabalho e o declive da festa ao "tempo livre".

Neste sentido, sublinhou que o tema do Encontro de Milão "pode supor uma importante contribuição à defesa e promoção dos valores humanos autênticos no mundo atual, começando por novos estilos de vida familiar".

Na roda de imprensa de apresentação também participaram o Bispo Jean Laffitte, Dom Carlos Simón Vázquez e o Pe. Gianfranco Grieco, respectivamente secretário, subsecretário e chefe de escritório do Pontifício Conselho para a Família; o Bispo Auxiliar de Milão, Dom Erminio Do Scalzi, delegado do Cardeal Arcebispo Dionigi Tettamanzi para a organização do Encontro e Davide Milani, responsável pelas comunicações sociais desta arquidiocese.

Fonte - ACI Digital

Nota DDP: A vinculação religiosa era de ser esperada. Virá a política?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Domingo é para a família

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, manifestou-se ontem preocupado com a abertura do comércio aos domingos porque, na sua opinião, perturba a vida familiar.

D. Jorge Ortiga esteve reunido com o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, para discutirem os principais constrangimentos com que se debatem os empresários do comércio e serviços, designadamente a questão da abertura das grandes superfícies ao domingo, que o prelado critica.

No final do encontro com o responsável do comércio e serviços, o presidente da Conferência Episcopal, declarou que o domingo deve ser o dia da família por que existe a “necessidade de um dia, para que os povos se possam encontrar, para que os pais se possam encontrar com os filhos”.

Aquele responsável da Igreja afirmou, entretanto, sobre a questão do trabalho ao domingo e da abertura consequente das grandes superfícies, que a sua opinião “é a opinião da Igreja, fundamentada não exclusivamente nos motivos religiosos”. E explicou: “estes motivos também entram mas só em termos da defesa da família, uma vez que a família necessita de tempos e de espaços para se encontrar, para poder dialogar e conviver e o trabalho ao domingo irá fazer com que muitas famílias não tenham oportunidade de o fazer”.

Fonte - Correio do Minho


Nota Cristo Voltará: O slogan global para o domingo, desde o final da década passada é: “Domingo: dia do Senhor, dia da família”. Isso quer dizer que a defesa do domingo é para que a sociedade reserve-o para que a família se reúna. Assim, pretende-se formar uma nova sociedade para esse terceiro milênio, uma sociedade de paz, com suas bases formadas numa família estabilizada.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Dinheiro, sexo, poder e cruz"

10 Estratégias de Manipulação Midiática

O lingüista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das “10 estratégias de manipulação” através da mídia:

1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')”.

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.

Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.

Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE.

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestão, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas”)”.

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO.

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossível para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.

Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE.

Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.

No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Fonte - Instituto João Goulart

Nota DDP: A plena semelhança com os dias em que vivemos não é mera coincidência. Sem contar que este estado de alienação que vem sendo verticamente disseminado na massa é algo absolutamente necessário para a caracterização do quadro profético esperado nos últimos dias desta terra.

domingo, 19 de setembro de 2010

2010 é um dos anos mais quentes da história

Números do Centro Nacional de Dados Climáticos dos EUA mostram que 2010 caminha para ser o ano mais quente da história.

Segundo um relatório do centro divulgado na última quarta-feira, 15, as temperaturas do último verão no Hemisfério Norte já superaram o de 1998, que mantinha o recorde até agora.

China tem o agosto mais quente desde 1961

Ondas de calor bem acima da média foram registradas em vários países do mundo, como Rússia, Itália e Japão. A China teve o mês de agosto mais quente desde 1961.

O gelo do Ártico está no terceiro menor nível desde que a medição começou, em 1979. Apenas em 2008 e 2007 houve registros de derretimentos maiores.

Fonte - Opinião e Notícia

Bispos e deputados em defesa do descanso semanal ao domingo


O domingo como o dia de descanso semanal e em defesa da família, sobretudo da criança, é o objectivo da petição europeia lançada na Alemanha e que chega, agora, a Portugal. Dezoito mil já subscreveram o documento, mas é necessário um milhão de assinaturas. Bispos e deputados portugueses aplaudem.

A ideia é do deputado alemão do Parlamento Europeu Martin Kastler, que quer que as empresas, sobretudo o comércio, tenham as portas fechadas ao domingo. A legislação do seu país, tal como a europeia, prevê o domingo como o dia de descanso semanal, mas a regulamentação não é aplicada em todos os países.

"O pai e a mãe pertencem-nos ao domingo", é o slogan da campanha. Os mentores sublinham que a realidade se afasta cada vez mais desse ideal e que muitos cidadãos, em "especial as crianças, estão a sofrer com a chamada 'flexibilização' do mercado de trabalho. Os filhos "têm direito aos pais", que precisam de ter "tempo" para os proteger. Uma pretensão que parece unir igreja e sindicalistas, direita e esquerda.

São várias as organizações ligadas à igreja que apoiam a iniciativa, nomeadamente a Liga Operária Católica - Movimento dos Trabalhadores Cristãos, a Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia e o Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores.

"Concordo e com doutrina. É uma forma de humanização da sociedade e a humanização da própria pessoa, que estão cada vez mais desumanizadas", argumenta D. Manuel Martins. O antigo bispo de Setúbal lembra que levantou a voz quando se começaram a instalar as grandes superfícies em Portugal e o tempo deu-lhe razão. "Estive esta semana em Setúbal e fiquei espantado com as lojas da Baixa que fecharam e como o centro está desumanizado", diz.

O aparecimento das grandes superfícies e o alargamento dos horários, incluindo a abertura ao domingo, constituem a principal preocupação dos mentores da petição. E, recentemente, os próprios europeus organizaram um debate em defesa da folga ao domingo, o que prova que esta não é uma pretensão apenas das organizações católicas.

A deputada comunista Ilda Figueiredo foi um das que participaram na iniciativa. "Houve uma declaração conjunta em defesa do domingo como descanso dos trabalhadores e em defesa do pequeno comércio, mas também da família. E não é, apenas, uma preocupação dos católicos. A luta pelo encerramento do comércio tem mais de cem anos e há países que respeitam esse dia, como é o caso da Bélgica. Em Portugal é que há a liberalização dos horários."

A deputada comunista não defende que tudo esteja fechado ao domingo, nomeadamente os restaurantes, os cinemas e os hospitais, "mas que deveriam fechar os sectores em que fosse possível".

Já o deputado europeu Diogo Feio entende não ser necessário regulamentar essa matéria. "Muitos cidadãos europeus têm o seu descanso semanal ao domingo, mas há situações em que isso não é possível. Com certeza que observaremos a petição quando chegar ao PE, mas não vejo utilidade nessa pretensão." E diz que não teve contactos com o colega alemão e que é da sua família ideológica (Partido Popular Europeu).

A petição surge no seguimento do Tratado de Lisboa que consagrou o "direito de petição" como um direito fundamental. Mas falta, ainda, regulamentação.

Fonte: Diário de Notícias (negritos meus para destaque)

Nota O Tempo Final: Nada que nos surpreenda; é, de resto, algo que já conhecíamos, sendo a única novidade ser agora tratado no âmbito da sociedade portuguesa.

No entanto, registo duas expressões deliciosas que o texto refere: "unir igreja e sindicalistas, direita e esquerda" e "não é uma pretensão apenas das organizações católicas"! Pense nisso...

sábado, 18 de setembro de 2010

Papa reitera empenho na unidade dos cristãos

Lisboa, 17 set (Lusa) -- O papa reuniu-se hoje com o arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja Anglicana, Rowan Williams, a quem reiterou o empenho da Igreja Católica na luta pela unidade dos cristãos.

Bento XV, que visita oficialmente o Reino Unido, enfatizou a importância do ecumenismo na promoção da paz "num mundo que está em perigo de desmoronar".

O papa destacou ainda o progresso no caminho ecuménico, no diálogo entre anglicanos e católicos a partir do encontro em 1960 entre João XXIII e Geoffrey D. Fisher.

Fonte - Google Notícias

Bento XVI: religião não pode ser excluída do espaço público

'Bento XVI defendeu esta Sexta-feira em Londres que a religião não é “um problema a resolver”, mas sim “um factor que contribui de modo vital para o debate público”, lamentando a “crescente marginalização” das religiões, em particular do cristianismo.

"Não posso deixar de declarar a minha preocupação perante a crescente marginalização da religião, particularmente do cristianismo, que está a acontecer em muitos espaços, mesmo em nações que dão grande destaque à tolerância", disse diante de representantes da sociedade civil, do mundo académico, cultural e do corpo diplomático, bem como de líderes religiosos do Reino Unido.

No discurso proferido no Westminster Hall, ponto alto deste dia 17 de Setembro, em Londres, o Papa falou sobre o lugar das convicções religiosas nas escolhas políticas e na aplicação de “princípios morais objectivos”.

“Se os princípios morais que sustentam o processo democrático não assentam sobre algo mais sólido do que o consenso social, então a fragilidade do processo revela-se em toda a sua evidência. Aqui se encontra o verdadeiro desafio para a democracia”, alertou.

Segundo a tradição católica, recordou, “as normas objectivas que governam o recto agir são acessíveis à razão, prescindindo do conteúdo da revelação”.

O papel da religião no debate político não é, portanto, fornecer tais normas, nem muito menos propor soluções políticas concretas, absolutamente fora da sua competência, mas sim ajudar a purificar e lançar luz sobre a aplicação da razão na descoberta dos princípios morais objectivos”, precisou.

Bento XVI descreveu, assim, o que chamou de princípio “correctivo” da religião em relação à razão, alertando para o sectarismo e o fundamentalismo, “formas distorcidas da religião” que podem levar à sua exclusão da vida pública.

“O mundo da razão e o mundo da fé – o mundo da secularidade racional e o mundo do credo religioso – têm necessidade um do outro e não deveriam ter medo de entrar num diálogo profundo e contínuo, para o bem da nossa sociedade”, indicou.

O Papa convidou os líderes políticos e religiosos presentes no Westminster Hall a “procurar vias para promover e encorajar o diálogo entre fé e razão, a todos os níveis da vida nacional”.

Nesse sentido, destacou os principais campos de cooperação entre a Santa Sé e o Reino Unido, como a “paz”, o “desenvolvimento” e a “responsabilidade ambiental”.

“Estou convencido de que também neste país há muitas áreas em que a Igreja e as autoridades públicas podem trabalhar em conjunto pelo bem dos cidadãos”, declarou.

Bento XVI pediu que as comunidades religiosas possam ser “livres para agir de acordo com os seus próprios princípios e convicções específicas”, para o qual necessitam de “liberdade religiosa, liberdade de consciência e liberdade de associação”.

Fonte: Agência Ecclesia (negritos meus para destaque)

E agora? A Igreja Católica tem ou não intervenção politica?... (Reveja as partes que sublinhei.)

E, de acordo com a interpretação adventista da profecia, atente bem neste recado aos Estados Unidos da América do Norte (entre outros): "não posso deixar de declarar a minha preocupação perante a crescente marginalização da religião, particularmente do cristianismo, que está a acontecer em muitos espaços, mesmo em nações que dão grande destaque à tolerância".

Outro pormenor: reparou neste discurso que o verdadeiro desafio para as democracias é a introdução de princípios morais? Já neste espaço deixei a sugestão que o Vaticano esquece-se sempre de acrescentar a palavra 'católicos' a seguir à expressão 'princípios morais'...

Ainda outro: pena enésima vez, surgem as referências ao bem da e na sociedade...

Há no entanto algo que o Papa pediu que, em breve, não sucederá; melhor dizendo, acontecerá exatamente ao contrário: que 'as comunidades religiosas possam ser “livres para agir de acordo com os seus próprios princípios e convicções específicas”, para o qual necessitam de “liberdade religiosa, liberdade de consciência e liberdade de associação'. Espere para ver...

Fonte - O Tempo Final

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Feira de Saúde



Fonte - Associação Paulistana

"Atingimos um tempo em que todo membro da igreja deveria lançar mão da obra médico-missionária. O mundo é um hospital repleto de enfermidades, tanto físicas como espirituais. Por toda a parte morrem pessoas à míngua de conhecimentos das verdades que nos foram confiadas. Os membros da igreja carecem de um despertamento, para que possam reconhecer sua responsabilidade de comunicar a outros estas verdades. Os que foram iluminados pela verdade devem ser portadores de luz para o mundo. Esconder nossa luz no tempo atual é cometer um erro terrível. A mensagem para o povo de Deus hoje é: ‘Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.’ Isa. 60:1." C.S.S., p.425.

"A reforma de saúde deve salientar-se mais preeminentemente na proclamação da mensagem do terceiro anjo. Os princípios da reforma de saúde encontram-se na Palavra de Deus. O evangelho da saúde deve estar firmemente associado com o ministério da Palavra. É desígnio do Senhor que a influência restauradora da reforma de saúde seja uma parte do último grande esforço para proclamar a mensagem evangélica." C.S.R.A., p.75.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

925 milhões de pessoas passam fome

Roma, 15 set (RV) - São 925 milhões as pessoas que sofrem a fome crônica no mundo apesar de ter-se registrado em 2010 uma diminuição de 9,6%, a primeira nos últimos 15 anos. O alarme foi lançado pela FAO, a Agência da ONU para a Alimentação e Agricultura que apresentou na manhã de ontem em Roma, junto com o Programa Mundial de Alimentação uma antecipação do seu último relatório sobre o estado da insegurança alimentar no mundo, na véspera da reunião de cúpula da ONU sobre os Objetivos de desenvolvimento do Milênio que se realizará de 20 a 22 de setembro: “objetivos que correm o risco de não serem respeitados”, disse o Diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, que reafirmou que a cada seis segundos uma criança morre por causa da falta de alimento.

“A queda do número de pessoas que passam fome – explica o relatório – é em grande parte devido à retomada econômica prevista para este ano, em particular nos países emergentes, e à diminuição dos preços dos alimentos, registrada na metade de 2008”. “Mas com uma criança que morre a cada seis segundos, por causa de problemas ligados à desnutrição - denunciou Jacques Diouf – a fome continua sendo o escândalo e a tragédia de maior proporção no mundo; é absolutamente inaceitável”.

Dois terços de pessoas desnutridas vivem em somente sete países: Bangladesh, China, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão e mais de 40% se encontra somente na China e na Índia. A região com o maior número de pessoas continua sendo a Ásia, com uma queda de 12% em relação a 2009. A África subsaariana é a região com a proporção mais alta de pessoas subnutridas: cerca de 30%. Nos países emergentes, 16% da população ainda hoje passa fome.

A FAO, portanto, exorta os governos a encorajar o aumento dos investimentos na agricultura, a ampliar os programas de assistência social e a melhorar as atividades que criam renda para os países mais pobres.

Fonte - Radio Vaticano

Últimos 12 meses são os mais quentes da história

Dados divulgados nesta semana pelo Instituto Goddard para Estudos Espaciais (GISS, na sigla em inglês), órgão ligado à agência espacial norte-americana (Nasa), apontam que o período entre janeiro e julho de 2010 teve a maior média de temperatura da história.

Caso o aumento de temperatura prossiga, é possível que este seja o ano mais quente já registrado, afirmam os especialistas do GISS. É o que denuncia o acumulado dos últimos doze meses, cujo gráfico mostra ascensão nunca detectada desde o início das medições.

Flutuações na medição dos últimos doze meses podem aparecer, mas a análise de um período mais extenso é tida por especialistas como mais adequada para descontar o efeito de anomalias temporárias ligadas à temperatura.

Até o momento, o recorde de ano mais quente foi registrado em 2005. Um possível impedimento à marca é o fenômeno La Niña, que pode reduzir a média global nos meses restantes de 2010.

De acordo com o pesquisador da área de Modelagem Climática do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luiz Cândido, o gráfico apresenta uma tendência ao incremento da média de temperatura, mesmo com flutuações em períodos mais curtos.

"O dado é relevante, mas é preciso analisar com maior cuidado o impacto desse aumento em áreas específicas do globo, como no nosso caso, a Amazônia", afirma Luiz. "As diferenças regionais são importantes pois elas definem onde os grandes eventos de impacto irão ocorrer."

A base para o cálculo referente às anomalias de temperatura no mês de julho de 2010 reúne informações colhidas entre 1951 e 1980. Durante este período, foi estabelecida a média do sétimo mês. Neste ano, julho registrou temperatura média 0.55ºC maior que a base. O recorde para esta medição é de julho de 1998, com 0.68ºC.

Mapas de anomalias de temperaturas são úteis para a compreensão o papel do aquecimento global em eventos extremos. Segundo o GISS, o fenômeno intensifica também a precipitação, pois o aumento no nível de vapor de água varia de acordo com a temperatura.

Os dados reiteram informações fornecidas pelo Centro Nacional de Dados Climáticos, instituto ligado a agência norte-americana voltada para monitoramento das condições atmosféricas e oceânicas (NOAA).

Para o coordenador do Observatório do Clima, André Ferretti, há uma tendência clara ao aquecimento do planeta. "É urgente a necessidade de comprometimento com a redução das emissões de gases de efeito estufa", diz o especialista.

Fonte - G1

Uma aproximação «impensável» até há pouco tempo

A presença de Bento XVI em território britânico simboliza uma aproximação que tem vindo a acontecer, entre as Igrejas católica e anglicana, algo que era “algo impensável, até há alguns anos atrás”.

Apesar das reacções, não muito positivas, vindas de alguns quadrantes da sociedade britânica, a visita do Papa poderá ser muito positiva para o desenvolvimento de um verdadeiro diálogo ecuménico entre as duas doutrinas.

Esta opinião foi expressa à agência ECCLESIA por João Duque, secretário episcopal para a Doutrina da Fé e Ecumenismo, que acredita que esta iniciativa poderá contribuir para “eliminar os restos da discriminação feita aos católicos, uma situação que tem persistido até há bem pouco tempo” no Reino Unido.

Outros passos “reais e pragmáticos” poderão ser dados, sustenta ainda aquele responsável, mas não necessariamente “o regresso a uma Igreja única”.

Os anglicanos ainda têm de resolver o seu problema de liderança, que actualmente está entregue à Rainha Isabel II, não existindo uma separação clara entre o poder político e a Igreja.

“Pode ser que a referência simbólica à figura de Bento XVI abra um caminho diferente, que leve a Igreja anglicana para um caminho de não subjugação aos poderes estatais” explica João Duque.

Apesar deste e de outros problemas que a própria Igreja Anglicana tem vindo a enfrentar, João Duque não acredita que isso vá ser aproveitado, de alguma forma, pelo Vaticano.

“Isso não seria benéfico, porque aí voltaria a colocar-se o diálogo simplesmente na base de um regresso à Igreja católica”, sublinha o especialista em doutrina religiosa, acrescentando que “o verdadeiro diálogo ecuménico não aproveita as fraquezas de uma doutrina para ultrapassar a separação”.

Recorde-se que muitos fiéis anglicanos têm vindo a mostrar o seu descontentamento face às decisões tomadas pelos líderes anglicanos, relativos à ordenação de bispos homossexuais ou do sexo feminino, entre outras decisões polémicas.

Também a beatificação do cardeal Newman, um dos actos de maior relevo da visita de Bento XVI ao Reino Unido, “não é uma chamada à conversão dos anglicanos”, porque “trata-se de uma figura que contribuiu muito para o diálogo ecuménico”, defende João Duque.

Bento XVI vai permanecer em território britânico até ao dia 19 de Setembro, com passagens pelas cidades de Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham.

Fonte - Ecclesia

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Relacionamento com o governo"

O que torna tão interessantes as palavras de Paulo [Na Carta aos Romanos] é que ele escreveu em um tempo em que governava o mundo um império pagão, que podia ser incrivelmente brutal, corrupto em seu cerne, que não conhecia nada sobre o Deus verdadeiro e, dentro de alguns anos, iria começar uma perseguição sangrenta contra os que quisessem adorar esse Deus. De fato, Paulo foi morto por esse governo! Mas, apesar de tudo isso, Paulo defendeu que os cristãos devem ser bons cidadãos, mesmo sob um governo assim!

Sim. E isso porque a ideia de governo em si é encontrada em toda a Bíblia. O conceito, o princípio de governo, é ordenado por Deus. Os seres humanos precisam viver em uma comunidade com regras, regulamentos e padrões. A anarquia não é um conceito bíblico.

Isso significa que Deus aprova todas as formas de governo ou como estes governos são dirigidos? Ao contrário! Não é preciso ir muito longe, na história ou no mundo de hoje, para ver alguns regimes brutais. Mas, mesmo em situações como essas, tanto quanto possível, os cristãos devem obedecer às leis da Terra. Os cristãos devem dar apoio leal ao governo, na medida em que suas reivindicações não estejam em conflito com as reivindicações de Deus. A pessoa deve considerar com muita oração e cuidado, e com o conselho de outros, antes de iniciar um caminho que o ponha em conflito com os poderes constituídos. Sabemos pela profecia que, um dia, todos os fiéis seguidores de Deus sofrerão a oposição dos poderes políticos que estiverem no controle do mundo (Ap 13). Mas, antes disso, devemos fazer tudo o que pudermos, diante de Deus, para ser bons cidadãos em qualquer país em que vivermos.

“Cumpre-nos reconhecer o governo humano como instituição designada por Deus, e ensinar obediência a essa instituição como um dever sagrado, dentro de sua legítima esfera. Mas, quando suas exigências se chocam com as reivindicações de Deus, temos que obedecer a Deus de preferência aos homens. A Palavra de Deus precisa ser reconhecida como estando acima de toda a legislação humana. ...

“Não se exige que desafiemos as autoridades. Nossas palavras, quer faladas, quer escritas, devem ser cuidadosamente consideradas, para que não sejamos tidos na conta de proferir coisas que nos façam parecer contrários à lei e à ordem. Não devemos dizer nem fazer coisa alguma que nos venha desnecessariamente impedir o caminho” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 69).

Fonte - CPB

Nota DDP: O texto é sobre a mensagem de Paulo aos Romanos, mas pode muito bem ser considerada para os dias em que vivemos. Parece que "um tempo em que governava o mundo um império pagão, que podia ser incrivelmente brutal, corrupto em seu cerne, que não conhecia nada sobre o Deus verdadeiro e, dentro de alguns anos, iria começar uma perseguição sangrenta contra os que quisessem adorar esse Deus" encontra-se às portas da nossa realidade. Para entender um pouco mais sobre o as considerações aqui trazidas, visite o "Minuto Profético".

Visita de Bento XVI é “histórica”

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Jorge Ortiga, disse hoje que a visita do papa Bento XVI ao Reino Unido é “histórica”, considerando que é mais um “sinal” de ecumenismo.

“É uma das primeiras, mas também porque, com toda a problemática hodierna e com toda a envolvência que quiseram dar a esta mesma visita, ela será sem dúvida nenhuma uma visita histórica”, afirmou à agência Lusa Jorge Ortiga.

Em Fátima, onde participou na XXVI Semana da Pastoral Social, o prelado admitiu que para muitos é também uma visita “carregada de muita perplexidade”.

“Mas eu recordo também o que aconteceu em relação a Portugal, que essa perplexidade também existia”, declarou, sustentando que no país o papa testemunhou, “quer pela pessoa, quer pela doutrina, algo de totalmente diferente”.

Questionado se essa perplexidade tem a ver com questões relacionadas com a pedofilia envolvendo membros da Igreja Católica, o presidente da CEP respondeu: “Creio que não. Penso que essa é uma questão que já foi demasiado sublinhada”.

Jorge Ortiga disse ainda desconhecer “até que ponto o papa a abordará”, sublinhando que o “importante” é a mensagem que Bento XVI levará a um país “ainda com uma influência na atualidade”, visita através da qual o papa dá mais um “sinal” de ecumenismo.

“A unidade vai-se construindo”, disse a este propósito o presidente da CEP.

Também o reitor do Santuário de Fátima, templo ao qual o papa peregrinou em maio último, na sua primeira visita a Portugal, classificou a visita de Bento XVI ao Reino Unido como “importantíssima”.

“Pelo facto de ser uma nação maioritariamente anglicana, com uma enorme influência no mundo inteiro e ainda por ser um dos grandes focos do diálogo ecuménico em que está envolvida a Igreja Católica”, justificou o padre Virgílio Antunes na edição de setembro do jornal mensal “Voz da Fátima”, propriedade do santuário.

No texto, o responsável considera que o papa “parece decidido a abrir as portas da Igreja a todos os que, em virtude das circunstâncias históricas, se encontram fora da plena comunhão católica, como já demonstrou em medidas tomadas em diferentes direções”.

O papa Bento XVI chega na quinta feira ao Reino Unido, onde permanece até domingo, naquela que é a primeira visita oficial de um líder do Vaticano ao país maioritariamente anglicano.

Fonte - Correio do Minho

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Superbactéria é bomba-relógio e exige resposta global

A nova superbactéria originária da Índia e que demonstra ser resistente a quase todos os antibióticos conhecidos representa uma ameaça mundial, advertiram cientistas nesta segunda-feira (13).

"Temos a necessidade urgente de, em primeiro lugar, estabelecer um sistema de vigilância internacional nos próximos meses e, em segundo lugar, examinar todos os pacientes que derem entrada em qualquer sistema de saúde" em tantos países quanto for possível, disse Patrice Nordmann, do Hospital Bicetre, da França.

"Por enquanto não sabemos quão rapidamente o fenômeno está se espalhando (...). Pode levar meses ou anos, mas o certo é que se espalhará", disse à AFP, destacando que já foram tomadas medidas na França e que outras estão em discussão no Japão, em Cingapura e na China.

"É um pouco como uma bomba-relógio", explicou.

Nordmann participa da 50ª Conferência Intercientífica sobre Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia (Interscience conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy), que reúne 12 mil especialistas em doenças infecciosas em Boston (Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos).

O cientista, que é chefe do departamento de bacteriologia e virologia do hospital francês, disse que a bactéria encontrará terreno fértil na população de 1,3 bilhão de pessoas da Índia.

A "superbactéria", chamada NDM-1 (metalo-beta-lactamase 1 de Nova Délhi) e suas variações parecem ter se originado na Índia. Ela foi detectada pela primeira vez em 2007, na Grã-Bretanha.

A NDM-1 resiste a quase todos os tipos de antibióticos, inclusive os carbapenemas, geralmente reservados às emergências e ao tratamento de infecções multirresistentes.

Fonte - G1

Alerta da ONU sobre a crise da água

Nova Iorque, 14 set (RV) - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) alertou, nesta segunda-feira, sobre a crise da água no Planeta.

Segundo o PNUMA, a ausência de medidas eficazes em favor da salvaguarda da água poderá criar uma crise global que provocará até 2020, 135 milhões de mortos, sobretudo crianças.

No relatório Greening Water Law, produzido e proposto por ocasião da Semana Mundial da Água, realizada na semana passada, em Estocolmo, na Suécia, o PNUMA recomenda aos governos e organizações que trabalham no campo da gestão e tutela da água, a mudarem as legislações vigentes a fim de dar mais prioridade às questões relativas à salvaguarda do meio ambiente.

Segundo o relatório, está sempre mais empobrecido o ambiente planetário e cresce a cada ano o número de pessoas que não têm acesso à água. O relatório recorda que 1 milhão e 800 mil crianças abaixo dos cinco anos morrem a cada ano por causa da falta de água potável e básicos serviços de higiene.

A utilização irracional da água e o seu impacto sobre os ecossistemas é a principal causa da perda de biodiversidade cujos efeitos são bem evidentes nos rios, lagos e áreas úmidas em todo o mundo.

Segundo o relatório é necessário criar uma autoridade mundial da água que estabeleça um plano apoiado por um corpo legislativo, mas é também prioritário rever os atuais modelos de desenvolvimento a fim de orientar as escolhas rumo a medidas mais eficazes e sustentáveis.

Enquanto muitos continuam propondo projetos de privatização da água, nos países subdesenvolvidos e não só, persistem sérios atrasos internacionais nas iniciativas destinadas a garantir o acesso à água potável a todos os seres humanos.

Fonte - Radio Vaticano

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Campanha europeia em defesa do descanso dominical e da família



Fazer do Domingo “O dia de descanso na Europa”, é este o objectivo de uma campanha de recolha de assinaturas, que está a decorrer através da Internet.

Trata-se de uma iniciativa que vem no seguimento da aprovação do Tratado de Lisboa, em Dezembro último. Recorde-se que, entre outras matérias, aquele Tratado consagrou o “direito de petição” como um dos direitos fundamentais dos cidadãos europeus.

De acordo com um comunicado da Liga Operária Católica – Movimento dos Trabalhadores Cristãos, esta campanha conta com o apoio de alguns deputados do parlamento europeu e de diversas organizações, entre as quais a Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia e o Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores.

A petição surge numa altura em que, apesar da legislação europeia prever o Domingo como o dia de descanso, essa regulamentação não é aplicada em muitos países.

O trabalho ao domingo é cada vez mais uma realidade, o que abre a discussão quanto à falta de protecção dos interesses das famílias, sobretudo das crianças.

Entre os diversos pontos que sustentam a apresentação desta petição, os autores da iniciativa defendem, por exemplo, que “as crianças precisam de um dia para a família” e que “a consagração do Domingo como o dia de descanso é um dos pilares essenciais do Modelo Social Europeu e da sua herança religiosa e cultural”.

Para poder apresentar esta proposta no Parlamento Europeu, será necessário recolher, no mínimo, 1 milhão de assinaturas. A iniciativa está aberta a todos os cidadãos e às organizações europeias que queiram participar, através do site www.free-sunday.eu.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: O texto é auto-explicativo e os dias antecipados pela profecia parecem estar cada vez mais próximos. Organizações de trabalhadores, bem como lideranças religiosas e políticas se alinhando no tema, além de legislações "adormecidas" que se pretende a plena vigência.

Nada que o Senhor não tenha informado através de Sua serva, a Profetiza.

Feliz Sábado.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"The Word"


Com The Word o estudo da palavra de Deus é facilitado ao máximo. O software foi desenvolvido e é atualizado constantemente pelo nosso irmão em Cristo, o grego Costas Stergiou. A interface é amigável e pode ser totalmente adaptada ao nosso idioma através de um add-on encontrado no mesmo site. Distribuição livre.

É possível estudar a palavra de Deus a partir de várias versões da Bíblia, incluindo as originais e as não originais com adicionais morfológicos grego e hebraico, notas de Strong, dicionários e poderosíssimas enciclopédias de domínio público, (a maioria) e pagas (algumas), comentários parciais e totais da Bíblia, como John Gill, Matthew Henry, Barclay, entre outros, mapas, artigos, books diversos, etc.


Nota DDP: O site respectivo pode ser diretamente acessado: "The Word". Vários módulos em português para ampliação da ferramenta podem ser acessados em "The Word Brasil".

"Mundo Bíblico"


MUNDO BÍBLICO é a mais completa enciclopédia temática em língua portuguesa sobre os personagens, locais e eventos do mundo bíblico. Através dela, poderá conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos do texto sagrado e simultaneamente consultar informações adicionais que lhe permitirão uma melhor compreensão de cada episódio. Milhares de artigos, centenas de imagens e dezenas de vídeos estão disponíveis e associados ao texto, para uma consulta mais fácil e intuitiva.

O MUNDO BÍBLICO é inteiramente GRATUITO e não tem qualquer objectivo comercial. O único intuito dos seus autores foi o de facilitar a todos o acesso a uma ferramenta de estudo dos textos bíblicos e a uma enciclopédia de apoio ao mesmo.


Nota DDP: O site respectivo está fora do ar, o que impede atualizações. Acessar o programa pela "Enciclopédia" na hipótese de eventual travamento.

México enfrenta pior ciclo de chuvas da história do país

O México enfrenta o maior ciclo de chuvas de que se tem registro na história do país, afirmou ontem o presidente Felipe Calderón. Ele também alertou que a previsão de chuva continua para os próximos meses. Até aqui, centenas de milhares de pessoas foram atingidas pelas águas nos Estados do sul do México.

Calderón visitou o Estado de Tabasco, um dos mais afetados pelas inundações e também um dos mais pobres do país. "O que choveu em julho e agosto é mais de três vezes e meia a média de chuvas para esses meses", comparou o presidente. Calderón disse que nos últimos anos houve registros extremos, que ocorrem sobretudo pelas mudanças climáticas.

Autoridades mexicanas estimam que cerca de 800 mil pessoas estão ameaçadas pela cheia do rio Grijalva, o segundo mais caudaloso do país. O governo anunciou que realizará dragagens em rios que passam por Villahermosa, capital de Tabasco, para reduzir o risco de inundações. Já há 125 mil pessoas em Tabasco com suas casas inundadas ou isoladas pelas águas.

Em Veracruz, pelo menos duas pessoas morreram arrastadas pelas águas do rio Papaloapán. Há também rodovias estaduais intransitáveis, além de 32 mil casas debaixo d'água e 300 escolas de 28 municípios do sul de Veracruz sem aulas.

Em Guerrero, havia cerca de 300 pessoas em moradias improvisadas, em locais como estádios ou igrejas. Ainda não há dados precisos sobre outros Estados afetados, como Chiapas e Oaxaca.

Fonte - Yahoo
Related Posts with Thumbnails