terça-feira, 14 de setembro de 2010

Alerta da ONU sobre a crise da água

Nova Iorque, 14 set (RV) - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) alertou, nesta segunda-feira, sobre a crise da água no Planeta.

Segundo o PNUMA, a ausência de medidas eficazes em favor da salvaguarda da água poderá criar uma crise global que provocará até 2020, 135 milhões de mortos, sobretudo crianças.

No relatório Greening Water Law, produzido e proposto por ocasião da Semana Mundial da Água, realizada na semana passada, em Estocolmo, na Suécia, o PNUMA recomenda aos governos e organizações que trabalham no campo da gestão e tutela da água, a mudarem as legislações vigentes a fim de dar mais prioridade às questões relativas à salvaguarda do meio ambiente.

Segundo o relatório, está sempre mais empobrecido o ambiente planetário e cresce a cada ano o número de pessoas que não têm acesso à água. O relatório recorda que 1 milhão e 800 mil crianças abaixo dos cinco anos morrem a cada ano por causa da falta de água potável e básicos serviços de higiene.

A utilização irracional da água e o seu impacto sobre os ecossistemas é a principal causa da perda de biodiversidade cujos efeitos são bem evidentes nos rios, lagos e áreas úmidas em todo o mundo.

Segundo o relatório é necessário criar uma autoridade mundial da água que estabeleça um plano apoiado por um corpo legislativo, mas é também prioritário rever os atuais modelos de desenvolvimento a fim de orientar as escolhas rumo a medidas mais eficazes e sustentáveis.

Enquanto muitos continuam propondo projetos de privatização da água, nos países subdesenvolvidos e não só, persistem sérios atrasos internacionais nas iniciativas destinadas a garantir o acesso à água potável a todos os seres humanos.

Fonte - Radio Vaticano
Related Posts with Thumbnails