quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Visita de Bento XVI é “histórica”

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Jorge Ortiga, disse hoje que a visita do papa Bento XVI ao Reino Unido é “histórica”, considerando que é mais um “sinal” de ecumenismo.

“É uma das primeiras, mas também porque, com toda a problemática hodierna e com toda a envolvência que quiseram dar a esta mesma visita, ela será sem dúvida nenhuma uma visita histórica”, afirmou à agência Lusa Jorge Ortiga.

Em Fátima, onde participou na XXVI Semana da Pastoral Social, o prelado admitiu que para muitos é também uma visita “carregada de muita perplexidade”.

“Mas eu recordo também o que aconteceu em relação a Portugal, que essa perplexidade também existia”, declarou, sustentando que no país o papa testemunhou, “quer pela pessoa, quer pela doutrina, algo de totalmente diferente”.

Questionado se essa perplexidade tem a ver com questões relacionadas com a pedofilia envolvendo membros da Igreja Católica, o presidente da CEP respondeu: “Creio que não. Penso que essa é uma questão que já foi demasiado sublinhada”.

Jorge Ortiga disse ainda desconhecer “até que ponto o papa a abordará”, sublinhando que o “importante” é a mensagem que Bento XVI levará a um país “ainda com uma influência na atualidade”, visita através da qual o papa dá mais um “sinal” de ecumenismo.

“A unidade vai-se construindo”, disse a este propósito o presidente da CEP.

Também o reitor do Santuário de Fátima, templo ao qual o papa peregrinou em maio último, na sua primeira visita a Portugal, classificou a visita de Bento XVI ao Reino Unido como “importantíssima”.

“Pelo facto de ser uma nação maioritariamente anglicana, com uma enorme influência no mundo inteiro e ainda por ser um dos grandes focos do diálogo ecuménico em que está envolvida a Igreja Católica”, justificou o padre Virgílio Antunes na edição de setembro do jornal mensal “Voz da Fátima”, propriedade do santuário.

No texto, o responsável considera que o papa “parece decidido a abrir as portas da Igreja a todos os que, em virtude das circunstâncias históricas, se encontram fora da plena comunhão católica, como já demonstrou em medidas tomadas em diferentes direções”.

O papa Bento XVI chega na quinta feira ao Reino Unido, onde permanece até domingo, naquela que é a primeira visita oficial de um líder do Vaticano ao país maioritariamente anglicano.

Fonte - Correio do Minho
Related Posts with Thumbnails