sábado, 4 de setembro de 2010

Terremoto provoca grandes danos materiais na Nova Zelândia

CHRISTCHURCH, Nova Zelândia — Um violento terremoto de 7,0 graus de magnitude provocou danos materiais neste sábado em Christchurch, a segunda maior cidade da Nova Zelândia, e as autoridades, que decretaram estado de emergência, afirmaram que foi uma "grande sorte" o sismo não ter resultado em mortes.

De acordo com os cálculos iniciais, os danos são calculados em dois bilhões de dólares neozelandeses (US$ 1,44 bilhão). Prédios desabaram, algumas pontes ficaram comprometidas, o fornecimento de energia elétrica foi cortado e as tubulações de água e gás também foram afetadas.

Os moradores, aterrorizados, correram para as ruas e encontraram avenidas repletas de vidros quebrados e escombros. Apesar da magnitude dos destroços, apenas duas pessoas ficaram gravemente feridas nesta cidade de 340.000 habitantes.

O terremoto aconteceu no meio da madrugada, quando poucas pessoas estavam nas ruas. Os imóveis desabados atingiram os automóveis estacionados e deixaram as avenidas bloqueadas.

As autoridades declararam estado de emergência na cidade e advertiram aos habitantes que não se aproximem dos edifícios danificados, pois temem novos desabamentos em consequência dos tremores secundários em Christchurch.

O prefeito declarou estar "horrorizado pela quantidade de danos", que com o amanhecer foram considerados muito piores do que o previsto inicialmente.

"Nós decidimos declarar estado de emergência na cidade. Isso torna mais fácil retirar pessoas dos edifícios, caso seja necessário, e fechar ruas", disse Parker a uma emissora de rádio.

"Não deve existir uma casa, não deve haver uma família em nossa cidade que não tenha sofrido danos pessoais ou em sua propriedade", completou o prefeito.

O terremoto aconteceu às 4H35, a uma profundidade de cinco quilômetros e 45 km ao oeste de Christchurch, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (US Geological Survey).

Michele Hider, porta-voz do Hospital de Christchurch, afirmou que dois homens com idade por volta de 50 anos sofreram ferimentos graves e estão internados.

A polícia isolou o centro da cidade para evitar saques. Um dos comandantes da força, Mike Coleman, pediu aos moradores que permaneçam em suas casas.

O tremor deste sábado foi o mais forte registrado na Nova Zelândia desde o terremoto de 1931 na Baía de Hawke, que matou 256 pessoas.

A Nova Zelândia fica no "anel de fogo" do Pacífico, no limite das placas tectônicas da Austrália e do Pacífico. O país registra quase 15.000 tremores anuais, a maioria de pouca magnitude.

Fonte - AFP
Related Posts with Thumbnails